Falámos com a avozinha e perguntámos como limpar os azulejos da cozinha e WC com eficácia! Ela, gentilmente, partilhou os seus truques de limpeza connosco.
Faça o seu próprio detergente
Para começar, esqueça os detergentes de supermercado em embalagens coloridas. Para uma limpeza eficiente tem, mesmo sem saber, em casa tudo o que precisa. Eis a receita que nunca falha: junte ao vinagre umas duas colheres de bicarbonato de sódio.
E se os seus azulejos estiverem muito gordurosos, algo muito comum na cozinha, junte à mistura umas gotas de limão. O limão é um excelente desengordurante e um poderoso aliado na limpeza de azulejos de cozinha.
Mesmo nos azulejos do WC, um pouco de limão ajuda sempre a eliminar bactérias, fungos e outras impurezas menos desejáveis.
Se os azulejos estiverem mesmo muito sujos - mas mesmo muito - pode optar por limpar com lixívia. Mas atenção: use luvas!
Neste artigo
Use um borrifador
Uma vez feita a mistura, coloque-a num borrifador. Desta forma, fica muito mais fácil limpar os azulejos das paredes, por exemplo. Só precisa de ir borrifando e deixar o líquido atuar durante algum tempo.
Depois disso, use um pano húmido para limpar. Naquelas ranhuras entre azulejos (o rejunte ou juntas dos mosaicos), uma escova de dentes velha pode ser um precioso aliado para limpar a sujidade mais entranhada.
Aliás, caso os azulejos estejam muito sujos, o ideal é começar sempre a limpá-los a partir do rejunte. Comece por esfregar bem essa parte e, só depois, é que vá para o resto. Neste caso, pode sempre usar uma esponja para uma limpeza mais eficaz.
Além do rejunte, os cantinhos dos azulejos são outro sítio onde a gordura e/ou a humidade se acumula com maior facilidade. Por isso, limpe-os com cuidado.
Para terminar, passe com um pano molhado e faça a limpeza final e, para um brilho extra, dica da avózinha, passe um pano de flanela. Vai ver que, sejam os azulejos da cozinha ou do WC, estes ficarão a brilhar!