Os pisos de vinil já evoluíram muito e nada têm a ver como os que eram feitos antigamente. Portanto, é uma mais valia para as novas gerações estarem a par de alguns dos benefícios e características deste tipo de pavimento quando pensarem em renovar a sua casa. As vantagens do chão de vinil destacam-se pela característica antideslizante, resistência à humidade e à sua simples manutenção. Vem descobrir outras vantagens:
Neste artigo
- Não precisa retirar o piso anterior para aplicar o chão de vinil
- Há muitos tipos de pisos de vinil
- Pavimento de vinil que imitam outros materiais
- Chão de vinil para mudar a cozinha
- Vinil é uma boa opção de piso para a casa de banho
- Há boas razões para usar o piso de vinil nos quartos infantis
- O vinil é um material apto para piso radiante
- O piso de vinil é de montagem simples
- Durabilidade e fácil manutenção
Não precisa retirar o piso anterior para aplicar o chão de vinil
Os pisos de vinil podem ser usados em qualquer divisão da casa mas a sua instalação é especialmente interessante sobre outros tipos de pavimentos pré existentes o que facilita bastante a mudança. O facto de não se ter que retirar o piso anterior faz poupar não só dinheiro mas tempo. Se o pavimento não estiver nivelado, isso sim, deverá fazer-se primeiro um autonivelamento mas após basta colocar por cima (com cola ou auto-adesivo) com cuidado para não ganhar espessura.
Há muitos tipos de pisos de vinil
Quanto à sua composição, podemos encontrar pisos de vinil homogéneos que são compostos por uma ou mais camadas da mesma natureza, ou os heterogéneos, com várias camadas de composições distintas. Aliás, estes pisos podem ser também contínuos, em rolos (de 2 a 4 m de largura) ou azulejos quadrados ou rectangulares de medidas distintas. A grossura pode variar entre os 2-5mm.
Pavimento de vinil que imitam outros materiais
Os novos pisos de vinil imitam perfeitamente qualquer material como madeira com os seus veios ou, pedra, conseguindo texturas bastante realistas que se tornam muito difícil distinguir se se trata mesmo de material verdadeiro. Com a vantagem, isso sim, do preço ser bastante mais reduzido, a facilidade de colocar e ser de simples manutenção. Parece mentira o realista que estes novos tipos de piso chegam a ser.
Chão de vinil para mudar a cozinha
O piso de vinil é bastante resistente à água e à humidade. Por isso se torna uma opção ideal para a renovação de uma cozinha. Coloca-se de uma maneira muito rápida e fácil, quase sem ser preciso obras e dá um acabamento perfeito nas cozinhas. Adaptam-se a qualquer tipo de suporte e vem preparado para ser instalado directamente. É uma opção muito higiénica e resistente a arranhões.
Vinil é uma boa opção de piso para a casa de banho
Igual à cozinha, como estes pisos são muito resistentes a condições de humidade muito extremas e também antiderrapantes faz com que os pisos de vinil sejam uma opção ideal para renovar uma casa de banho. Para além de ser uma das opções mais baratas, é uma excelente ideia na hora de renovar alguma divisão, pois a sua pouca espessura quase no cria desnível e se pode colocar por cima de azulejos antigos.
Há boas razões para usar o piso de vinil nos quartos infantis
Pisos de vinil também são boas opções para quartos de crianças pois a sua composição impede o crescimento de fungos e bactérias como também a acumulação de ácaros. Também, pode-se colocar vinil com uma camada extra de amortização, que resulta lindamente para suavizar as quedas dos mais pequenos lá em casa.
O vinil é um material apto para piso radiante
O aquecimento de piso radiante é uma das melhor alternativas de aquecimento a planear numa renovação. Muitas vezes instala-lo condiciona um pouco o pavimento e o vinil é dos poucos que se pode colocar por cima do piso existente. Ao tratar-se de um excelente condutor de calor, é feito de um material adequado para instalar sobre refrigeração ou aquecimento por piso radiante.
O piso de vinil é de montagem simples
Para se colocar é necessário que seja sempre sobre um piso liso e nivelado e pode-se optar por cola ou auto adesivo que vem incorporado no próprio rolo ou azulejo. Nesse caso, é preciso retirar o papel protector e pega-lo à superfícies. É fácil de manusear mas é sempre melhor recorrer a um profissional para garantir a melhor forma de combinar com as paredes e o melhor acabamento. Há também sistemas com montagens das peças em "click" que garantem uma maior estabilidade ao adicionar uma espuma especial entre o solo existente e o vinil.
Durabilidade e fácil manutenção
A camada superior de poliuretano protege os pisos de vinil face à sujidade e possíveis arranhões e o seu desgaste é inferior à maioria dos pavimentos. Para limpar os pisos de vinil também é bastante fácil, com pano ou esfrega ligeiramente húmidos com água morna (nunca com solventes) e deixa-lo secar ao ar. Os seus fabricantes garantem uma durabilidade entre 20 e 25 anos.