Cada vez mais recorremos a soluções digitais no nosso dia a dia e a atual situação reforçou ainda mais a necessidade de nos adaptarmos. Hoje em dia, podemos comprar quase tudo o que quisermos online, desde produtos a serviços. Assim, é fundamental que você chegue aos seus clientes no mundo virtual, de modo a tornar o seu negócio ainda mais competitivo. Mas não basta disponibilizar os produtos/serviços, terá também de se adaptar aos pagamentos digitais, de modo a que os seus clientes possam pagar de forma segura e sem sair de casa. Para o ajudar nesta questão, deixamos-lhe aqui algumas das formas de pagamento digitais mais populares em Portugal:
Neste artigo
Multibanco: este é um sistema de pagamento muito popular no nosso país, já que é de fácil utilização e compreensão. Num pagamento multibanco, são geradas referências em que constam a entidade do seu negócio e a referência para se efetuar o pagamento. O seu cliente pode depois pagar o serviço usando os valores que constam na referência multibanco que lhe é fornecida, podendo recorrer a uma caixa multibanco ou à aplicação do seu banco. As referências costumam ser geradas automaticamente após a compra e aparecem na página de checkout, ou são enviadas para o cliente por e-mail ou sms. Para poder criar referências multibanco, terá de contratar os serviços de uma empresa como o EuPago ou a Ifthenpay. Estas empresas cobram uma taxa por pagamento efetuado, pelo que deverá comparar e escolher a melhor opção para o seu negócio.
Paypal: o Paypal ainda é a forma de pagamento digital mais usada no nosso país, já que permite aos utilizadores pagarem as suas compras sem terem de fornecer dados pessoais. Para além de poder receber pagamentos nacionais, poderá também receber dinheiro de clientes internacionais, já que a plataforma está presente um pouco por todo o mundo. O Paypal é também uma boa opção para negócios, já que permite passar faturas e enviá-las diretamente para o cliente, para cobrança. Se tem uma loja online, este sistema é muito fácil de integrar, bastando por vezes inserir apenas os dados da sua conta Paypal para que a configuração se faça de forma automática, sem necessidade de contratar terceiros.
MbWay: este método de pagamento está a conseguir cada vez mais adeptos em Portugal, já que permite fazer pagamentos através do smartphone, tablet ou computador. Apenas tem de se dirigir a uma caixa multibanco e ativar o MbWay, definindo um código de 6 dígitos que será o seu PIN. Depois de ativado o serviço, apenas terá que fornecer o seu número de telefone na loja online, e será enviado automaticamente um pedido de pagamento para a aplicação. Só terá de confirmar a operação para que o pagamento seja feito.
Para além destes métodos de pagamento, consegue encontrar outros que só agora estão a ganhar relevância, como o MEO Wallet ou o Apple Pay. O Payshop sofreu algumas perdas devido aos pagamentos digitais, mas ainda pode ser utilizado. Apenas terá de criar a referência Payshop (um serviço que pode ser contratado nas empresas mencionadas no ponto Multibanco), e o seu cliente pode pagar o serviço em qualquer ponto Payshop. Se precisa de fazer transferências frequentes ou paga muitos juros e comissões no seu banco, pode sempre considera aderir a um banco virtual, como o ActivoBank ou a Monese. Consegue fazer todas as operações online ou através de uma aplicação, sem custos. Não paga transferências, nem paga manutenção de conta, o que pode ser uma grande ajuda para o seu negócio.
Com tantas opções de pagamento existentes, pode-se tornar difícil escolher qual ou quais deve utilizar. O ideal é que pese bem os prós e os contras de cada uma e pense no seu público-alvo: quais são os métodos de pagamento que preferem? Quais são os mais convenientes? E que métodos são mais vantajosos para si em termos de comissões? Quando tiver uma decisão tomada, não se esqueça de avisar os seus clientes acerca deste novo método de pagamento, de modo a que eles fiquem ainda mais seguros ao contratar os seus serviços. Talvez até lhe traga novas oportunidades de negócio!