Eis algumas ideias para mobiliar uma cozinha vintage, de modo a dar mais personalidade e cor a esta divisão. No caso da cozinha, não corra o risco de levar este conceito ao extremo. Ou seja, talvez e apesar do frigorífico da sua avó dos anos 70 ainda funcionar, este pode não ser a melhor opção. Eletrodomésticos modernos não são apenas um capricho, são também uma forma de ser mais amigo no ambiente, apostando na sua eficiência energética, já para não falar da funcionalidade e até na sua segurança.
Assim sendo - e eletrodomésticos à parte - eis as nossas Ideias para mobiliar uma cozinha vintage.
Neste artigo
- Reaproveitar móveis antigos
- Mobiliar uma cozinha vintage com os acessórios certos
- Tudo à mostra
- Eletrodomésticos de aspecto vintage
- Cores vintage para a cozinha
Reaproveitar móveis antigos
A sustentabilidade está na moda e é a base da decoração vintage e, nesse sentido, propomos-lhe restaurar um móvel de madeira, dando-lhe um toque vintage para a sua cozinha. Nesse sentido, desde aparadores, a estantes ou até cristaleiras, qualquer um destes móveis pode ficar bem na cozinha, dando-lhe o toque vintage que procura.
Não se esqueça que a cozinha é uma divisão de extremos, seja pela humidade ou pelo extremo calor das panelas, já para não falar da gordura e outros elementos que “fazem parte dela”. Assim sendo, prepare bem os móveis neste sentido, impermeabilizando-os. Para este tipo de trabalho, pode sempre contar com o apoio de um profissional de restauração de móveis.
Ah, e outra dica, se não for dos afortunados que têm a mobília da avó à disposição, saiba que, hoje em dia, facilmente encontra online pessoas a vender móveis em segunda mão, assim como recheios de casa a preços bem simpáticos. Portanto, opções não lhe faltarão!
Mobiliar uma cozinha vintage com os acessórios certos
Decorar uma casa ao estilo vintage, não passa apenas pelos móveis que escolher, os acessórios também fazem a diferença! Confira alguns acessórios que vão, com certeza, dar um toque vintage à sua cozinha:
-
Jarros e copos de metal (mesmo que esteja desgastado);
-
Cerâmicas antigas e coloridas, como bules, xícaras, saladeiras, taças, etc.
-
Panelas antigas e até amolgadas para decorar;
-
Posters e ilustrações antigas nas paredes;
-
Puxadores de cobre ou com um toque retrô para os móveis;
-
Almofadas e toalhas de mesa com padrões fortes inspiradas nos anos 60 e 70;
-
Uso de cestas e caixas para armazenar produtos;
-
Azulejos de cores vivas;
-
Naprons de renda;
-
Relógios da época;
-
Neons decorativos;
-
Etc.
Tudo à mostra
Numa cozinha vintage, impera uma espécie de caos ordenado. Assim sendo, não se iniba e exponha as suas louças e pratos sem pudor. Nas cozinhas antigas, eram comuns os móveis abertos, assim como as portas dos móveis da cozinha de vidro e as cristaleiras.
Ao optar por uma cozinha vintage pode recuperar esta tendência - ou até dar-lhe um toque mais moderno! - mostrando e expondo as suas louças. E se à primeira vista, não combinam, ainda melhor!
Eletrodomésticos de aspecto vintage
Como referimos anteriormente, recuperar o frigorífico da sua avó não é a melhor ideia. Ter uma cozinha eficiente e, ao mesmo tempo, vintage é possível. Para isso, aposte em eletrodomésticos novos mas cujo aspecto evoque um tempo mais antigo. Para isso, opte por eletrodomésticos de formas mais arredondados e de cores fortes, em vez do tradicional branco ou metalizado.
Quando olhamos para o mercado, nos dias de hoje, é possível encontrar várias linhas vintage de eletrodomésticos. De todos os itens, o frigorífico é, possivelmente, o eletrodoméstico onde vai encontrar mais opções e se considerarmos que é uma peça grande e marcante numa cozinha, a sua presença é muitas vezes suficiente para contribuir para uma atmosfera vintage da cozinha. Logo, pode ser uma boa aposta.
Gostou das nossas dicas e Ideias para mobiliar uma cozinha vintage? Envie-nos fotos da sua e partilhe também as suas sugestões.
Cores vintage para a cozinha
Ao contrário de outros estilos decorativos com regras mais rígidas, no vintage há uma maior liberdade na escolha de materiais e das cores, assim como na forma como são conjugados. O mesmo é válido para as cores escolhidas, funcionando tão bem o branco como cores mais vivas, como o vermelho, azul, verde ou cor de laranja.
Ainda no campo das cores, a aposta em tons pastel para conferir um ar mais desgastado e antigo é também uma aposta vencedora e que, eventualmente, funcionará bem na sua cozinha.
Esta palete de cores é válida para as paredes, mas também para o pavimento e para os eletrodomésticos - mas sobre isso, falamos a seguir!