“Por que é que o meu frigorífico está a congelar os alimentos?”: esta foi a questão que nos chegou por parte de uma utilizadora do habitissimo. Porque, de facto, não é suposto os alimentos ficarem congelados no frigorífico. Aliás, para isso, serve o congelador. Quando isto acontece, este processo pode afetar a sua qualidade e até torná-los impróprios para consumo, representando um sério risco para a saúde.
E já que podemos todos podemos beneficiar das dúvidas alheias, preparamos-lhe um artigo bem completo, onde lhe contamos as possíveis causas desta situação e as soluções a levar a cabo, de modo a evitar que o frigorífico congele os alimentos.
O que é que leva o frigorífico a congelar alimentos
Neste artigo
- O frigorífico está demasiado cheio
- Os alimentos estão encostados na parede traseira
- As temperaturas estão mal reguladas
- O termóstato está danificado
- A porta do frigorífico não fecha bem
O frigorífico está demasiado cheio
Quando o frigorífico está sobrecarregado, a circulação do ar fica obstruída, não passando da forma mais adequada. Quando isto acontece, são os alimentos que se encontram no fundo os que mais sofrem, acabando congelados.
- Solução: Reorganize o frigorífico, de forma a que haja espaço entre os produtos e o ar circule livremente.
Os alimentos estão encostados na parede traseira
A maioria dos frigoríficos é refrigerada pela parede traseira. Logo, quando um alimento ou bebida aí fica encostando, o frio vai diretamente para o produto, provocando o seu congelamento.
- Solução: Deixe um espaço entre a parede traseira e os produtos, evitando encostá-los.
As temperaturas estão mal reguladas
A configuração ideal da temperatura dos frigoríficos deve rondar os 3ºC. Não é porque está mais calor que essa temperatura deve mudar. Aliás, a má regulamentação da temperatura pode afetar seriamente o eletrodoméstico, já para não falar de comprometer o seu funcionamento.
- Solução: Respeite a configuração correta e mantenha a temperatura ideal no frigorifico entre os 3ºC e os 5ºC. Ao fazê-lo, não só está a cuidar dos alimentos, como também do seu eletrodoméstico e ainda vai acabar poupando na factura da luz no fim do mês!
O termóstato está danificado
Às vezes, está tudo em ordem e até fazemos tudo bem, porém o problema é mais sério! Referimo-nos ao termóstato. Quando o termóstato está estragado, este não recebe o sinal de que a temperatura ideal já foi atingida, continuando a esfriar, resultando no congelamento dos alimentos.
-
Solução: Confirme se o termostato está a funcionar corretamente. Caso contrário, é aconselhável substituir o termóstato para tratar da reparação do frigorifico.
A porta do frigorífico não fecha bem
Se a porta não fechar corretamente, o ar frio escapará e o ar quente entrará. Desta forma, o interior do frigorífico vai começar a arrefecer, obrigando a temperatura a descer abaixo do necessário.
-
Solução: Assegure-se que a porta do frigorífico fecha corretamente. Dê uma vista de olhos na borracha e no seu estado, de modo a se certificar de que não há falhas. Igualmente importante é limpar bem toda esta área, removendo quaisquer sujeiras e resíduos que possam estar a condicionar o fecho da porta. A limpeza do frigorifico é também importante para assegurar uma vida útil ao eletrodoméstico e até prolongá-la. Uma coisa é certa: se não conseguir resolver o problema, o melhor é substituir a peça o quanto antes.
Posto isto, se o seu frigorífico está a congelar os alimentos, depois disto deixará de o fazer. Sobretudo não negligência este indicador que pode ser revelador de problemas sérios de que algo não está bem com o seu aparelho, já para não das questões de saúde, relacionadas com a qualidade e estado dos alimentos uma vez congelados.