Devido à pandemia, temos a necessidade de reduzir a nossa atividade profissional ou até mesmo a pará-la por completo. Mas esta é a oportunidade perfeita para se reinventar e rentabilizar os seus conhecimentos de forma remota. A consultoria à distância pode ser adaptada à área das pequenas remodelações e instalações, como a colocação de suportes para cortinas, para televisão, ou até a colocação de tomadas e torneiras. Este tipo de consultoria não envolve visitas a clientes e irá ajudá-lo a rentabilizar este período de crise. Mas qual é o melhor valor a cobrar? Para o saber, precisará de ter em conta alguns fatores. Nós damos uma ajuda:
Neste artigo
- 1. A concorrência
- 2. Calcule o seu preço
- 3. Estruture a tarifa
- 4. Estabeleça limites
- 5. Formalização do trabalho contratado
- 6. Flexibilidade
1.
A concorrência
Antes de se lançar no mercado, deverá ver se tem algum tipo de concorrência, e quais são os preços praticados por estas pessoas. Não precisa de fazer um preço exatamente igual, mas assim terá uma espécie de guia para se orientar acerca do valor médio cobrado por este tipo de serviços. Tente não cobrar muito mais que os seus concorrentes, mas não caia também na tentação de cobrar muito menos, já que, em ambos os casos, pode estar a afastar clientes de si.
2.
Calcule o seu preço
Existem certos gastos fixos que vai ter com a sua consultoria, mesmo que esta seja feita à distância. Assim, não basta ter em conta os preços da concorrência, mas também os seus gastos com luz, telefone, internet, a necessidade de comprar algum material ou não, e o tempo que gastou no serviço. E claro, é necessário acrescentar uma margem de lucro que pode ser de 10%, 20% ou até 30%, dependendo de quão complexo foi o trabalho para o qual realizou consultoria.
3.
Estruture a tarifa
Assim que chegou a um preço, terá de definir como vai cobrar esse preço. Assim, analise o tipo de trabalho que será mais provável conseguir no seu serviço de consultoria à distância. Será melhor cobrar por serviço ou por hora? Defina bem as suas tarifas de modo a que, quando os clientes chegarem, saiba quais são os valores a cobrar e lhes possa dar orçamentos completos e exatos, evitando assim surpresas para quem o contrata, e aumentando assim a probabilidade de que voltem a contratá-lo.
4.
Estabeleça limites
Pode acontecer de o cliente apenas contratar um serviço e acabar por precisar de mais, especialmente se gostar da sua consultoria. Mas seja firme: terá de cobrar pelos dois trabalhos, devendo deixar isso bem claro ao seu cliente. Assim, se foi contratado para aconselhar o cliente na mudança de uma torneira e ele quiser também mudar umas tomadas, terá de cobrar pelos dois serviços (ou pelas horas gastas no total dos serviços, se fizer uma tarifa por hora).
5.
Formalização do trabalho contratado
Apesar de as coisas serem feitas à distância, isso não significa que pode descurar certos aspetos mais formais de um negócio. Assim, antes de começar um trabalho, envie ao seu cliente um e-mail que contenha o orçamento, o trabalho de assessoria que você vai realizar, o preço a ser cobrado, a data de realização deste serviço e o método de pagamento a ser utilizado. Se o seu cliente concordar, podem então avançar para o trabalho em si, tendo você sempre uma prova de que o cliente concordou com o serviço, caso seja necessária.
6.
Flexibilidade
Tal como num negócio normal, a flexibilidade é fundamental num serviço remoto. Assim, não hesite em apresentar um preço mais flexível aos seus clientes habituais, ou algum tipo de desconto a clientes frequentes. Não precisa de praticar um preço mais baixo que os seus concorrentes, já que isso poderia não lhe dar lucro, mas um pequeno sinal de gratidão ajuda a fixar ainda mais os clientes frequentes e poderá até trazer-lhe novos interessados através do passa-palavra.
Seguindo estas dicas, conseguirá calcular com sucesso o valor dos preços que deve praticar pelo seu trabalho remoto, podendo assim concentrar-se em promover os seus serviços de forma mais confiante e segura!