Numa construção, seja qual for o seu tipo ou a sua dimensão, são inúmeros e muito diferentes os materiais de construção necessários para a sua realização. Sendo sempre produtos que necessitam de um
investimento significativo, pode ser muito importante, do ponto de vista económico, ter uma atenção ao preço de cada material. Para se garantir uma boa economia de preços, conseguir poupar algum do orçamento da sua obra e deixar o cliente mais satisfeito, idealizámos 5 dicas imperdíveis para poupar na compra de materiais de construção:
#1 Comparar preços
Se a ideia for aplicar um determinado tipo de material, a melhor maneira de se conseguir um bom preço, é fazer uma pesquisa junto dos fabricantes e revendedores. Para o mesmo produto pode haver diferentes preços em cada loja de materiais de construção, pois cada revendedor consegue negociar as suas margens de lucro ou ter mais material em stock e assim conseguir fazer promoções ou outras campanhas de baixa de preços.
#2 Procurar alternativas
Por vezes a escolha de um material específico pode ter uma alternativa mais em conta, tendo um efeito geral semelhante tanto em texturas ou cores, como acontece nos revestimentos. O preço mais elevado de certas marcas ou produtos está muito relacionado com a sua alta qualidade e garantia, podendo haver no mercado produtos semelhantes, com preços mais baixos, mas que poderão ter uma qualidade inferior em comparação com o produto mais caro. Ao se procurar alternativas online ou em lojas físicas, pode-se encontrar materiais de qualidade a bons preços e muito idênticos a outro produto de uma gama mais elevada.
#3 Aproveitar promoções
As empresas de venda de materiais, muitas vezes compram grandes quantidade de materiais, garantindo assim um melhor preço de compra, sendo mais rentável. O que acontece em alguns casos é não haver um escoamento de stock e o produto ficar em armazém mais tempo do que o previsto. Assim, para haver um escoamento do produto e a garantia de um retorno do investimento, as empresas lançam campanhas promocionais de produtos, reduzindo o preço, por exemplo, sendo uma vantagem interessante para o comprador. Nestes casos deve-se ter em atenção às quantidades de material, que devem ser limitadas, correndo o risco de não haver material igual, quando o stock terminar, como acontece no caso dos revestimentos cerâmicos.
#4 Comprar em lote
Se se for realizar uma obra, poderá haver vantagem em comprar o maior número de materiais de uma só vez no mesmo fornecedor. Muitas lojas de materiais de construção têm nos seus catálogos uma grande diversidade de produtos. Com um maior volume de compras é possível conseguir um melhor preço global, beneficiando de alguns descontos comerciais, ofertas de taxas de entrega ou abertura de linhas de crédito com benefícios para o comprador.
#5 Procurar ajuda técnica
Para se conseguir a melhor relação preço/qualidade de um material específico, não há melhor opção do que se contactar os comerciais técnicos de cada marca, que garantem todo o apoio especializado. Além do conhecimento de um produto específico, estes profissionais conseguem obter uma visão mais alargada da diversidade de materiais, marcas e referências existentes no mercado dos materiais de construção, especialmente da marca que representam. Podem surgir muitas oportunidades de materiais com desconto através deste contacto directo com os comerciais de vendas das marcas dos produtos.