A iluminação do sótão pode ser um desafio. Aliás, no que toca a projetos de construção, o sótão é sempre uma das divisões mais desafiantes. Dependendo de cada caso, algumas dos maiores desafios pode encontrar num projeto de remodelação de sótão:
Paredes irregulares
Tetos descidos
Divisões amplas
Falta de sistema de esgotos e/ou de iluminação
Etc.
Como já aqui lhe partilhamos, no passado, algumas ideias para transformar o sótão, hoje o nosso foco vai ser a iluminação no sótão. A pensar nisso, preparamos-lhe um guia completo focado na iluminação do sótão.
Neste artigo
- Criar um projeto de iluminação para o sótão
- Tipos de iluminação para o sótão
- Outros aspetos a considerar sobre iluminação do sótão
- Privilegiar - sempre - a luz natural
Criar um projeto de iluminação para o sótão
O primeiro passo passará sempre por fazer uma análise do sistema elétrico do sótão - inclusive se existe um. Este deverá ser o seu ponto de partida para qualquer projeto de iluminação.
Posto isto, tenha também em conta as suas necessidades. Devido à versatilidade, os sótãos podem ter diversos usos - quarto de hóspedes, escritório, zona de brinquedos, ginásio, etc. São também comuns as casas de banho e áreas de arrumação.
Assim sendo, uma vez definido o que pretende do seu sótão, pode começar a criar um plano definido, em função do propósito de cada zona, qual a melhor opção de luz artificial adequada para cada ambiente.
Tipos de iluminação para o sótão
Tendo, então, em conta o uso que pretende fazer do espaço, pode depois optar por 3 tipos de iluminação:
-
Iluminação de teto: Uma das opções mais comuns e onde pode encontrar diversas opções, inclusive decorativas. Uma vez que os tetos dos sótãos tendem a ser mais baixos, as luzes embutidas são uma opção muito popular nesta divisão. Além de aquecerem menos, permitem uma iluminação mais ampla, tornando também o espaço mais clean.
-
Iluminação de chão: Uma opção muito comum no exterior e que no interior das casas remete aos candeeiros de pé, independente da sua altura e que são uma boa opção para criar focos de luz mais direcionadas num ponto - como uma mesa de trabalho ou mesa de cabeceira.
-
Iluminação de parede: Por serem focos de luz mais suaves, são perfeitos para focar e, assim, criar atmosferas mais íntimas.
Além da tipologia, considere ainda o suporte que quer associar ao seu projeto de iluminação. Tal deve ser também influenciado por aspectos como a escolha das lâmpadas, temperatura de cor ou a intensidade da luz, por exemplo. O bom é que, hoje em dia, o que não faltam são opções. Assim sendo, eis algumas sugestões:
- Focos de iluminação;
- Iluminação de teto;
- Iluminação de parede;
- Ventoinhas com luzes incorporadas;
- Opções de iluminação infantil;
- Candeeiros de chão (de pé) e para mesas de cabeceira;
- Grinaldas;
- Filas luzes (as filas LED que funcionam tipo autocolante);
- iluminação incorporada nos móveis;
- Espelhos com iluminação;
- Ring lights;
- Etc.
Outros aspetos a considerar sobre iluminação do sótão
Além do que já aqui dito, permite-nos acrescentar mais alguns conselhos a este guia de iluminação:
- LUZES LED
Para o seu sótão, aposte em lâmpadas LED. O baixo consumo da iluminação LED oferece uma importante poupança de energia. Por isso, aproveite. Além das lâmpadas LED, também as fluorescentes e halógenas são uma boa opção de poupança.
- REGULADORES DE LUZ
Opte por instalar reguladores de intensidade de luz. Deste modo, pode adaptar a iluminação do sótão ao ambiente que pretende criar e também em função das necessidades do momento.
- SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE
Além da regulação das luzes, os sistemas de iluminação inteligente permitem-lhe controlar as luzes onde quer que esteja, através de uma aplicação. E mais: pode ainda integrá-las no seu sistema de segurança e automação residencial e, assim, simular a sua presença mesmo quando não está em casa.
Este tipo de sistema é também muito útil na hora de poupar mais. Por isso, verá que o investimento acaba sempre por valer a pena.
- EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Seja qual for a divisão, uma iluminação bem projetada pode ajudar a reduzir consideravelmente o consumo elétrico, o que acabará por ter um impacto na conta da luz no final do mês.
Privilegiar - sempre - a luz natural
Não poderíamos falar de iluminação, sem referir a importância da luz natural. Daí que um dos grandes desafios nos sótãos seja sempre a questão das janelas. Felizmente, hoje em dia, nas lojas da especialidade já é possível encontrar um sem fim de modelos e tipos de janelas para o sótão e que facilmente dão resposta aos principais desafios deste tipo de divisão (paredes baixas, tetos inclinados, ter de instalar janelas no telhado, entre outras. Nesse sentido, conheça alguns dos modelos mais populares:
- Clarabóias
- Cúpulas
- Tênis de luz
- Rufus
- Etc.
Note que estes modelos apresentam-se com diferentes tipos de abertura, podendo ser projetantes, com alça superior ou de rotação. E mais: podem ser complementados com vários acessórios, como persianas, redes de mosquiteiros e também cortinas.
Antes de terminarmos, recordamos-lhe que as janelas representam também um importante investimento em conforto térmico e acústico para o seu sótão, logo dê-lhes a devida atençao.
Como vê, são muitas as opções para deixar a luz natural entrar no seu sótão.