O programa Reabilitar para Arrendar foi lançado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana com o objetivo de financiar a reabilitação de edifícios destinados ao arrendamento, em regime de renda condicionada. Se pensa que este pode ser um bom apoio para si, explicamos-lhe tudo sobre o programa e deixamos-lhe algumas coisas a ter em conta para ter sucesso no arrendamento:
Neste artigo
- Quem se pode candidatar?
- Onde pode fazer a candidatura e quais são os documentos de que precisa?
- Existem custos associados ao programa Reabilitar para Arrendar?
- Qual é o prazo de resposta?
- Algumas dicas para preparar a casa para o arrendamento
Quem se pode candidatar?
Qualquer pessoa individual ou coletiva, com natureza pública ou privada, se pode candidatar ao programa Reabilitar para Arrendar. Isto desde que comprove que é proprietário do edifício no qual pretende fazer obras. Os promotores devem ter a situação tributária e contributiva regularizada e não estarem em incumprimento perante o IHRU. Caso a candidatura preencha os requisitos necessários, as intervenções são financiadas até se esgotar o valor dos fundos a disponibilizar.
Onde pode fazer a candidatura e quais são os documentos de que precisa?
A candidatura ao programa Reabilitar para Arrendar efetua-se online. Os edifícios apresentados para efeitos de reabilitação devem ter (comprovadamente) idade igual ou superior a 30 anos, estarem localizados em Áreas de Reabilitação Urbana (fator preferencial), estarem destinados a arrendamento habitacional em qualquer regime (desde que o valor da renda não exceda o valor da renda condicionada) e estarem livre de ónus e encargos.
Existem custos associados ao programa Reabilitar para Arrendar?
Não existem custos associados à apresentação da pré-candidatura e pela análise da mesma pelo IHRU. Por sua vez, existe cobrança de uma taxa correspondente a 0,05% do montante pedido para financiamento (com valor mínimo de 300€) pela análise da candidatura a um empréstimo.
Qual é o prazo de resposta?
A deliberação sobre as candidaturas será feita no prazo máximo de 90 dias após a entrega dos documentos e esclarecimentos solicitados. Por sua vez, o promotor deve dar início às obras de reabilitação num prazo máximo de 90 dias após a assinatura do contrato de financiamento.
Algumas dicas para preparar a casa para o arrendamento
Caso seja bem-sucedido na reabilitação do seu edifício para efeitos de arrendamento, existem algumas coisas que pode ter em conta para tornar os apartamentos mais atrativos. Assim, aconselhamos que preste particular atenção a divisões como a casa de banho e a cozinha, procurando dar-lhes um aspeto moderno e ao mesmo tempo acolhedor, para que os futuros inquilinos se possam ver a viver ali. Outro ponto em que pode e deve concentrar a sua atenção é no homestaging, que pode fazer maravilhas durante a fase das visitas. Com uma decoração cuidada e confortável, torna-se mais fácil aos visitantes apaixonarem-se pelo local e visualizarem a disposição dos móveis.