A decoração da nossa casa vai além dos elementos decorativos que adicionamos para dar personalidade. As paredes da nossa casa, falam e transmitem a essência que procuramos atribuir, por isso mesmo este é também um importante elemento de decoração que o vais querer decorar e colocar ao teu gosto.
Atualmente encontra várias soluções no mercado que te podem ajudar a ter a parede dos teus sonhos, com poucos recursos e soluções bem económicas. Descobre qual o melhor revestimento de parede para a sua casa!
Neste artigo
Azulejo
Este é dos revestimentos mais comuns e fáceis de encontrar, com mais padrões e cores que podes facilmente adaptar ao teu gosto - desde geométrico, com padrões ou lisos com cores, e com diferentes preços que podem iniciar a partir dos 4€.
Este material é ideal para as casas de banho ou cozinhas, por serem zonas da casa mais expostas à humidade e à água, porém podes utiliza-lo em qualquer outra divisão da casa.
Pedra
A utilização da pedra como método de revestimento de paredes é muito utilizado em ambientes onde se procura atribuir um aspeto mais rústico ao local. Sendo que apesar de ser mais frequente a sua utilização no exterior como em varandas ou pátios, podes ainda encontra-lo no interior em salas de estar,ou mesmo em quartos, adegas ou cozinhas.
A cada local podes utilizar um corte ou pedra diferente, que vão sem dúvida alguma atribuir singularidade ao espaço.
Mármore
O mármore é um dos materiais mais intemporais de revestimento que vêm desde a Grécia Antiga. Este apesar de ser um dos revestimentos de eleição por atribuírem elegância e sofisticação a qualquer espaço onde esteja presente, é também um dos materiais mais caros e por vezes difícil de limpar.
A sua utilização é geralmente recomendada em espaços como a cozinha ou casa de banho, para as bancadas mas, também pode-se utilizar como cobertura de parede ou junto à piscina.
Madeira
A Madeira é o revestimento que não pode faltar na tua casa! Porque? Este é um material económico, versátil que o pode aplicar em qualquer espaço da tua casa, que trará um acolhimento extra que faz com que todos se sintam confortáveis no lar.
Podes utiliza-lo apenas para cobrir um espaço ou parede, como revestimento da bancada da cozinha. Para o tornar mais apelativo e interessante podes adorna-lo com luzes LED ou escolher entre os vários tons de madeira, para o que melhor se enquadra.
Tijolo
Suspiras por uma casa com um ar rústico? Então este é o revestimento que tens de aplicar! O Tijolo é um revestimento versátil e cada vez mais utilizado em casas antigas, que usam a exposição do tijolo como forma de decoração, sem se preocuparem com elementos que se encontram partidos, tudo é válido e fica em perfeita harmonia na decoração do lar.
Podes inclui-lo em qualquer espaço da tua casa - desde a cozinha, à sala ou casa-de-banho, tudo fará sentido para adicionar.
Granito
O Granito é um material semelhante ao Mármore, sendo mais resistente à poluição e à utilização de produtos químicos, mas menos sofisticado. Este tem na sua composição vários minerais que fazem com que tenha os diferentes tons conhecidos.
Este é um revestimento mais caro em comparação que o azulejo, uma vez que o preço inicia a partir dos 70€, porém depende da forma e do local onde o pretendes aplicar. Aqui entre nós, achamos que fica maravilhoso em pormenores de escadas, bancadas de cozinha ou como piso.
Vidro
Sem dúvida alguma que o vidro à semelhança do que acontece com o mármore trás classe e sofisticação ao interior de qualquer casa. Ele, pode ser aplicado em qualquer divisória da casa e até como parede para o exterior. Porém, não nos podemos esquecer que com a inclusão de paredes de vidro num projeto a privacidade face aos outros diminui.
Apesar disso, é uma ótima opção para espaços pequeno uma vez que para além de permitir uma maior entrada de luz dá ainda a sensação ótica de aumento do espaço.
No momento de escolher qual o vidro perfeito, existem duas opções o transparente ou o temperado, que por norma é mais caro, mas também mais resistente.
Cerâmica
A cerâmica, normalmente utilizada nas paredes e pisos, é um dos principais materiais de eleição pela excelente combinação qualidade x preço ou pelo facilidade de limpeza dos mesmos. Esta, tem ainda a vantagem de poder ser facilmente personalizada consoante o gosto pessoal.
Este tipo de material, quando aplicado em pisos pode ter ainda outras características particulares adjacentes, como o facto de poder ter uma aplicação ou não de esmalte - sendo susceptível a infiltrações de água, quando não tem, ou o facto de ser anti-derrapante - ideal para quem gosta de andar descalço.
Pastilha
A pastilha é um revestimento geralmente muito utilizado em zonas mais húmidas da casa - como as cozinhas e casas de banho. Este é um material adesivo e fácil de limpar, sendo por isso muito utilizado.
Se gostas de dar um toque pessoal à decoração da tua casa, vais querer usar as pastilhas adesivas! Em qualquer espaço da tua preferência podes dar cor ou padrões, que vai ajudar-te a fazer com que te identifiques mais com a divisão. Apesar deste ser um material fácil de encontrar, recomendamos que procures um especialista na hora de o aplicar, sem dúvida que ele poderá ajudar-te.
Betão
Depois de largos anos em que o betão era considerado o patinho feio dos revestimentos, finalmente chegou o momento deste se destacar.
O betão é um material versátil que se adapta em perfeita harmonia à linguagem da tua casa - desde a mais rústica, romântica ou vanguardista, tudo depende dos detalhes que adicionares. Tem ainda vantagem de ser um material económico, uma vez que não precisa de outros revestimentos complementares como os já mencionados acima. Porém, lembra-te que em especial neste caso, é recomendado que recorras a um profissional para te ajudar.
Como podemos ver, a decoração não termina nas cores e nos elementos decorativos que podemos colocar na nossa casa. Mas podem-se estender às paredes, com a vantagem de que não é permanente... Em qualquer momento podes troca-lo!