A cor na decoração ajuda a dar personalidade, leveza e até conforto às divisões onde é usada, mas nem sempre sabemos de que forma podemos usar as cores para esse efeito. Se tem dúvidas de como usar (mais) cor na decoração ou simplesmente procura alguma inspiração, este artigo é para si.
Neste artigo
- 1. Dormitório colorido com tons pastel
- 2. Mistura de cores na sala de estar
- 3. Uma sala colorida, mas sóbria
- 4. Ambiente cheio de cor e com fundo neutro
- 5. Mais cor na cozinha
- 6. Dê vida e cor no quarto infantil
- 7. Combine cores contrastantes na sala
- 8. Azulejos coloridos na cozinha
- 9. Abuse das cores primárias na decoração da sala
- 10. Paredes, chão e decoração no mesmo tom
1. Dormitório colorido com tons pastel
Os tons pastel combinam muito bem entre si, o que pode dar origem a decorações alegres e, ao mesmo tempo, suaves ao olhar. Mantenha a base neutra e dê toques de cor tanto numa parede de destaque como através de têxteis e objetos decorativos, todos em tons pastel e seguindo uma palete de cores a definir antes de começar o projeto.
2. Mistura de cores na sala de estar
É possível usar diversas cores numa mesma divisão sem a sobrecarregar demasiado, mas isso tem de ser feito com peso e medida. Escolha no máximo 3 cores para usar na decoração principal da sala, mas aposte em diferentes tonalidades dessas cores para compor o ambiente e o deixar mais alegre. Depois, complemente com pequenos toques em outras cores a seu gosto.
3. Uma sala colorida, mas sóbria
Se gosta de um estilo um pouco mais sóbrio, mas não dispensa o uso de cor, escolha uma tonalidade principal para usar na decoração e coloque-a na parede ou numa peça-chave da decoração. De seguida, complemente com itens decorativos neutros ou dentro da mesma família de cor da que usou nas paredes.
4. Ambiente cheio de cor e com fundo neutro
A forma mais fácil de poder usar várias cores diferentes numa mesma divisão é mantendo a base, como as paredes, numa cor neutra. Dessa forma, qualquer cor que usar na divisão vai-se destacar, seja ela usada numa peça de mobiliário ou num tapete. Escolha algumas das suas cores preferidas para pequenos detalhes cheios de vivacidade.
5. Mais cor na cozinha
Quem disse que um pouco de cor não caía bem numa cozinha? Existem várias formas de alegrar esta divisão, seja pintando os armários de uma cor forte, seja optando por azulejos ou bancadas em cores diferentes. Para um resultado intemporal, combine uma base neutra (que não tem necessariamente de ser o branco) com um destaque visual intenso noutra cor.
6. Dê vida e cor no quarto infantil
Se há local que pede cor, é um quarto infantil. Aqui, pode usar a imaginação e misturar diversas cores e padrões, para criar um ambiente alegre. Se quer garantir que o resultado é harmonioso, opte por um papel de parede que tenha diversas cores, e assim conseguirá usar vários tons na decoração sem que estes destoem demasiado.
7. Combine cores contrastantes na sala
Todos conhecemos o contraste de preto e branco, mas existem vários contrastes que podem ser criados com cores diferentes, e que criam um efeito igualmente elegante e ainda mais único. Escolha uma cor para as paredes e complemente com apontamentos têxteis e decorativos numa cor que seja contrastante, colocando alguns neutros à mistura para equilibrar o ambiente.
8. Azulejos coloridos na cozinha
Se é fã de um estilo mais tradicional e rústico, o uso de azulejos coloridos é uma boa opção para a sua casa, podendo usar esses azulejos como revestimento de paredes, para criar uma peça de destaque numa divisão ou para cobrir o chão de alguns locais e dar-lhes assim um pouco mais de cor. Escolha azulejos diferentes, mas que combinem entre si.
9. Abuse das cores primárias na decoração da sala
Usando a mistura de amarelo, azul e rosa na decoração, mesmo que em pequenos apontamentos, ajuda a dar mais vida a um espaço que de outra forma seria simples. Use estas cores em têxteis, em decoração nas paredes e em outros apontamentos pontuais ao longo do espaço, e combine com um fundo neutro,
10. Paredes, chão e decoração no mesmo tom
Se é fã de uma cor particular, pode-a usar para colorir as divisões da sua casa, apostando nas suas diferentes tonalidades para criar espaços mais vivos e com um maior interesse visual. Combine com uma cor neutra como o branco para que a sua cor preferida seja realçada e seja a verdadeira estrela da decoração do local.