O estilo vintage é cada vez mais uma tendência, até porque ajuda a dar mais personalidade e um colorido diferente aos ambientes de uma casa. No entanto, escolher as peças e cores que vão fazer parte da sua decoração pode-se tornar uma tarefa complicada, especialmente se não tem experiência a fazê-lo. Mas não se preocupe, porque lhe deixamos algumas coisas a ter em conta antes de deitar mãos à obra.
Neste artigo
- Aposte num look envelhecido
- Os detalhes fazem a diferença
- Pense no piso
- Cor na cozinha
- Não tenha medo de combinar padrões
- Escolha um papel de parede adequado
Aposte num look envelhecido
É possível encontrar diversas peças de mobília vintage à venda e dar-lhes um aspeto como novo, usando uma lixa, verniz ou tinta. No entanto, se quer que as peças respirem um ar ainda mais especial, procure mantê-las com um aspeto envelhecido. Para isso, poderá deixar algumas peças de madeira expostas ou passar uma lixa sobre a tinta depois de pintar o móvel, cuidadosamente, para conseguir o efeito pretendido. Também pode pedir a ajuda de um profissional para este trabalho.
Os detalhes fazem a diferença
Tal como acontece em praticamente todos os estilos decorativos, vão ser os detalhes que vão compor o ambiente e transmitir a sensação que se pretende do espaço. No caso do estilo vintage, não deixe de optar por peças mais antigas e com detalhes mais trabalhados, que podem ser mantidas no seu estado original ou recuperadas (ou uma mistura de ambas), conforme o que preferir e o que mais gostar de ver no local. Nos detalhes, para além das peças como jarros ou espelhos, incluem-se pormenores como as torneiras ou as pegas dos armários, nos quais não costumamos pensar, mas que fazem a diferença.
Pense no piso
Hoje em dia, não temos a tendência de pensar no chão das nossas casas, escolhendo maioritariamente opções simples e neutras. Mas, para um verdadeiro regresso a outros tempos, o chão que escolhemos pode jogar um papel fundamental. Assim, escolha pisos com padrões e diferentes desenhos, que podem ser em cores mais neutras ou em cores mais fortes e nos mais diversos materiais. Dessa forma, qualquer peça de mobília ou de decoração que colocar nesse espaço vai inevitavelmente tomar um aspeto mais vintage, mesmo que tenha alguns detalhes mais modernos.
Cor na cozinha
As nossas cozinhas atuais costumam ter muito presentes cores mais neutras, como o branco e o cinza, por serem parte de uma decoração atemporal. Mas as cozinhas de estilo vintage querem-se com mais cor e eletrodomésticos com linhas mais antigas. Assim, escolha uma cor principal para a sua cozinha e use-a nos armários (mesmo que estes tenham linhas mais modernas) e, se possível, nalguns eletrodomésticos maiores, como o frigorífico. Algumas opções populares são o azul, vermelho, verde e amarelo, que ficam bem quando combinadas com outros apontamentos mais simples e neutros.
Não tenha medo de combinar padrões
Uma caraterística marcante do estilo vintage é a profusão de diferentes padrões e materiais, algo que as decorações mais modernas não usam tanto. Assim, é natural que possa ter algum receio de combinar coisas que lhe parecem demasiado diferentes. Mas não se preocupe, porque é precisamente esta mistura que ajuda a avivar a decoração e a dar-lhe um estilo mais vintage. Se, ainda assim, tem receio, escolha uma ou duas cores de base que devem estar presentes em cada padrão (mesmo que numa quantidade pequena), para que o resultado final pareça um pouco mais coeso.
Escolha um papel de parede adequado
O papel de parede já foi algo muito usado, passou a ser olhado com desconfiança, e agora volta à ribalta. A verdade é que uma decoração vintage não estaria bem completa sem o uso de um papel de parede mais elaborado nalgum ponto da sua casa. Escolha padrões que lhe evoquem outras épocas, como os mais trabalhados ou mais floridos, e verá que, com pouco esforço, conseguirá trazer o estilo vintage para qualquer área da sua casa (sim, mesmo a casa de banho e a cozinha - desde que aposte em papel adequado a estes locais).