Se também está na luta para eliminar o plástico de casa, saiba que não está só! Para lhe ajudar, reunimos algumas dicas para reduzir o plástico de casa no dia a dia - o ambiente agradece! E, a longo prazo, também a sua carteira e saúde!
Neste artigo
Na casa de banho
Se olhar à volta, vai ver quantas embalagens e plástico a rodeiam: shampoo, cremes, ..... Aproveite para fazer uma limpeza do que não usa ou está fora de prazo e comece a optar por soluções mais sustentáveis.
Por exemplo, opte por cotonetes e escovas de dentes de bambú. Deixe de comprar gel de banho, substituindo-o pelo sabonete. E use a máquina para se barbear ou depilar, eliminando, assim, as giletes de plástico da sua vida.
Além disso, pode trocar os produtos químicos que usa para manter um cheirinho agradável na casa de banho - e que muitas vêm em embalagens de plástico - por velas aromáticas ou incenso, por exemplo.
Na cozinha
Opte por comprar utensílios de cozinha de madeira, metal, silicone bambu ou vidro, sejam eles talheres, caixas, etc. Ainda que possam ficar mais caros, pense nessas compras também como um investimento, já que tendem a durar mais, a longo prazo.
Evite usar película plástica aderente para conservar comida. Como alternativa, pode antes usar alumínio, sacos reutilizáveis ou outros recipientes.
E já agora, por que não usar a cafeteira em vez das populares cápsulas de café? Infelizmente, são muito poucas as marcas de cápsulas que oferecem soluções de reciclagem. O mesmo é válido para a água, verá como comprar uma garrafa térmica será um bom investimento no futuro, pois não terá de comprar garrafas de plástico na rua, elimando o plástico e gastos extras fora de casa.
Menos plástico no quarto das crianças
Se tem crianças em casa, já se deu conta que 1) muitos dos seus brinquedos são de plástico e 2) têm mais brinquedos do que aqueles que, de facto, usam. Nesse sentido, seja mais consciente na hora de comprar brinquedos, assim como acessórios para os mais novos e evite os brinquedos de plástico - muitas vezes mais tóxicos. Aliás, verá como há cada vez mais fabricantes a apostar em brinquedos de madeira e de pano para os mais novos. Como vê, bastam escolhas simples para eliminar o plástico de casa
E sabe aqueles brinquedos com os quais o seu filho já não brinca? Ofereça-os ou faça uma doação.
Limpeza sustentável
Não é apenas cortando nos sprays e limpadores de ar que vai conseguir eliminar o plástico de casa! Opte também por métodos alternativos de limpeza, mais ecológicos e menos tóxicos. Nesse sentido, verá como o bicarbonato de sódio, o vinagre e o limão podem ser fortes aliados na hora de fazer uma limpeza mais ecológica à sua casa.
E, claro, opte sempre por separar o lixo, reciclando em casa.
Nas compras
Leve sempre consigo bolsas e sacos próprios para trazer as suas compras. E sabe aqueles saquinhos mais pequenos para colocar a fruta e vegetal, leve-os também. Pense que na redução do plástico, todos esforços são bem-vindos.
A próxima vez que for comprar arroz, feijão e outros produtos, procure lojas que vendam por atacado. Depois, uma vez em casa, basta arrumá-los nas suas caixas e potes. Contudo, não se esqueça de levar as suas bolsas e recipientes quando for fazer a compra… ou acabará por ter de recorrer aos sacos de plástico para levar os produtos para casa.
há 4 anos
Grata por estas ideias simples de pôr em prática e sustentáveis! Maravilhoso artigo!
há 4 anos
Olá Maria!
Obrigado pelas palavras tão simpáticas, ficamos contentes por ter gostado das nossas dicas.
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
há 4 anos
Já procuro restringir ao mínimo o plástico.
O futuro também passa por aqui.
há 4 anos
Olá Silva,
tem razão, o futuro passa mesmo por reduzir e reciclar ao máximo!
Obrigado por acompanhar os nossos artigos.
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
há 3 anos
Obrigado pelas dicas