Muitas vezes sonhamos com uma moradia ideal num local específico e com diversas qualidades. Mas, por vezes, descobrimos que não é viável e, acima de tudo, a construção acaba por ser longa e cara. Uma alternativa rápida e mais económica do que pensamos é construir uma casa pré-fabricada num terreno. Costuma ser fácil e muitas reúnem características específicas que fazem com que seja uma boa solução. É claro que também tem as suas desvantagens. Veremos tanto as vantagens como as desvantagens para ver se lhe convém esta solução.
Neste artigo
- Tipos de casas pré-fabricadas
- O tempo de construção da casa pré-fabricada
- A casa pré-fabricada é adaptável
- Há um amplo catálogo, mas não totalmente sob medida
- As casas pré-fabricadas são fáceis de aumentar
- Construção pré fabricada é sustentável
- Poupança em papeladas (embora menos do que se pensa)
- Elementos de qualidade comprovada
- A construção pré-fabricada é mais económica?
- E o design da casa pré-fabricada?
Tipos de casas pré-fabricadas
Antes de saber se nos convêm ou não, é bom conhecer as possibilidades. As casas pré-fabricadas são construídas e depois são transferidas para o local e montam-se por partes partes. Existem dois tipos, (o que se pode considerar como poucas opções): as que são construídas a partir de elementos fabricados individualmente, que se juntam depois (telhado, chão, janelas...), ou as que combinam módulos de cada estadia, acabados de fábrica. Também existem, em casas pequenas, a opção de que a moradia inteira seja um único módulo.
O tempo de construção da casa pré-fabricada
A principal característica a destacar das casas pré-fabricadas é a sua rapidez de execução, já que só é necessário a montagem e combinação. Os tempos de trabalho reduzem-se, enormemente, ao ter que construir de modo convencional, a fundação e as instalações de água, gás, luz e saneamento.
10 Verdades e mentiras sobre a construção de casas pré-fabricadas
A casa pré-fabricada é adaptável
Uma das vantagens essenciais das casas pré-fabricadas é a sua adaptabilidade a qualquer terreno. Os diferentes modelos a escolher estão pensados para um terreno ideal regular, mas são adaptáveis a outros menos favoráveis. Para que fiquem o melhor possível, mesmo em terrenos irregulares, é conveniente aconselhar-se bem com um arquiteto para que o resultado seja o ideal.
Há um amplo catálogo, mas não totalmente sob medida
Os catálogos de casas pré-fabricadas têm vindo a aumentar muito, com a crescente procura; há países onde são utilizados de modo massivo e isso ajudou a aumentar os modelos entre os quais escolher. Encontramos diferentes tamanhos, alturas, materiais e formas. É difícil não encontrar algo que se adapte às suas necessidades. Mas, claro, a desvantagem é que estas opções nunca são infinitas e se tiver bem clara a ideia na sua cabeça, e não encontrar o que procura, não terá tantas opções como as que um arquiteto lhe dá, fazendo a sua casa totalmente à medida.
As casas pré-fabricadas são fáceis de aumentar
Uma das grandes vantagens da construção pré-fabricada é que se pode aumentar de acordo com as nossas necessidades ou possamos fazê-lo, economicamente. Pode começar com as divisões mínimas necessárias e ir ampliando e adicionando novos módulos. Algo muito mais incómodo de fazer na construção tradicional.
Construção pré fabricada é sustentável
Por regra geral, a construção pré-fabricada é altamente eficiente desde o ponto de vista da sustentabilidade. À partida, ao serem construídas dentro de um processo industrializado, faz com que se gastem menos recursos naturais e energia na sua construção. Além disso, minimizam-se os resíduos, usam-se materiais reciclados e é habitual que integrem sistemas que funcionam com energias renováveis. A desvantagem é que outros temas importantes, como a orientação solar, no terreno, têm de ser analisados, de igual forma, por um profissional especializado.
