É incrível como pequenas remodelações podem dar um ar de frescura e novidade à sua casa. Um dos locais a que menos costumamos prestar atenção é a lareira, mas esta não tem de ser apenas algo de prático que aquece a sua casa. A lareira pode e deve ser um foco da sua decoração, e o melhor é que não é necessário muito para a renovar. Deixamos-lhe aqui um guia simples de como o pode fazer:
Verifique a estrutura da lareira
Antes de fazer qualquer tipo de trabalho, é importante que um profissional verifique a estrutura da sua lareira, para garantir que tudo está em condições e que não são necessárias nenhum tipo de intervenções para garantir a estabilidade e segurança da sua lareira. Mesmo no caso em que sejam necessárias intervenções, existe a possibilidade de aproveitar muita da estrutura já existente, o que lhe permitirá poupar neste ponto do processo.
Prepare a lareira
Se optou por deixar a lareira aberta, em princípio, poderá começar a pensar na decoração desta. Mas se vai realizar a instalação de algo como uma lareira elétrica ou um recuperador, deverá garantir, juntamente com um profissional, que a estrutura existente suporta todos os tubos e fios do novo sistema de aquecimento, de modo a evitar-se problemas como o refluxo do fumo para a sua sala, quando o recuperador estiver aceso.
Instale um recuperador ou lareira elétrica
Tomada a decisão de instalar um recuperador ou uma lareira elétrica (ou outro sistema de aquecimento à sua escolha), está na hora de o instalar no local certo. Mais uma vez, o trabalho deverá ser feito por um profissional, evitando-se assim muitos erros que poderiam comprometer a usabilidade do seu aquecimento. O novo sistema será instalado no local da sua lareira antiga e permitirá que aproveite muito mais o calor na sua casa, quando comparado a uma lareira antiga.
Revista a parede
Com a parte técnica instalada, está na altura de pensar na decoração. Neste ponto, as possibilidades são infinitas: pode fazer algo simples, como colocar algumas molduras ou enfeites na chaminé, ou pode decidir revestir a chaminé com outro material à sua escolha, que combine com a decoração do espaço e chame a atenção. Muita gente opta por pintar a chaminé de uma cor diferente, criando assim um ponto de interesse visual sem gastar muito.
A diferença está nos pormenores
O toque final é dado pelos diversos pormenores que for colocando na chaminé e no espaço em volta desta. Por exemplo, pode usar espelhos de cada lado da lareira, para tornar a divisão mais luminosa e apelativa. Em alternativa, pode colocar prateleiras de cada lado da chaminé e usá-las para decorar o espaço, ou até criar uma pequena biblioteca. Use a sua imaginação e pense naquilo que mais precisa no dia-a-dia, e parta daí para idealizar a decoração deste espaço.