Drive In Bread & Go, Lisboa
Márcio Campos
Profissional habitissimo | Publicado em 19/06/2019
O projecto evidencia a interpenetrabilidade entre a paisagem e o construído. O projecto procurou um entendimento entre a topografia e o lugar como o ponto de partida para a sua concretização. Para além destas preocupações, pretende-se que todos os espaços possuam características funcionais que se reflictam no bem estar e conforto dos seus utilizadores, numa lógica de separação de circuitos desde a preparação, confecção, exposição e venda.
A escolha criteriosa dos materiais foi feita de acordo critérios económicos, mas, ao mesmo tempo, estéticos, permitindo que todo o conjunto se comporte como um todo, transmitindo uma identidade contemporânea forte. É neste sentido que está prevista a utilização do betão pré-fabricado ,como material principal quer estético, quer estrutural, potenciando as suas características aparentes através de moldes ou cofragens, transformando o BREAD & GO DRIVE IN num objecto único, pessoal e icónico.
Formalizou-se o objecto numa perspectiva de evolutibilidade e modularidade, podendo existir uma adaptabilidade dos espaços, através de módulos, a diferentes áreas de intervenção, auxiliando a possibilidade de expansão de negócio.
A proposta planimétrica para o Drive In BREAD & GO apresenta um desenho minimalista e funcional, permitindo que todas as áreas necessárias estejam dispostas segundo um raciocínio de separação de circuitos internos e fluxos.
Neste sentido, existe uma circulação em torno de um núcleo central o qual permite que, por um lado, se disponha a área de preparação (virada para a área de serviço) e, do outro lado, um espaço expositivo (virado para a montra do Drive In onde o fluxo automóvel acontecerá), estando separadas por um ripado de madeira que funciona como um filtro do exterior para o interior. Ainda do lado da área de serviço integrada existe, a área de confecção, composta por um forno com capacidade para 5 tabuleiros de 60cm x 40cm; Armazenamento de produtos alimentares e bebidas; Copa suja; instalação sanitária e vestiários.
Junto da montra prevê-se a colocação de um expositor que permita uma relação mais directa com a rua e com quem passa de carro junto do Drive In.
A área de atendimento abre-se para o exterior e permite uma relação entre o interior e os clientes, existindo a possibilidade de atendimento diurno através de uma grande janela ou um atendimento nocturno através de uma gaveta, permitindo a segurança dos funcionários e do espaço.