Por muito que gostássemos de desfrutar de um clima tropical o ano inteiro, o inverno existe, e não podemos parar o trabalho por causa do frio. Nem todas as regiões de Portugal contam com as mesmas temperaturas, mas se vive (e trabalha) numa zona com invernos mais rigorosos, há que estar preparado. Desde as botas de segurança impermeáveis aos casacos calafetados. Assim, propomos-lhe 5 equipamentos de trabalho que o podem proteger do frio do inverno.
Neste artigo
- Considerações gerais
- 1. Calças impermeáveis
- 2. Casacos aquecidos
- 3. Luvas resistentes
- 4. Não se esqueça do calçado
- 5. A importância da proteção facial
Considerações gerais
Antes de falarmos das 5 peças de roupa em questão, devemos deixar claras uma série de coisas. Para começar, é melhor vestir-se por camadas, já que assim estará mais protegido do que se usasse uma única peça mais grossa. Ainda que pareça impossível, as camadas de ar que se geram entre as peças de roupa ajudam a isolar melhor o corpo do frio. Para além disso, se não estiver a usar camadas de roupa, não poderá tirar algumas peças em momentos de maior trabalho, para evitar o suor excessivo (algo que pode aumentar as suas hipóteses de apanhar uma constipação). Recordamos também que a camada interna, que está em contacto com a pele, deve ser de um tecido transpirável, para poder lidar com a humidade produzida e manter a sua pele o mais seca possível.
1. Calças impermeáveis
Uma das peças mais importantes são as calças de trabalho. Umas boas calças serão leves, mas capazes de proteger o seu corpo do frio. Assim, o interior das calças deve proporcionar calor e ao mesmo tempo ser transpirável, e a parte exterior deve ser impermeável. Recorde que as baixas temperaturas podem trazer neve, ou a geada e a humidade podem penetrar nas calças nas primeiras horas do dia. Umas calças impermeáveis ajudarão a manter a humidade exterior controlada.
Ainda que existam vários modelos de calças de trabalho, os modelos com alças são bastante interessantes, já que são uma medida de segurança extra que garante que as calças estão sempre bem posicionadas.
2. Casacos aquecidos
Os locais com climas extremos exigem medidas extremas. É aqui que entram os casacos aquecidos. Em climas mais temperados, casacos térmicos podem ser suficientes. No entanto, quando as temperaturas descem abaixo de 0°C, é melhor obter um casaco com aquecimento.
Os casacos aquecidos são uma das invenções mais revolucionárias em termos de vestuário de trabalho. Aumentam a resistência às baixas temperaturas e permitem assim uma muito maior liberdade de movimentos. Porquê? É muito simples. Ao não ter de usar tantas camadas, pode mover-se melhor. Funcionam a pilhas e têm diferentes níveis de temperatura para que cada utilizador possa escolher a temperatura correta a qualquer altura.
3. Luvas resistentes
As luvas devem ser usadas abaixo de 4°C para trabalhos leves e abaixo de 7°C para trabalhos moderados. No caso de estarmos a -17ºC, as luvas serão necessárias. Lembre-se que o algodão não é altamente recomendado, uma vez que tende a ficar molhado e húmido rapidamente. A lã e as fibras sintéticas podem reter calor quando estão húmidas, sendo mais aconselhadas.
Estas luvas são resistentes às temperaturas mais extremas. Têm um isolamento superior mesmo em temperaturas inferiores a -22°C. Além disso, são concebidas para ter uma excelente aderência, tanto em objectos secos como molhados. Aumento da respiração da pele, flexibilidade, conforto, impermeabilização e resistência. Sim, também as marcamos definitivamente como essenciais.
4. Não se esqueça do calçado
As boas meias são sempre úteis. Lembre-se que os seus pés vão estar sujeitos a muito frio. Algumas pessoas dizem que se os seus pés estão quentes, não sente o frio no resto do seu corpo. Mas nem só de meias grossas vive o homem. Também são necessárias botas de segurança.
Boas botas de segurança, adequadas para baixas temperaturas, podem ser forradas com couro. O couro é poroso, pelo que permite que estas botas transpirem, e isto poderia levar a um maior grau de humidade. No entanto, o couro pode ser impermeabilizado com tratamentos.
5. A importância da proteção facial
Quase 50% do calor corporal é perdido através da cabeça. Considerando estes dados, não é de estranhar que, quando trabalhamos a baixas temperaturas, tenhamos de cuidar muito bem desta parte do nosso corpo. O uso de capacete não impede o frio. É melhor usar um gorro de lã ou um forro térmico debaixo do capacete. Isto evitará a perda excessiva de calor.