As portas... que invenção tão funcional, tão simples e ao mesmo tempo tão apaixonantes... e não fiquei louca, é só que as portas parecem que não tem relevância na decoração, mas na realidade podem mudar tudo. Existem portas de mil maneiras: articuladas, giratórias, de correr e de vários estilos. Sendo assim como podem não ser importantes na decoração?
Hoje vamos falar, especificamente, das portas de tipo celeiro, um design que não é novo, mas que está pisando forte entre as últimas tendências em decoração de interiores. São portas de correr com inspiração americana, que antigamente eram colocadas nos celeiros e nas quintas, porque além de serem grandes eram práticas para abrir e fechar continuamente. Ainda não conhecia? Não se preocupe, tudo o que tem que saber sobre as portas tipo celeiro vamos contar nesse post.
Neste artigo
- A original
- Um amplo leque de modelos com característica americana
- Ideais para esconder cantinhos
- E dividir espaços...
- Madeira e muito mais
A original
O modelo de porta tipo celeiro original, o propriamente americano, são as portas de madeira rústica sem tratar, que têm travessões de madeira em horizontal ou em forma de aspas e as vezes, duas ferraduras metálicas que atravessam horizontalmente.
O sistema de guias e ferragens para fazer com que a porta seja de correr é todo um universo. O mais comum é que tenham um trilho "no ar", quer dizer que o sistema de roldanas sobre o qual desliza a porta, seja completamente visível. Mas existem muitos tipos, desde o trilho em caixa, no qual não se vê as ferragens, até ferragens de roldanas semi visíveis ou com forma de ferradura de cavalo. Um leque de possibilidades que é melhor dominado pelas empresas americanas, devido a sua tradição no fabrico dessas portas.
Um amplo leque de modelos com característica americana
É verdade que até agora, que estão na moda, não é nada fácil encontrar em Portugal portas de tipo celeiro, e isso porque efetivamente é um desenho americano que ainda não está estilizado aqui com as mesmas características. O mais parecido que podemos encontrar aqui, são as portas de correr e optar por uma madeira maciça no seu fabrico. Mas as tradicionais não são bem assim.
Porque digo isso? Porque as originais possuem um ar americano, portanto depende de você decidir se encaixa ou não na decoração de sua casa. Outra opção é pedir para um carpinteiro ou marceneiro ou até fazer você mesmo seguindo exatamente algum modelo em questão.
Ideais para esconder cantinhos
As portas de tipo celeiro têm várias vantagens, entre elas, que permite ganhar espaço nas divisões e que podem ser colocadas em espaços reduzidos para ocultar partes da casa que você não quer que estejam sempre visíveis, como por exemplo: uma despensa na cozinha, a área da lavandaria, mas também cantinhos impensáveis como uma biblioteca ou também a televisão. E você, gostaria de poder ocultar com estilo algum cantinho de sua casa?
E dividir espaços...
Outra das vantagens das portas tipo celeiro é que separam ambientes, ao mesmo tempo que decoram, coisa que adoramos! E isso porque estamos acostumados a colocar sempre o mesmo tipo de portas em casa, sem graça e ao mesmo tempo práticas. Desde que conhecemos as portas de celeiro que nos declaramos fãs absolutos do seu estilo e funcionalidade.
Preste atenção como tem o poder de dividir os diferentes espaços: a sala da cozinha, um quarto da sala, a casa de banho do corredor... Ficam muito bem integradas na decoração, não tendo nada a ver com as portas tradicionais.
Madeira e muito mais
As portas de celeiro mais conhecidas são de madeira rústica, mas existem infinitas possibilidades para fazer esse tipo de portas, com outros materiais, e inclusive com uma combinação de materiais. O que acha das que combinam janelinhas de vidro com a estrutura de madeira?
Em questão de estilos, nem todas são rústicas, também existem as que se adaptam aos espaços mais industriais, mais minimalistas e modernos.
Sente-se com mais inspiração para colocar uma porta do tipo celeiro na sua casa? Não se esqueça de pedir orçamentos antes de começar o projeto!