Uma casa com boa iluminação torna-se imediatamente um espaço mais agradável e prazeroso de se estar. Afinal, sabe tão bem estar no sofá da sala e sentir o quentinho do sol na nossa cara! Mas nem só de luz natural vive uma casa - até porque as diferentes exposições solares de cada uma nem sempre o permitem - e também é possível criar um ambiente aconchegante recorrendo a algumas técnicas e truques de iluminação.
Neste artigo vamos dar a conhecer 10 ideias fáceis e rápidas de implementar para dar mais luz à sua casa!
Neste artigo
- #1 Defina bem o tipo de ambiente que pretende
- #2 Iluminação natural, sempre!
- #3 Entrada de luz na perpendicular
- #4 Diferentes ambientes, diferentes lâmpadas
- #5 Cores que iluminam
- #6 Janelas grandes
- #7 Cuidado com o posicionamento dos móveis
- #8 Iluminação embutida
- #9 Iluminação zenital
- #10 Espelhos
#1 Defina bem o tipo de ambiente que pretende
Antes de qualquer outra coisa, é muito importante que faça uma análise do que tem no momento em termos de iluminação natural e artificial e planeie o que pretende. Certamente que para o quarto quer um nível de intensidade menor do que na sala, ou até que quer privilegiar a luz natural nas zonas mais próximas do sofá do que de um móvel de arrumação...Planeamento é a chave de tudo!
#2 Iluminação natural, sempre!
Mesmo que a sua casa não seja ‘abençoada’ com imensa iluminação natural, existem sempre formas de a potenciar ao máximo e assim deixar entrar muito mais luz. Comece por analisar bem onde é que a luz bate em cada altura diferente do dia, cruze essa informação com a forma como tem o seu mobiliário posicionado e se necessário faça as devidas alterações. Além disso, pode ainda analisar as variações de temperatura, o percurso que o sol faz em sua casa e tirar o maior proveito daí.
#3 Entrada de luz na perpendicular
Já ouviu falar na perpendicularidade? Basicamente consiste em colocar os móveis e acessórios de decoração na perpendicular ao invés de as colocar junto às janelas, técnica que vai automaticamente desbloquear a passagem de luz e tornar o ambiente mais claro e harmonioso.
#4 Diferentes ambientes, diferentes lâmpadas
No que à luz artificial diz respeito, não podemos encarar tudo da mesma forma. Regra geral, quando falamos de divisões mais sociais e de conforto (sala por exemplo), recomenda-se a utilização de lâmpadas mais quentes - amarelas - , que promovem ambientes acolhedores, de tranquilidade e descanso. Por outro lado, espaços de trabalho (cozinha, casa-de-banho ou escritório) pedem tonalidades mais frias - brancas e azuis-, que são mais estimulantes e intensas.
#5 Cores que iluminam
Se procura aumentar a iluminação de sua casa e não sabe bem como, experimente dar uma nova cor a algumas paredes lá de casa. Quando escolhida corretamente, as cores de sua casa não só deixam entrar mais luz natural como potenciam a luz artificial. Por norma, cores sombrias e escuras vão sempre absorver mais luz solar, pelo que devem ser evitadas em paredes e mobiliário dominante. Já os tons mais neutros e brilhantes são os mais indicados para tirar o máximo partido da claridade que vem de lá de fora. E claro, o branco é o rei no que à claridade diz respeito.
#6 Janelas grandes
Não é preciso muito para perceber que quanto maior área em vidro forem as fachadas de nossa casa, maior a quantidade e intensidade de luz que entra. É que além da transparência, as janelas e vidro ajudam a refletir a luz que tornam os espaços mais amplos e iluminados.
#7 Cuidado com o posicionamento dos móveis
Quando escolhemos a disposição dos móveis temos em conta as características físicas do espaço, mobiliário disponível e gosto pessoal. Mas então e as características de iluminação, considerou? É muito importante que o faça. Móveis em frente às janelas por exemplo, são péssimos para uma boa iluminação natural. Atenção também aos itens decorativos de maior dimensão para que não façam demasiada sombra.
#8 Iluminação embutida
Está super na moda, não exige grande intervenção de obras e permite melhorar em grande percentagem a claridade de um espaço. Falamos de iluminação embutida e consiste na colocação de lâmpadas em tetos falsos, sancas, espelhos ou outros, de forma a proporcionar um espaço mais confortável e aconchegante, além de proporcionar iluminação direta.
Entre em contato com os nossos eletricistas e renove a iluminação da sua casa.
#9 Iluminação zenital
A iluminação zenital consiste em toda a iluminação natural que venha de cima. Falamos de clarabóias, postigos, tetos e telhados transparentes, elementos que ajudam imenso a aumentar em grande percentagem a luz natural de uma casa.
Veja também o nosso guia de preços de instalação de clarabóias!
#10 Espelhos
Terminamos com uma dica bem fácil e rápida de implementar e tremendamente eficaz: jogue com os espelhos lá em casa! Além da sua natural utilidade em qualquer espaço lá de casa, são bem acessíveis a nível económico e uma excelente alternativa para dar um boost à iluminação das suas divisórias.