À procura de radiadores decorativos? Pois bem, temos algumas dicas - e sugestões - para partilhar consigo. Sobretudo vamos provar-lhe que os radiadores não são todos iguais e que o design, sim, conta e faz a diferença!
Os radiadores inseridos nos sistemas de aquecimento central por água são dos meios mais procurados para aquecer as casas nos dias mais frios. Apesar da sua utilidade, é um facto: nem sempre são o item decorativo mais bonito ou apelativo para ter numa divisão. A falta de diversidade de cores e de formatos pode também, à partida, fazer muitos acreditarem que há poucas opções ou alternativas mais apetecíveis. Mas será mesmo assim?
Neste artigo
Camuflar o radiador
Talvez por esta falta de conhecimento e de informação, a opção mais comum nas casas de muitos, seja a de tentar “esconder o radiador”, camuflá-lo! Nestes casos, o objetivo é o de ocultar o radiador e, para isso, transformam-no num outro móvel ou optam por lhe dar uma aparência mais discreta. Assim sendo, há quem opte por o camuflar usando um fixador, por exemplo e transformando o radiador numa espécie de aparador. É certo que não tem gavetas, nem estantes e tem zero arrumação! Porém, este camuflado acaba por ser eficiente e por conseguir transformar o radiador num expositor, onde a base superior pode ser usada para expor cerâmicas, fotos e outros objetivos decorativos.
Apesar de esta ser uma ideia válida (e muitas vezes, bem mais económica), esta opção pode ficar muito aquém do efeito que espera. Além disso, não se esqueça que é muito importante deixar o “aparador” respirar, de modo a trabalhar com eficiência e a espalhar o seu calor e, assim, cumprir o seu propósito: aquecer a divisão.
Recordamos-lhe ainda que o radiador deve estar acessível. Afinal, se houver algum trabalho de manutenção dos radiadores que tenha de ser feito, o técnico tem que conseguir trabalhar à vontade. Ainda mais porque, voltamos a lembrar-lhe, este tipo de serviço é de extrema importância para assegurar uma vida longa e durável do seu radiador, devendo ser feito com alguma frequência. Um dos serviços de manutenção mais comuns é a purga. Purgar os radiadores mais não é do que proceder à troca da água que se encontra no circuito do radiador contribuindo, assim, para que o aparelho funcione melhor. Avaliar o estado das válvulas é outra tarefa de manutenção comum. E, nestes casos, sempre que se justificar, efetua-se a troca das mesmas.
Radiadores decorativos e bonitos? Sim, é possível e sim, eles existem!
Mas voltando aos radiadores decorativos, a nossa sugestão é que através deste nosso artigo fique a conhecer algumas opções bem atrativas e que, acreditamos nós, podem fazer toda a diferença na sua casa.
Como pode ver, os radiadores não têm de ser aborrecidos, nem têm de ser todos iguais. Hoje em dia, é possível encontrá-los numa grande diversidade de cores e até de formatos.
Considere ainda que os radiadores de sua casa não precisam ser todos iguais. Ou seja, o da sala não tem de ser igual ao da casa de banho, nem ao do quarto. Pelo contrário: encontre um que melhor se adapta ao decor da divisão.
A nossa dica é que encare o radiador como mais um item decorativo na sua casa. Numa rápida pesquisa pode encontrar diversas empresas com radiadores de design e cujo estilo e formato se podem converter facilmente numa peça mais de decoração de uma divisão.
Inspire-se nos exemplos que aqui partilhamos consigo e que visam provar precisamente isso: os radiadores não têm de ser aborrecidos.
Agora queremos saber a sua opinião: qual destes modelos é o seu favorito?