A temporada de começar a desfrutar do exterior da nossa casa e dos jardins, quintais ou pátios já começou. Já se estamos a sentir algum calor, e a vontade de estar fora de casa começa a intensificar-se. Veja tudo aquilo que pode fazer na área externa da sua casa para que possa criar o ambiente perfeito para desfrutar ao máximo da primavera e mais tarde do verão!
Neste artigo
- Uma área para que se possa refrescar
- Mantenha o mobiliário exterior simples
- Uma área de sombra
- Verde e mais verde
- Tons neutros
- Iluminação utilitária
Uma área para que se possa refrescar

Pode ser uma piscina ou uns simples chuveiros exteriores. Seja como for, uma área destas é um autêntico luxo. Antes de realizar uma destas instalações, deverá no entanto considerar o espaço que tem, o orçamento disponível e eventualmente o melhor modelo para o seu jardim. Mesmo com poucos recursos, é possível criar espaços perfeitos para os dias mais quentes que se avizinham, por isso não desespere!
Mantenha o mobiliário exterior simples

Procure móveis exteriores com linhas mais simples e com uma menor altura, sem renunciar ao conforto. Poderá escolher sofás de canto ou móveis em cimento, que são funcionais e não ocupam muito espaço. Reserve algumas linhas mais curvas para apontamentos como vasos, iluminação e poltronas, e não se esqueça de usar algumas fibras naturais para compor o conjunto. Esses materiais incluem a madeira, o bambu, a palha e até o cimento. Para que saiba o que escolher, saiba que a madeira transmite uma sensação de aconchego, que o cimento queimado é perfeito se privilegiar a praticidade e que a pedra natural é para algo que durará para sempre.
Uma área de sombra

Toldos e pérgolas ajudam a proteger-se a si e à casa do calor e do excesso de luz que possa haver em determinadas horas do dia. Como bónus, permitem que você passe mais tempo no exterior da sua casa! Para tornar a instalação mais funcional, instale um sistema de recolhimento automático, para que possa descobrir a estrutura quando desejar.
Verde e mais verde

Numa área exterior não podem faltar plantas! Se tem terreno livre, coloque relva natural ou, para poupar na manutenção, coloque relva artificial. Se o local é pequeno, um jardim vertical ou algumas plantas em vasos permitem-lhe trazer a natureza para o exterior sem ocupar muito espaço. Seja como for, com imaginação é possível trazer a sensação de estarmos na natureza para o exterior da casa.
Tons neutros

Algumas cores são demasiado pesadas e chamativas e tornam o espaço exterior menos convidativo. Para o evitar, escolha tons naturais para este espaço: aposte nos amarelos, ocres e terras. O calor também pode ser combatido usando tecidos de toldo microperfurados e de cores mais claras. Para além de filtrar 94% dos raios UV, esse tecido ajuda na ventilação e redução da temperatura.
Iluminação utilitária

Um espaço bem iluminado ajuda a criar cantos mais acolhedores. Procure escolher uma iluminação que seja do seu agrado e que ao mesmo tempo seja prática. As lâmpadas solares são sempre uma boa ideia, já que se carregam durante o dia com a luz do sol e iluminam o exterior toda a noite. E que tal umas luzes na piscina? Um mergulho de noite sabe sempre bem!