É uma das redes sociais visuais mais usada hoje em dia, não só para publicar conteúdo pessoal, como também como montra virtual de marcas e empresas. Falamos do Instagram, com mais de 1.000 milhões de usuários ativos mensalmente e dos quais cerca de 200 milhões visitam no mínimo um perfil de empresa todos os dias.
Por isso, é essencial não só configurar uma conta para a sua empresa nesta rede social, para oferecer mais informações sobre o seu negócio, produtos e serviços, como também pensar bem nos conteúdos que vai mostrar através do seu perfil social. É, por isso, imprescindível manter ao máximo a sua comunicação com a sua comunidade e os potenciais clientes, para conseguir uma boa reputação online.
Existem muitas formas de melhorar a sua imagem de marca no Instagram, "agarrar" mais clientes e conseguir que estes se convertam em embaixadores da sua empresa. Para ajudar, deixamos-lhe aqui alguns pontos a ter em conta quando for criar o seu perfil nesta rede social.
Neste artigo
- A importância de ter bons conteúdos
- O peso das imagens
- O uso de hashtags
- Não se esqueça de interagir
A importância de ter bons conteúdos
Não há grandes truques neste caso: um bom conteúdo é precisamente isso, um bom conteúdo. É importante pensar no que vai publicar, sobretudo porque isso vai ser a primeira impressão que vai levar o usuário ao seu perfil e decidir se o vai seguir ou não. Assim, é de especial relevância que apresente uma biografia clara e concisa para a sua empresa, que explique brevemente e com palavras acertadas o que faz e quais são os seus serviços. A sua identidade, dito de outro modo.
No que diz respeito ao dia-a-dia, não publique conteúdo sem sentido. Todas as ações têm o seu propósito, neste caso a imagem de marca e comercial, e isso irá refletir-se nas publicações que for fazendo. Publicações diárias ou semanais com o objetivo de mostrar melhor a empresa e os seus trabalhos são as mais acertadas. E isso consegue-se com conteúdos que vão de acordo à sua filosofia de vida e ao seu trabalho, para se conseguir conectar com o público-alvo.
Alías, deve ser precisamente o público-alvo a guiá-lo na hora de estabelecer um calendário de conteúdos e imagens que se adequem a ele e reflitam ao mesmo tempo a sua identidade enquanto empresa.
O peso das imagens
Um bom conteúdo deve ser acompanhado da imagem certa, que chame a atenção. Fotografias que se vão sucedendo no mural da sua conta Instagram e que devem transmitir um tom e estilo uniformes.
Não deixe de lado a criatividade em formato de vídeo, que a cada dia ganha mais adeptos. É uma forma mais informal de criar conteúdos ao seu perfil social e de gerar um vínculo emocional com os seus seguidores.
O uso de hashtags
Falamos de uma ferramenta que não deve faltar na sua estratégia de comunicação online. Os hashtags, expressões ou palavras-chave. Através deles pode chegar a um público mais amplo, especialmente quando se tratam de pessoas ou empresas interessadas no seu produto ou serviço. Além disso, servem para dar mais visibilidade às suas publicações nas redes sociais, pelo que são essenciais para uma marca na hora de promover uma campanha ou um conteúdo especial.
Não se esqueça de interagir
Dar likes, responder a comentários, partilhar publicações do setor... toda esta participação e interação irá ajudar a potenciar a sua imagem de marca no Instagram, já que se gera um clima de confiança e um feedback com o resto dos usuários da comunidade.