Por vezes, em algumas casas de banho, acumula-se humidade, que com o tempo se transforma em mofo, que, para além de não ser estético, não é de todo recomendável para a nossa saúde. Sabe como remover mofo das juntas dos azulejos ou do silicone? Parece difícil, mas é mais fácil do que parece se utilizarmos os produtos certos e seguirmos alguns passos simples.
Neste artigo
- Lixívia: invencível contra o mofo
- Uma escova de dentes para remover mofo
- Prefere amoníaco?
- Verifique cuidadosamente as juntas de silicone do seu chuveiro
- Álcool e bicarbonato de sódio: uma super combinação
- E depois de remover o mofo?
- Ventilação: o melhor conselho
Lixívia: invencível contra o mofo
Se aparecerem pequenas manchas de mofo nas juntas de azulejo ou silicone, estas devem ser removidas o mais depressa possível! Porque o mofo pode deixar pequenos fungos que se acumulam na casa-de-banho e ficam cada vez maiores se não forem removidos. E é isso que nós respiramos. Por isso, não hesite e deite mãos à obra!
O primeiro passo que recomendamos é a utilização de lixívia. Embora nem todos sejam a favor da utilização deste produto, a verdade é que ele é o mais eficaz para a desinfeção. Use uma boa quantidade de lixívia diluída em água e com um frasco pulverizador, pulverize a área onde há mofo. Deixe-a agir durante alguns minutos.
Uma escova de dentes para remover mofo
Se a área afetada for grande, necessitará de uma esfregona. Mas se a zona for pequena e o mofo tiver aparecido em pequenas quantidades, entre as juntas dos ladrilhos, por exemplo, poderá ser capaz de esfregar e remover o mofo, que terá sido "diluído" com a ajuda da lixívia, com uma simples escova de dentes. Depois, deverá limpar a zona com água e sabão e secá-la.
Prefere amoníaco?
Outro produto infalível para desinfetar e eliminar mofo, assim como para a limpeza da casa. O processo é o mesmo que com a lixívia, embora no caso do amoníaco não seja necessário misturá-lo com nada. Pode colocar o amoníaco num frasco pulverizador e pulverizar a área afetada. Depois, lembre-se: retire o mofo e seque bem o local.
Verifique cuidadosamente as juntas de silicone do seu chuveiro
O mofo não aparece apenas em azulejos, aparece também em áreas onde há silicone e este está em contacto com a água. Por exemplo, um local muito comum onde aparece é nas juntas de silicone no chuveiro ou na banheira. Nesses pequenos cantos ou recantos, verá que, com o tempo, ficam amarelos e até com manchas negras. Não o deixe crescer e ataque-o imediatamente!
Álcool e bicarbonato de sódio: uma super combinação
E depois de remover o mofo?
Aconselhamos a utilização de uma tinta anti-mofo nos tetos e paredes, que é especialmente recomendada para as casas de banho que não têm forma de eliminar a humidade devido à ausência de janelas. Se tiver uma "casa de banho cega", também recomendamos que instale um desumidificador, que é um dispositivo que normalmente é instalado em casas de banho para absorver o excesso de humidade. A prevenção é sempre preferível.
Ventilação: o melhor conselho
Na verdade, este seria o passo 1: ventilar para que a casa de banho ou área molhada seque naturalmente e para que o mofo não apareça. Se tiver janelas na casa de banho, abra-as depois de um duche ou banho para evitar o crescimento de mofo. No entanto, se os danos persistirem, terá de verificar a estrutura e ver se o problema precisa de ser resolvido pela raiz (se a humidade não for erradicada com estes conselhos, poderá ser necessário retirar essa parte da parede para a reparar a partir do interior).