Poupança em papeladas (embora menos do que se pensa)
Não pense que vai poupar em toda a burocracia e as licenças das casas convencionais. A parte dos estudos do terreno para as fundações, estudos geotécnicos e licenças de obras, por exemplo, continuam a ter que se apresentar também. Isso sim, da parte interior de instalações, cálculo estrutural sobre fundações, detalhes de fachada, já estão previamente calculados e os fabricantes têm essa documentação. Portanto, há uma poupança de tempo e, claro, dinheiro.
Veja também nosso Guia de preços de casas pré-fabricadas!
Elementos de qualidade comprovada
Aqui, sem dúvida, a vantagem é enorme, já que ao ser fabricado industrialmente, a qualidade está garantida por controlos rigorosos. Os materiais utilizados costumam ser tecnologicamente avançados, com as melhores prestações térmicas e acústicas. As instalações e serviços vêm testadas e integradas em paredes e tetos, evitando as improvisações que às vezes ocorrem, na obra tradicional.
A construção pré-fabricada é mais económica?
Em princípio, pela maior rapidez de execução e pela industrialização dos seus elementos, são sensivelmente mais baratas à construção convencional, à volta de 30 por cento. É claro que as qualidades são variáveis e há casas pré-fabricadas muito caras, mas em igualdade de condições costumam ser mais baratas. E, acima de tudo, não há nenhuma surpresa na obra, o preço será o fechado, o que dá bastante tranquilidade.
E o design da casa pré-fabricada?
Isso é coisa do passado e podemos descobrir que mesmo prestigiados arquitetos e designers têm dado o seu contributo às casas pré-fabricadas. Por exemplo, Philippe Starck, desenvolveu uma tipologia de casas pré-fabricadas, com fachadas chamadas P.A.T.H. (Prefabricated Accessible Technology Home) que nada ficam a dever aos seus projetos mais inovadores. O estúdio A-zero de Joaquín Torres lançou uma marca de casas modulares e padronizadas de elevado nível de design e acabamentos.
Já tinha, alguma vez, ponderado ter uma casa pré-fabricada, como alternativa à sua casa de sonho? Se está a pensar construir a sua casa pré-fabricada, não se esqueça de pedir orçamentos!
há 6 anos
Adoraria uma casa destas, mas não tenho terreno para a colocar
há 5 anos
Eu tenho terreno não tenho casa kk
há 6 anos
Penso que terá de ter autorização camarária, certo?
há 4 anos
Sim licença de construção é licença de habitação. Lembres se que tem que ter muito bom isolamento, telhado e solo, por cima e por baixo da casa, uma boa fundação, aparte da grossura da madeira que deve ser de 6 cm mínimo, ou precisará também de fazer isolamento de paredes.
há 6 anos
Era interessante saber que empresas constroem este tipo de casas e que qualidade têm.
há 5 anos
Muito práticas, bonitas e mais rentável em termos de custos e tempo de "construção"
há 4 anos
Quero uma casa dessas
há 3 anos
Conheço escandinavos que vieram viver em Portugal e optaram sem dúvida por esta opção.
Na realidade muitas destas casas são aí fabricadas. Garantia de Qualidade!
há 3 anos
Deviam ter dado mais informações, nomeadamente em relação aos esgotos, água, luz e gás. Como funciona? Estas casas quando colocadas são ligadas às redes? Isso está incluído no preço?
há 3 anos
Olá! Essas informações não foram colocadas porque, na maioria das vezes, depende do fornecedor a conexão a essas redes estar incluída no preço ou não. Obrigado por acompanhar as nossas publicações.
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
há 3 anos
Ainda não tenho o terreno , porque já tive uma vivenda grande e jardim também muito grande, nao queria uma senão para passar uns bocados. No entanto sem qualquer compromisso, gostaria de saber mais ou menos o preço duma casa tipo; quarto, sala open space, e casa de banho. Desde já agradeço, porque vejo na TV algumas e adoro. Grata.
Maria Sousa.
há 3 anos
Olá! Pode consultar mais informações aqui: www.habitissimo.pt/orcamentos/construcao-casa-pre-fabricada
Obrigado,
Equipa Habitissimo
há 3 anos
Vejo sempre as vossas casas, gosto, mas não posso chegar à maioria. Podem continuar a mandar ideias e sugestões.
Maria Sousa
há 3 anos
muito bom