Antes de resolver o dilema cores quentes ou cores frias, comecemos pelo princípio! De que estamos nós a falar, quando mencionamos cores quentes e frias? Para começar, entenda que as cores se dividem em primárias e secundárias. Nesse sentido, existem:
- Cores primárias: Amarelo, azul e vermelho
- Cores secundárias: Laranja, verde e violeta.
Depois, há ainda as cores terciárias que resultam das misturas, como o turquesa (azul mais verde), da cor de vinho (vermelho mais violeta) e o verde-limão (amarelo mais verde). Ainda no grupo das terciárias, tem outras misturas, como o vermelho mais o laranja, o amarelo mais o laranja e azul com o violeta. E, para finalizar, há as variantes (que podem ser mais escuras ou claras destas cores) e que resultam da mistura do branco, do cinzento ou do preto.
Porém, o que importa aqui é falar da divisão de cores quentes e cores frias.
Neste artigo
Cores quentes
No grupo das cores quentes temos:
- Vermelho
- Amarelo
- Cor de laranja
Consideram-se cores quentes, porque são tons que nos transmitem calor e aconchego. Se reparar, são as cores que associamos ao sol ou ao calor.
Psicologicamente, também têm um efeito em nós, já que são cores que transmitem energia e vivacidade. As cores quentes estão muitas vezes associadas à alegria e ao entusiasmo, Contudo, em alguns elementos e em excesso, podem também sugerir alguma agressividade e até demasiado estímulo.
Por essa razão, não são aconselhadas em ambientes de relax. Pintar o quarto de vermelho, por exemplo, pode cortar com o clima de tranquilidade e sossego. Podendo contribuir para a aceleração do seu cérebro, em vez de relaxar, contribuindo para um sono mais pacifico.
Cores frias
Estas são as cores frias:
- Azul
- Violeta
- Verde
No caso das cores frias, há um apelo maior à serenidade e introspecção. São cores que suavizam e contribuem para uma maior paz. Além disso, funcionam bem em espaços pequenos, pois contribui para a sensação de que são maiores.
Cores e estilos de decoração
Para começar, recorde-se que uma cor, por si só, não faz um estilo de decoração. Decor é a combinação de vários elementos: cor, materiais, disposição dos elementos no espaço, etc. Ainda assim, é certo: há estilos de decoração que de alguma forma acabam por estar mais associados a uma cor.
- Branco: Durante muito tempo, foi uma cor de “não compromisso”. Além disso, dificilmente cansa. Porém, com o aumento da popularidade do estilo nordico e do minimalismo, o branco virou tendência e é “a cor” destes dois estilos de decoração.
- Preto: Uma cor que não é para todos - e está longe até de ser consensual! Contudo, é a cor da decoração urbana e industrial, combinando na perfeição com a madeira e o metal que compõem esta tendência.
- Cor de rosa: Esta cor é muito usado em decorações vintage, onde impera a junção do moderno e actual com elementos antigos. Um estilo muito apreciado e que evoca a nostalgia e a sustentabilidade, já que urge dar uma vida àquilo que para muitos seria “velho” e “sem uso”!
- Verde: Numa decoração tropical, o verde é, sem dúvida, a que hora que impera. E não falamos apenas da pintura das paredes ou do papel de parede. Um estilo tropical usa e abusa do verde das plantas (quantas melhor!) para decorar a divisão!
- Castanho: Por razões óbvias esta é a cor de quem prefere um ambiente mais campestre, também conhecido por decoração de estilo colonial. Neste tipo de decoração, imperam os móveis grandes e pesados de madeira maciça - daí a referência ao castanho. Contudo, é também sobre conforto e bem-estar.
- Vermelho: Esta é uma cor muito associada ao estilo oriental. Para muitas culturas asiáticas, o vermelho é uma cor de bonança - em algumas regiões da China, as noivas casam-se de vermelho, por exemplo!
A regra? Não há regras
Apesar de tudo que aqui dissemos, a verdade é que não há uma forma consensual de responder à questão sobre cores quentes ou cores frias que colocamos anteriormente. Até porque o efeito que cada cor provoca, varia também de pessoa para pessoa!
Além disso, quando falamos nas melhores cores para a casa, não dizemos que tem de pintar tudo dessa cor. Referimo-nos a usar a cor na decoração, seja através da pintura ou em alguns elementos-chave - uma parede, um móvel, um quadro, etc.
De referir também que as cores não são lineares. Ou seja, um quarto amarelo, terá um efeito - e sensação final - se optar por um amarelo forte ou um amarelo pastel. Assim sendo, o mais importante é saber como combinar cores na decoração da casa para que depois se sinta cômodo e feliz no seu espaço.