As portas de correr são uma maravilha: economizam espaço, são altamente decorativas e muito úteis para dividir espaços ou esconder cantos da casa que não quer que fiquem à vista. Até há algum tempo atrás, não eram muito comuns em Portugal, sobretudo as que são conhecidas como portas de tipo celeiro, que são de madeira e de estilo rústico. Mas já se começam a ver e parece que vieram para ficar. De modo que, se estava a pensar em mudar as portas da sua casa, não perca este post! Damos-lhe algumas ideias para que possa ver onde e como pode colocá-las.
Neste artigo
- #1. Portas de correr com obras
- #2. Com a ferragem à vista
- #3. Portas com a ferragem oculta
- #4. Portas simples
- #5. Portas duplas
- #6. Projetos rústicos
- #7. Projetos modernos
- #8. Combinação de materiais
- #9. Uma solução para espaços com esquinas
- #10. Porta que divida espaços
- #11. Para ocultar cantos
#1. Portas de correr com obras
As portas de correr que precisam de trabalho são aquelas que, ao abrir, a porta fica escondida dentro da parede. Não é visível. Para isso, criam-se algumas divisórias de obra para que a porta fique recolhida entre a parede e a divisória. São igualmente úteis e também decoram, mas é um sistema diferente, em que a porta perde algum protagonismo decorativo.
#2. Com a ferragem à vista
Dentro das portas deslizantes, que não necessitam de obra, existem vários tipos de ferragens para as instalar; variam na forma, material e visibilidade. As mais decorativas são as que têm as ferragens à vista. Ou seja, vê-se o sistema sobre o qual se desloca a porta. Os mais comuns são metálicos, de cor preto e com duas polias ou rolamentos que correm por cima de uma calha.
#3. Portas com a ferragem oculta
Nem toda a gente gosta que se vejam as ferragens, apesar de que, de certo modo, são parte do charme das portas de correr. Neste caso, o sistema de calhas e rolamentos fica escondido dentro de uma guia ou de um aro na parte superior da porta.
#4. Portas simples
Colocar uma única porta de correr é, talvez, a opção mais comum. Cumpre exatamente a mesma função que uma porta normal, só que tem mais charme e permite-lhe ganhar espaço.
#5. Portas duplas
Existem divisões grandes, como salas, salas de jantar ou quartos tipo suite, em que a abertura permite colocar duas portas de correr. Esta é uma outra alternativa para integrar este tipo de portas, em sua casa. Quer sejam visíveis ou ocultas, ao rolar sobre a superfície da parede permitem poupar espaço e ganhar em estilo.
#6. Projetos rústicos
As portas de correr do tipo celeiro, rústicas e de madeira, têm um encanto que seduz qualquer um. São as que mais ficaram na moda no âmbito da decoração de interiores e não é para admirar. Transmitem aconchego e dão um ar vintage e industrial para o espaço. A madeira pode-se pintar, decapar, restaurar; o leque de possibilidades é enorme.
#7. Projetos modernos
Nem todas as portas de correr são de madeira e rústicas. Há algumas que têm uma linha mais moderna e minimalista. Para estes modelos, mais atuais, são usados outros materiais, como o metal, o vidro ou painéis de melamina.
#8. Combinação de materiais
A combinação de materiais dá muito opções na hora de projetar portas de correr. Há as que combinam madeira com vidro, metal, vidro ou metal com madeira. Uma das combinações mais comuns são as portas de correr com pequenas janelas, seja com um design mais ou menos moderno.
#9. Uma solução para espaços com esquinas
As funcionalidades das portas de correr são infinitas. Veja, por exemplo, em como as portas de correr podem ser muito úteis em espaços com esquinas, como a cozinha da imagem.
#10. Porta que divida espaços
E como não, as portas de correr são a melhor opção para dividir espaços amplos, como por exemplo: a sala de jantar, a cozinha ou a casa de banho do quarto. Dividem, decoram e poupam espaço. O que mais se pode pedir?
#11. Para ocultar cantos
Como ocupam pouco espaço, as portas de correr são ótimas para esconder cantos como a despensa ou a lavandaria da sua casa. Pode aplicar na sua porta tinta de quadro-negro, que é uma boa ideia para a cozinha, já que assim poderá anotar receitas, lembretes ou deixar que as crianças façam um desenho sobre ela.
O que lhe pareceram estas ideias para instalar portas de correr, na sua casa? Se está a pensar em colocar uma, peça orçamentos a profissionais!