Uma cozinha monocromática (ou seja, que usa maioritariamente uma cor apenas) é um autêntico tesouro da decoração de interiores. O uso de apenas uma cor torna a decoração do espaço ainda mais desafiante, e o resultado final ainda mais recompensador e fantástico. Se sempre gostou de cozinhas monocromáticas, este artigo é para si! Inspire-se com as nossas sugestões:
Neste artigo
- Branco e mais branco
- Cinzento é o novo branco
- Traga luz para a sua cozinha
- Vidro na decoração
- Pequenos toques de cor - sim ou não?
- Tons escuros na cozinha
- Mais cinza
- Um espaço agradável
- Integração perfeita
- Leveza na cozinha
Branco e mais branco
Muitas das cozinhas monocromáticas usam o branco como cor principal, já que assim o espaço fica mais luminoso e visualmente mais amplo do que se se usassem tons mais escuros. No caso desta cozinha, o branco é a estrela, complementada pelos pequenos toquem em prateado nos eletrodomésticos e na iluminação. Para realçar o efeito monocromático, o chão e as paredes são também brancos.
Cinzento é o novo branco
Usar o cinza na sua cozinha é uma excelente forma de manter alguma luminosidade no espaço, dando-lhe ao mesmo tempo um toque diferenciador. O cinzento é também perfeito para uma cozinha de estilo monocromático, já que combina na perfeição com a maioria dos eletrodomésticos, permitindo um efeito de continuidade ao longo de todo o espaço.
Traga luz para a sua cozinha
Apesar de as paredes desta cozinha estarem pintados num cinza claro, o efeito monocromático mantém-se através do branco nos móveis e ilha de cozinha e pelo uso inteligente de um teto falso, pintado também de branco, que não só traz continuidade ao tema do branco como permite iluminar a ilha de cozinha de forma inteligente.
Vidro na decoração
Uma excelente forma de manter o monocromático na sua cozinha é apostando em peças em vidro, que são funcionais e não interferem com a cor existente. Esta cozinha é um bom exemplo disso: o branco reina nesta espaço, e a mesa de refeições em vidro conjugada com os bancos igualmente transparentes trazem vida ao espaço sem contrastar com a cor escolhida.
Pequenos toques de cor - sim ou não?
Por definição, uma cozinha monocromática deveria ter apenas uma cor em tudo - chão, paredes, armários e restantes móveis. Mas na prática, pode adicionar pequenos toques de cor, desde que mantenha a maioria do espaço com apenas um tom. É o caso desta cozinha: a maioria do espaço está em branco, dando um efeito monocromático, mas as cadeiras em azul e os detalhes em dourado trazem mais vida ao ambiente sem contrastar demasiado.
Tons escuros na cozinha
Nem só de branco se fazem as cozinhas monocromáticas - os tons escuros também ficam perfeitos, especialmente se o espaço for um pouco maior. Nesta cozinha, usou-se o preto como cor principal nos armários, chão e parede. Os eletrodomésticos na mesma cor contribuem em muito para a sensação de uma única cor presente no espaço, e apesar de o teto ser de uma cor diferente, como se trata de uma madeira escura não há demasiado contraste.
Mais cinza
Esta cozinha é o exemplo perfeito de que o monocromático pode ser feito de forma subtil e mesmo assim eficaz. O uso do cinzento nos móveis de cozinha e nas paredes ajuda a criar um efeito de continuidade, apesar de o chão e o teto não serem da mesma cor. A porta pintada de cinzento é um toque de génio neste espaço, já que se camufla na perfeição no local.
Um espaço agradável
Uma cozinha monocromática não tem de ser aborrecida, apesar de usar maioritariamente só uma cor. Nesta cozinha, o branco é a estrela, transmitindo luminosidade e uma sensação de limpeza e leveza. Apesar de as cadeiras e o chão serem de cores diferentes, o quadro geral ainda é de monocromatismo, estando o branco presente de forma muito forte em todo o espaço.
Integração perfeita
O uso da mesma cor nos armários e nas paredes permite criar uma ilusão de grandeza e de inclusão perfeita no espaço, sem que os móveis de cozinha se destaquem demasiado. Neste exemplo, o branco é o rei, complementado com as cortinas na mesma cor que criam a ilusão de uma parede. O uso do monocromático na cozinha permite que a mesa de jantar brilhe em todo o seu esplendor.
Leveza na cozinha
Ainda que use tons mais escuros na sua cozinha monocromática, há algo de leve e reconfortante neste estilo. Por isso, não hesite e arrisque - escolha a sua cor preferida e deite mãos à obra. O resultado final será um espaço acolhedor, luminoso e do qual não nos apetece sair - quer pinte toda a sua cozinha de preto, de branco, cinzento ou de outra cor mais forte!