Está farto de ver sempre as mesmas coisas em casa? Depois de lhe termos dado ideias para reformar a cozinha, a casa de banho e o quarto por menos de 100€, chega o momento da tarefa mais difícil! A nossa ideia hoje é mostrar um conjunto de ideias fáceis e eficazes para renovar a sua casa por exatamente...zero euros! Quer ver o que temos para si? Leia o artigo!
Neste artigo
- #1 - Mude os móveis de sítio
- #2 - O triângulo perfeito na sua cozinha
- #3 - Bye bye bidet
- #4 - Um quarto que serve para mais que dormir
- #5 - Adeus portas!
- #6 - Redestribua recordações
- #7 - Resgate tesouros
- #8 - Efeito espelho
#1 - Mude os móveis de sítio
A vida é mudança, por isso, porque não mudar os móveis de lugar? Doe ou guarde os móveis que não quer, para poupar algum espaço, e mova os restantes móveis, colocando-os de uma forma prática e de que goste. Terá que prestar atenção ao formato da sala se a sua é quadrada, um sofá em L resulta muito bem; se é retangular, o melhor é colocar o sofá paralelo. Se a sala for muito irregular ou não quiser seguir esta regra, há um truque que funciona sempre: os móveis principais e mais volumosos devem estar voltados para as janelas. Assim, terá mais luz e uma sensação de maior amplitude.
#2 - O triângulo perfeito na sua cozinha
Basta dar uma volta pelo Pinterest para perceber que as cozinhas com muitas coisas expostas são uma coisa do passado. Mas também não precisa de se livrar de tudo o que tem! A ideia é manter a ordem, e para isso, tente aproveitar cada centímetro dos seus armários e, sempre que possível, faça uma boa distribuição do espaço para que este seja mais versátil. Por exemplo, uma ilha pode servir como mesa de jantar, mesa auxiliar e como divisória. O ideal é que o frigorífico, o lava-louça e o fogão formem um triângulo imaginário, para otimizar o uso da cozinha.
#3 - Bye bye bidet
Se a sua casa de banho é grande e luminosa, tem muita sorte, até porque normalmente esta divisão não é assim. Caso a casa de banho seja pequena e tenha um bidé que não usa, conseguirá ganhar mais espaço se o retirar e usar esse espaço para uma estante ou algo para armazenar coisas. Lembre-se que as peças com mais volume (como o duche ou banheira) devem ficar ao fundo da divisão, com os restantes elementos centrados do mesmo lado. Se colocar o lavatório e a sanita do mesmo lado, terá mais espaço para se mover. Pode também colocar a máquina de lavar na casa de banho, integrando-a com o ambiente para uma decoração mais coesa.
#4 - Um quarto que serve para mais que dormir
Os quartos deixaram de ser a divisão em que apenas entramos para dormir. Agora que as casas são mais pequenas, aproveita-se esta divisão para estudar, trabalhar ou armazenar coisas. Se não quer que o caos acabe por dominar o quarto, é primordial que respeite as medidas de cada coisa e que tenha em mente certas proporções. O ideal é que fiquem no mínimo 60 cm livres de cada lado da cama. E se a porta do armário chocar com algo? De momento, pode tirar as portas (e colocar cortinas, se não gosta da roupa exposta) e no futuro pode colocar portas de correr. O armário é também o móvel mais volumoso, por isso coloque-o na parede mais ampla da divisão. Se este for embutido, pode pintá-lo da cor da parede ou forrá-lo de espelhos, para que passe despercebido. Simples e eficaz!
#5 - Adeus portas!
Se a porta da cozinha ou da sala quase nuca é fechada, porque é que a tem? Uma porta convencional não deixa de ser um obstáculo em divisões pequenas. A solução ideal seria trocá-la por uma porta de correr que não incomode aberta ou fechada, mas como não temos orçamento para isso, ficamos pela metade do caminho. Atreva-se a desmontar a porta e pinte o que restou da mesma cor da parede. Não terá nenhum obstáculo e tudo ficará mais amplo e acessível.
#6 - Redestribua recordações
Pode parecer estranho, mas mudando a distribuição dos quadros da sua casa, consegue mudar o aspeto desta numa tarde. Agora existem até sistemas que não necessitam de pregos para pendurar, o que torna a tarefa mais prática. Para que tudo corra bem, siga sempre uma ordem ou proporção. Escolha molduras da mesma cor e misture com letras, fotos e motivos em branco e preto, ou faça combinações de 2 cores. Atreva-se a encher as suas paredes de recordações de viagens e experiências. É bonito, gratificante e grátis!
#7 - Resgate tesouros
Na casa da sua avó, na arrecadação ou até num contentor podem-se encontrar autênticas jóias que, com um pouco de limpeza e uma pintura se podem converter no destaque da sua casa. As caixas de madeira, como as de guardar a fruta, podem servir para fazer estantes ou um porta-revistas com rodas. E o que dizer dos infinitos usos das paletes? Lembre-se que as modas são cíclicas e que tudo volta. Adira à moda do vintage para decorar sem gastar!
#8 - Efeito espelho
Pode ser na sala, naquela parede de entrada chata ou na casa de banho. A combinação de espelhos de formas e tamanhos distintos ajuda a trazer mais estilo e luz (porque a projeta). Procure todos os espelhos que tem guardados, ou faça uma coleta entre amigos e familiares. Com eles, trará mais alegria à sua casa, sem ter que gastar dinheiro com isso.
há 4 anos
Boas ideias, sobretudo a dos espelhos!
há 4 anos
São bons ,sao profissionais