É sempre uma alegria ter plantas em casa. É muito relaxante cuidar delas, vê-las crescer e apreciar o seu cheiro, frescura e cor. Viver num apartamento não é uma desvantagem para o seu cultivo. Tudo o que precisa é de um pequeno pedaço de ar livre, sob a forma de varanda, para plantar estas espécies adequadas para todos os tamanhos. Se tiver uma varanda em casa, não se prive do prazer de a encher com plantas. Selecionámos algumas das que mais gostamos, pensando no seu tamanho, e que também são fáceis de manter. Desta forma, só tem de se preocupar com os seus cuidados mínimos, e aproveitar! Tome nota e crie um verdadeiro paraíso urbano em casa, colocando plantas na varanda.
Neste artigo
- Brincos-de-princesa na varanda
- Utilize a varanda para cultivar ervas aromáticas
- Hera e outras trepadeiras no terraço
- Palmeiras anãs para o exterior
- Catos e suculentas numa varanda fechada
- Gerânios num local ensolarado
Brincos-de-princesa na varanda
O seu curioso nome deve-se às flores em forma de sino que ficam penduradas em caules muito finos. Um pequeno arbusto, não superior a um metro, que pode podar como desejar. Aceita muito bem a poda. É muito importante que o ambiente em que se planta seja húmido. Deve ser um lugar fresco com muita luz. Se a sua varanda estiver virada para sul ou leste, um bom toldo ajudará a proteger as suas plantas dos temidos raios de sol.
Pode também usar um ecrã (como mostra a foto) para proteger as suas plantas. E regá-las, com que frequência? Muito frequentemente. O substrato deve estar sempre húmido. Para facilitar o seu trabalho (e para garantir a rega quando vai de férias), não há nada como a rega gota-a-gota. Se tiver uma torneira no exterior, a instalação será bastante rápida. Caso contrário, não é assim tão difícil. Pode usar um tubo que venha da cozinha ou da casa de banho (o que estiver mais perto).
Pode interessar: Como recuperar e tratar as suas plantas
Utilize a varanda para cultivar ervas aromáticas
Utilize a varanda para cultivar uma horta que enriquecem a cozinha. Manjericão, tomilho, alecrim, menta, orégão, coentros, salsa... Mesmo tomates cereja ou alface podem ser cultivados num vaso pequeno! Ilumine a sua cozinha com plantas cultivadas na sua própria varanda e desfrute de um produto natural. Produzir uma salada completa em casa, ou o tempero perfeito para os seus guisados ou pratos de massa, é quase mágico, e mais fácil do que pensa.
Segundo os peritos, são necessárias pelo menos 4 horas de sol. É por isso que a orientação ideal é para sul. Se a sua varanda está virada para norte, esqueça as plantas aromáticas: gerânios, espargos, hortênsias... elas funcionarão melhor. E regar? Bem, depende. O rosmaninho quase não precisa de água, e a salsa, precisa de tanta quanto se pode dar e muito mais.
Hera e outras trepadeiras no terraço
A hera é uma planta muito fácil de cuidar e é também uma boa planta de varanda. Pode ser utilizada como trepadeira (para criar privacidade dos vizinhos), rastejando ou simplesmente pendurada sobre o canto de um vaso. Cresce muito rapidamente e adapta-se maravilhosamente a qualquer tipo de solo. Quanto ao sol, prefere a sombra ao calor excessivo, por isso se a luz que o atinge for indireta, melhor. Mais uma vez, um toldo ou uma malha de sombra é uma boa opção. A rega deve ser frequente, mas não demasiada.
Palmeiras anãs para o exterior
São plantas que também podem ser usadas dentro de casa, mas tenha cuidado com elas porque tendem a crescer bastante. Com o clima e os cuidados adequados irão crescer até se tornarem numa grande planta. Se quiser dar à sua varanda uma sensação super tropical, então pode colocá-las lá. Basta lembrar que gostam de luz, mas não de luz direta. Quanto à rega, deve ser não demasiado abundante, mas frequente.
Para que pareça mais vigorosa, uma palmeira anã necessita de fertilizante regular. E deve ser podada? As palmeiras não devem ser podadas. Quando tiverem completado o seu ciclo, secarão e as folhas cairão. Nessa altura, pode limpar os ramos secos, puxando-os cuidadosamente para fora.
Catos e suculentas numa varanda fechada
Se procura uma planta de varanda que seja muito fácil de cuidar, os catos são a melhor opção. Os catos e suculentas são capazes de armazenar água e requerem cuidados mínimos. Aquele muro baço na varanda pode ser um bom lugar para colocar uma coleção de catos (longe das mãozinhas das crianças, se houver algum em casa). Precisam de muito sol, pouca água e nenhuma geada.
Numa varanda fechada, como a que se vê na fotografia, eles viveriam maravilhosamente. E dentro de casa? Também, desde que estejam perto de uma janela. Então com que frequência devem ser regados? O excesso de humidade apodrece-os, pelo que no inverno regar de 2 em 2 meses é suficiente. No verão, precisa de regar um pouco mais, mas não exagere! Ah, e lembre-se que o substrato deve ser específico para este tipo de planta: com turfa vegetal e areia vulcânica.
Gerânios num local ensolarado
Quem nunca ficou cativado por uma varanda cheia de gerânios em flor? É uma planta muito popular em todas as suas variedades, com folhas arredondadas e aveludadas, que não cresce muito e que precisa de muito sol. Adapta-se perfeitamente ao terreno, pode ser colocado num vaso grande ou pequeno, pendurado no corrimão ou na parede, no chão... O mais importante é que deve estar bem ventilado e num local ensolarado. Quanto à rega, deve ser mais regular e abundante no verão, e muito mais suave no outono.