Conseguir um Crédito Habitação não é fácil. Afinal, não é apenas dar um passo gigante (da escolha e compra da casa) como um sem fim de burocracia. Mas se podemos facilitar o que pode ser complicado, vamos fazê-lo, certo? Assim sendo, aqui está uma lista dos documentos necessários para conseguir um Crédito Habitação em Portugal.
E não se preocupe, se é estrangeiro, pensionista ou trabalhador por conta própria, listamos também tudo o que precisa para obter um Crédito Habitação.
Neste artigo
- Cartão do cidadão e número de contribuinte
- Outros documentos para conseguir um Crédito Habitação
- Documentos da casa
Cartão do cidadão e número de contribuinte
Obviamente que, para um cidadão português, o cartão do cidadão não podia faltar.
Se é um cidadão de outro país europeu, basta apresentar o documento correspondente - em alguns bancos, se tiver o passaporte, por vezes, pode facilitar. Recorde-se também que se é estrangeiro a viver em Portugal, deverá apresentar o seu certificado de residência. Até porque, o facto de ser residente em Portugal, pode facilitar a obtenção do crédito.
Neste caso, deverá também apresentar o seu número fiscal - NIF. Também conhecido por número de contribuinte.
Declaração de rendimentos
Para conseguir um crédito habitação, deverá apresentar a última declaração de rendimentos que apresentou nas Finanças, juntamente com a nota de liquidação. Se está a comprar uma casa em conjunto, mas cada um fez a sua declaração, então, deverá apresentar ambas.
- Para tal, basta ir ao site das Finanças e fazer o download da mesma - e da respetiva liquidação, não se esqueça. Outra opção é dirigir-se a um balcão das Finanças e fazer esse pedido.
Se a sua última declaração de rendimentos não foi passada em Portugal, a situação pode complicar um pouco, pois poderá implicar uma tradução autenticada. Nesse caso, deverá procurar um tradutor oficial que leve a cabo traduções certificadas.
No entanto, antes de o fazer (até porque levam tempo e custam dinheiro) confira a situação com o seu banco. No caso da declaração ser num feito onde o idioma oficial é o inglês ou o espanhol, alguns bancos tendem a facilitar. Porém, deverá sempre confirmar.
Outros documentos para conseguir um Crédito Habitação
Depois, tenha em conta que consoante a sua situação fiscal, podem haver especificidades. Ora veja:
-
Funcionários públicos ou trabalhadores por conta de outrem: Devem apresentar uma cópia dos três últimos recibos de vencimento, assim como os extratos bancários (consoante o banco podem-lhe pedir dos últimos três ou seis meses). Alguns bancos pedem também uma declaração da entidade patronal, de modo a comprovar o vínculo laboral, assim como a antiguidade na empresa.
-
Trabalhadores por conta própria: Deverá apresentar também a sua declaração de início de atividade ou a certidão de registo comercial. Aos trabalhadores por conta própria, por norma, é-lhes pedido um comprovativo dos extratos bancários dos últimos seis meses.
-
Reformados: Devem entregar o comprovativo da pensão e os extratos bancários dos últimos três meses.
NOTA: Relativamente aos extractos bancários, encontrará bancos que se contentam com fotocópias. Já outros, poderão pedir-lhe um documento mais oficial, passado pelo próprio banco. Se for esse caso, dirigir-se ao seu banco. Verá como obterá o que deseja facilmente.
Além disso, se for pedir um Crédito Habitação naquele que já é o seu banco, o número de extractos pedidos é muitas vezes reduzido a um. Mais uma vez, tudo depende da entidade bancária.
Documentos da casa
Agora que já tratamos de toda a papelada pessoal, ora de olhar para a burocracia referente ao imóvel. Nesse sentido, para obter um Crédito Habitação saiba que terá de apresentar: o contrato promessa, compra e venda ou a Certidão do Registo Predial e também a Caderneta Predial Urbana da mesma.
Agora que já sabe quais os documentos necessários para conseguir um Crédito Habitação, só nos resta desejar-lhe boa sorte com a sua compra!