Organizar a despensa está longe de ser uma tarefa excitante ou até divertida. Por isso, o primeiro passo é mesmo entrar em espírito de missão. Planeie um dia e marque na sua agenda. Prepare-se para neste dia, deitar coisas fora, limpar e se surpreender com itens que já nem se lembrava que tinha.
E, claro, estamos consigo nesta missão. Por isso mesmo, vamos partilhar aqui 7 dicas para organizar a despensa de maneira rápida e eficiente.
Neste artigo
- 1. Faça uma lista
- 4. O que ter em conta na hora de organizar a despensa?
- 6. Particularidades de cada produto
- Quando a organização da despensa é uma missão impossível
1. Faça uma lista
Comece por, mentalmente, fazer uma lista daquilo que guarda na dispensa. Além dos alimentos, a sua despesa é também o centro de reciclagem da casa? É aqui que estão os produtos de limpeza?
2. Usabilidade dos produtos
Depois reflicta sobre os produtos que mais usa e que a levam mais vezes até à dispensa. Obviamente que estes terão de estar bem à vista e também ser acessíveis.
3. Tudo à vista
Opte por organizar a despensa deixando tudo à vista. Deste modo, não corre o risco de se esquecer daquilo que tem ou de deixar vencer os prazos. Aquilo que colocar em caixas ou em sacos fechado, etiquete devidamente, indicando o interior de cada uma, assim como as datas. Se for comprar caixas de organização, opte pelas transparentes.
4. O que ter em conta na hora de organizar a despensa?
Na hora de organizar a despensa tenha em conta factores como:
-
Peso (o mais pesado deve estar na base)
-
Uso (o que usa mais, como já mencionamos, deve ser acessível e estar à vista)
-
Data de validade dos produtos
-
Temperatura do espaço - se tem zonas húmidas, por exemplo, evite colocar aí os produtos frescos
5. Artigos de organização
Verá que vale a pena usar artigos de organização, como caixas, prateleiras ou cestas são sem dúvida muito úteis. Como já referimos, usar itens transparentes ou etiquetar preciosas dicas para organizar a despensa.
Tenha também em conta que pode reutilizar alguns itens, assim não precisa de estar a comprar. Nesse sentido, pode usar as caixas de plástico da fruta para criar gavetas e arrumação extra. Em vez de comprar recipientes de vidros, use os potes de doces ou de outros produtos para o mesmo efeito. Também cabides e ganchos podem ser muito úteis na hora de pendurar artigos, como panos e escovas, na despensa.
6. Particularidades de cada produto
Veja o caso das batatas, por exemplo. Uma vez bem conservadas, podem durar muito tempo. Para este caso específico considere um local seco e escuro. Isso e colocá-las numa base e não diretamente no chão, também se revelará muito útil na hora de as preservar.
7. Na despensa opte por mobiliário de madeira ou de alumínio
Por serem francamente mais resistentes, estes materiais não só suportam bem o peso, como ainda apresentam uma longa vida. Tire bem as medidas à sua dispensa, de modo a optimizar o espaço ao máximo. Para isso, pode considerar combinar mobiliário, optando por peças modulares. Alternativamente pode sempre mandar fazer móveis por medida, para aproveitar melhor o espaço.
Quando a organização da despensa é uma missão impossível
Se sente que a sua despensa está um verdadeiro caos e não se sente capaz de iniciar esta empreitada, considere contratar uma empresa de limpeza e de organização de armários profissional para lhe ajudar. Por norma, este tipo de serviço é cobrado à hora ou em função da área para organizar, podendo ser sem dúvida um excelente ponto de partida na hora de organizar a sua despensa.
Uma coisa é certa, uma vez organizada, será muito mais apetecível dar-lhe uso no dia a dia. Recordamos-lhe também que uma maior organização significa também menos desperdício - menos produtos esquecidos ou artigos a expirarem - logo representa também uma poupança, quer na economia doméstica, quer na pegada ecológica!