É cada vez mais comum contarmos com painéis solares nas nossas casas, para ajudar a suprir as necessidades energéticas do lar. Mas é natural que ainda existam diversas dúvidas quando se fala de painéis solares, especialmente no que toca às suas especificações. Neste artigo, explicamos-lhe qual é a diferença entre um painel solar monocristalino e um painel solar policristalino.
Neste artigo
- O que são painéis solares monocristalinos?
- O que são painéis solares policristalinos?
- Qual é a melhor opção para a minha casa?
O que são painéis solares monocristalinos?
Este tipo de painel é constituído por cristais simples de silício, que formam células bem delineadas. Estas caraterísticas produzem o aspeto típico dos painéis monocristalinos, com células pretas quadradas de cantos cortados e envolvidos em molduras brancas. Este tipo de painel apresenta diversas vantagens, das quais destacamos:
-
A eficiência - A pureza da estrutura cristalina vai permitir um melhor desempenho elétrico, e uma maior eficiência na conversão da energia solar em energia elétrica.
-
O coeficiente de temperatura - Os painéis solares perdem rendimento quando a temperatura da sua superfície aumenta, o que se torna particularmente problemático no verão. Como os painéis monocristalinos têm uma degradação térmica inferior, costumam ter melhor rendimento nos meses mais quentes.
No que toca às desvantagens, não podemos deixar de mencionar o preço. Uma vez que os cristais são mais puros, o seu preço será também mais elevado em comparação com um painel policristalino.
O que são painéis solares policristalinos?
Os painéis solares policristalinos são formados por diferentes fragmentos de cristais de silício, contando com mais impurezas na sua estrutura. Este tipo de painel costuma ter uma cor azulada, sem qualquer limitação visível entre as suas células. A sua maior vantagem é o seu preço, uma vez que o seu processo de fabrico é mais simples e envolve menos desperdício do que na produção dos painéis monocristalinos. Embora a diferença entre os dois tipos de painéis não seja significativa numa instalação pequena, como numa residência, os painéis policristalinos costumam ser os mais usados em instalações industriais e em grandes centrais de produção fotovoltaica. Como principal desvantagem, não podemos deixar de referir o facto de necessitarem de ocupar mais espaço.
Qual é a melhor opção para a minha casa?
Apesar de terem algumas diferenças, qualquer um destes tipos de painéis pode ser usado numa instalação residencial com resultados mais que satisfatórios. Além disso, ambos contam com muitas garantias de durabilidade, podendo ultrapassar os 25 anos de vida útil. Assim, a escolha final irá depender muito das suas necessidades e preferências. De qualquer forma, em caso de dúvidas, pode sempre consultar um profissional, que o conseguirá esclarecer e determinar qual é a melhor solução para o seu caso.