Ter uma varanda pequena não o impede de ter um espaço exterior do qual possa desfrutar nos dias quentes. Afinal, existem muitas coisas que pode fazer para aproveitar ao máximo o espaço da sua varanda. Se está à procura de algumas ideias e inspiração, então estas nossas dicas são perfeitas para si:
Neste artigo
- Use as paredes da varanda
- Aproveite o teto da varanda
- Aposte numa mesinha para a sua varanda
- Não encha demasiado a varanda
- Muito verde para a varanda
Use as paredes da varanda
As paredes, seja de que divisão for, não costumam ser muito bem aproveitadas, mas fazê-lo acaba por se tornar especialmente relevante em espaços pequenos. Assim, avalie a sua varanda e pondere colocar nas suas paredes algumas prateleiras ou até estantes, onde possa pôr algumas plantas e peças decorativas que vão ajudar a animar mais este espaço exterior.
Aproveite o teto da varanda
Outro ponto pouco aproveitado é o teto, mas a verdade é que existem inúmeras possibilidades de o usar para ter uma decoração diferente. Por exemplo, colocando alguns vasos suspensos no teto e plantas pendentes, conseguirá criar uma espécie de “cortina” na parte superior da varanda pequena, que ajuda a dar um ar de sonho ao espaço.
Aposte numa mesinha para a sua varanda
Num espaço pequeno, é boa ideia apostar em móveis multiusos. Assim, uma mesa e duas cadeiras são mais do que suficientes para satisfazer as suas necessidades, até porque estes móveis podem ser usados para pôr a leitura em dia cá fora, fazer algumas refeições ao ar livre ou até trabalhar a partir da sua varanda, caso trabalhe a partir de casa.
Não encha demasiado a varanda
Procure não colocar demasiadas coisas num espaço pequeno, porque isso acaba por comprometer a circulação, tornar a varanda pouco prática e acabar por tornar todo o local menos apelativo, o que é o oposto daquilo que se pretende. Alguns móveis, plantas e uma ou outra estante são mais do que suficientes para uma varanda pequena agradável.
Muito verde para a varanda
Não podemos deixar de mencionar as plantas, até porque são elas que costumam dar mais vida a um espaço exterior. Caso não tenha jeito para a jardinagem, escolha espécies que sejam fáceis de cuidar e muito resistentes. As plantas não devem, no entanto, impedir a livre circulação dentro do espaço. Por isso, coloque-as em locais estratégicos da varanda, como em recantos ou prateleiras.