Existem cada vez mais soluções tecnológicas para as nossas casas, desenhadas para a melhoria da qualidade de vida e para uma poupança nos consumos, o que se reflete em menos gastos, mas igual ou melhor nível de vida. Hoje, vamos falar-lhe sobre os termostatos inteligentes e perceber se, efetivamente, estes lhe vão permitir poupar eletricidade.
Neste artigo
- O que são os termostatos inteligentes?
- Que tipos de termostatos inteligentes existem?
- Onde podem ser usados?
- Usar termostatos inteligentes permite poupar?
O que são os termostatos inteligentes?
Antes de começar, é boa ideia definirmos o que é um termostato. Este equipamento usa-se para medir e controlar a temperatura de um determinado ambiente, sistema ou aparelho, com a regulação dessa temperatura a ocorrer automaticamente. Assim, por exemplo, se o aparelho estiver demasiado quente, o termostato desliga-o, para que ele possa arrefecer. Um termostato digital (ou inteligente) tem essa mesma função, mas, ao contrário de um termostato mecânico, usa sensores eletrónicos para controlar a temperatura.
Portanto, um termostato inteligente consegue não só desempenhar a função de controlo, como também outras funções adicionais, como a capacidade de ligar ou desligar um aparelho à distância, por exemplo.
Que tipos de termostatos inteligentes existem?
Já mencionamos os termostatos analógicos, menos confiáveis que os digitais. Mas, dentro dos termostatos digitais, conseguimos encontrar também diferentes subtipos, que podem ter uma atuação mais ou menos eficaz no controlo da temperatura. Um dos mais comuns é o termostato programável, que lhe permite definir tempos fixos ou variáveis para desligar ou ligar o aquecimento de um equipamento, sistema ou ambiente, determinado também a temperatura ideal desse ambiente. Assim, o termostato programável traz muita flexibilidade aos utilizadores, assim como um preço competitivo e uma fácil utilização e programação.
Outro tipo de termostato muito usado é o sem fios, que, como o nome indica, não precisa de fios para se conectar a um sistema, fazendo-o através de um recetor de radiofrequência. Tem a vantagem de poder ser facilmente transportado e de dar um visual mais “clean” à sua casa. Devemos ressaltar, no entanto, que estes não são o oposto dos modelos programáveis, sendo possível encontrar termostatos digitais programáveis e sem fios, tornando a sua utilização ainda mais satisfatória.
Onde podem ser usados?
Os termostatos estão presentes em muitos dos aparelhos que usamos no dia-a-dia, como é o caso de eletrodomésticos como fornos e frigoríficos. São também muito usados para o controlo de sistemas de climatização, como é o caso do ar condicionado e de sistemas de aquecimento central. Hoje em dia, já existem muitos aparelhos que contam com este tipo de mecanismo, mas, caso não seja esse o caso do sistema que escolheu, a instalação de um termostato inteligente é bastante simples e intuitiva.
Usar termostatos inteligentes permite poupar?
Afinal, será que usar termostatos inteligentes vai fazer diferença na conta da eletricidade? A resposta é sim. O termostato inteligente desliga o aparelho quando este atinge a temperatura ideal, ligando-o apenas quando essa temperatura sobe ou desce (e mantendo-o ligado apenas pelo tempo necessário para atingir novamente a temperatura definida). Dessa forma, não precisa de estar continuamente a gastar eletricidade para manter o ambiente quente, o que se vai refletir numa poupança significativa, especialmente em alturas como o inverno. Além disso, irá poupar não só dinheiro, mas eletricidade, o que contribui para a sustentabilidade do planeta. Portanto, os termostatos inteligentes podem ser a solução perfeita para poupar mais em sua casa!