Os resultados são impressionantes. Uma cozinha com 20 anos de uso transformou-se num espaço super moderno, cheio de estilo e classe e pronto para mais duas (ou mais) décadas de utilização intensiva e de muitas refeições e histórias em família para mais tarde recordar.
Mantendo a disposição da cozinha anterior e aproveitando alguns materiais que estavam em bons estado, os proprietários da casa recorreram à ajuda da Felipa Ribeiro - especialista em decoração e remodelação de interiores na Duality - e conseguiram o resultado final pretendido e dentro do orçamento estipulado. Confira as grandes diferenças!
Neste artigo
Antes da remodelação
Antes da remodelação, a Felipa Ribeiro - uma especialista em decoração e remodelação de interiores na Duality - encontrou uma cozinha em formato de U com uma pequena bancada extra entre a zona de preparação de alimentos e a zona de refeição. Como é natural, depois de 20 anos de utilização intensiva, a cozinha já demonstrava sinais de desgaste e de necessidade de remodelação: uma zona do revestimento da parede estava claramente danificada, havia uma zona bastante inestética por baixo da banca deixando os canos à vista e buracos para a exaustão que também se encontravam visíveis.
A frente dos armários - num material a imitar madeira e que era muito utilizado há duas décadas atrás - acaba por tornar este espaço ainda mais escuro do que já é verdadeiramente. A porta para a zona exterior era uma porta de fole visivelmente danificada e a precisar de ser alterada.
De toda a cozinha com claras necessidades de uma remodelação, é preciso destacar o estado dos tampos em mármore, que se encontravam em perfeitas condições para reaproveitamento e que ajudaram a tornar o orçamento mais acessível para os proprietários, assim como a banca e torneiras, que não evidenciavam grandes sinais de desgaste.
Depois da remodelação
Quando comparamos os cenários desta cozinha antes e depois do trabalho realizado pela Felipa Ribeiro, da Duality, não temos qualquer sombra de dúvidas da gigantesca diferença e evolução que o espaço sofreu.
O formato da cozinha foi mantido, uma vez que era algo que funcionava bastante bem naquela divisão, assim como o tampo de mármore, que estava em excelentes condições, além de permitir apresentar um orçamento mais reduzido ao cliente: “mantendo a disposição da cozinha anterior e o tampo da banca em mármore, optámos por modernizar o espaço através de tons mais sóbrios, portas sem puxador, led´s embutidos, entre outros pormenores”, refere Felipa.
O espaço ficou claramente com mais luz, mais claro, moderno e esteticamente apelativzo. O contraste dos armários lacados a branco com os rodapés e frisas cinzentos é uma solução claramente vencedora e o mais indicado para este espaço, tal como refere Felipa Ribeiro: “optamos por utilizar termolaminado cinza para abrir mais o espaço, já que os clientes não queriam de todo abdicar do tampo, por isso ficáamos muito limitados na disposição da cozinha.”
O balcão de apoio, apesar de manter a mesma disposição, foi alterado no sentido de ficar com mais arrumação e alteado de forma a que os seus utilizadores tenham a possibilidade de realizar refeições mais rápidas nessa mesma zona.
A iluminação embutida entre os armários altos e baixos ajuda também a criar mais amplitude em todo o espaço, além de auxiliar na confeção diária das refeições.
No que toca o revestimento de parede, foi escolhida uma cerâmica de dimensão média e em tom neutro, o que ajuda a enquadrar as frentes da cozinha com o tampo em mármore. Além disso, o apainelado da janela foi pintado num tom de bege, modernizando toda a área e tornando-a muito luminosa.
Finalmente, todos os eletrodomésticos foram embutidos, de forma a tornar todo o ambiente mais completo e integrado. Além disso, as frentes dos equipamentos rondam o metalizado e cinza, cores muito em linha com um espaço mais moderno e elegante.
O que achou desta transformação? Ficou tão impressionado como nós? Diga-nos o que acha nos comentários!
há 4 anos
Bom dia, estou a pensar fazer algo do género mas precisava de saber qual o Budget mínimo, excluindo equipamentos
há 4 anos
É muito interessante ver a mudança para muito melhor, mais interessante ainda seria balizar o custo dessa mudança.
há 4 anos
Boa tarde. Qual a diferença entre o termolaminado e o lacado? Obrigada.
há 4 anos
Olá! Talvez este artigo ajude: spacelovers.pt/cozinhas-lacadas-versus-cozinhas-termolaminadas/
há 4 anos
Por quanto ficou a remodelação?
há 4 anos
Nao gostei. Pouco acolhedor
há 4 anos
Não gostei. Deu-lhe um ar impessoal e frio. Preferia a cor dos armários antigos. (Só a minha opinião)
há 4 anos
A cozinha está lindissima , simples, mas com muito bom gosto por parte da decoradora Felipa Ribeiro( Duality). Só necessitava de saber qual foi o orçamento para ter uma ideia, se trabalham barato ou caro.
há 4 anos
Boa tarde,
está excelente a transformação da cozinha, só é penha não mostrar valores dessa transformação.
há 4 anos
Era o que eu precisava fazer na minha. Ficou excelente.
há 3 anos
Não gostei... acho que o layout não é o melhor, o chão escolhido é completamente datado e a placa não devia estar encostada à parede (deveria ter uma distancia mínima de 30cm). Mas o importante é a familia gostar e ser funcional para eles.
há 3 anos
Não gostei nada, o tampo foi aproveitado? Parece igual ao anterior, datado assim como o chao . A placa encostada a parede também não é nada funcional .
há 3 anos
Está bonito.
Conforme o orçamento/budget há para todos os gostos. Obviamente quanto mais dinheiro melhor os acabamentos, materiais etc etc.
Portanto deduzo que o orçamento não era muito grande mas ficou muito melhor, mais aberto, mais claro ,mais moderno. Gostei muito