Sabemos que, por vezes, uma pequena mudança nos nossos hábitos pode fazer uma grande diferença no nosso dia-a-dia e na nossa vida em geral. E isso também é válido para a nossa casa: existem alguns hábitos que podemos adotar e que vão fazer toda a diferença na arrumação da sua casa e no tempo que a gasta a arrumar. Trata-se de coisas simples, mas que, no final do dia, são significativas. Veja as nossas ideias:
Neste artigo
- 1. Fazer a cama ao levantar
- 2. Um sítio para a roupa suja
- 3. Arrumar os espaços mais usados
- 4. Limpar o poliban depois de o usar
- 5. Não deixar louça por lavar
- 6. Limpar o que se suja
1. Fazer a cama ao levantar
Com a correria do dia-a-dia, podemos sentimo-nos tentados a não fazer a nossa cama de manhã, e sim apenas quando nos vamos deitar novamente (ou nem isso). Mas ganhar o hábito de fazer a cama assim que acorda ajuda a manter o seu quarto mais organizado e ajuda-o a começar bem o dia, ao realizar uma pequena tarefa. Além disso, fazer a cama é algo rápido, pelo que não terá de se levantar muito mais cedo para incorporar esse hábito na sua rotina.
2. Um sítio para a roupa suja
Temos, por vezes, o hábito de deixar a nossa roupa suja espalhada ou pela casa de banho ou pelo quarto, com o intuito de mais tarde a colocar no sítio certo. Mas isso causa muita desorganização na sua casa e causa mais stress no seu dia-a-dia, chegando a um ponto em que não sabe o que tem limpo e o que tem sujo. Por isso, ganhe o hábito de colocar sempre a roupa suja no local apropriado, mesmo que isso signifique arranjar dois cestos da roupa suja, um para a casa de banho e outro para o quarto.
3. Arrumar os espaços mais usados
A sala de estar e a cozinha são as divisões onde normalmente passamos mais tempo quando estamos em casa, o que significa também que são os espaços mais propensos à desorganização. Uma boa forma de contornar este problema é ganhando o hábito de, antes de dormir, tirar uns minutos para arrumar tudo o que está fora do sítio nestas divisões, arrumando tudo no local correto. Demora apenas 15 minutos ou menos, mas este hábito faz toda a diferença em sua casa.
4. Limpar o poliban depois de o usar
Quem não tem pesadelos com a trabalheira que é limpar o poliban e banheira e os respetivos vidros? A melhor forma de evitar esse pesadelo é prevenindo a formação dessa sujidade, adotando um hábito muito simples e que não tira muito tempo do seu dia. Simplesmente, tome banho como faria normalmente, e no final passe um pano pela banheira (ou poliban) e pelos vidros. Vai notar a diferença!
5. Não deixar louça por lavar
Podemos ter a tentação de deixar a louça do pequeno-almoço (ou do jantar) em cima da bancada para lavar mais tarde, ou deixar algo “de molho” durante muitos dias, mas a verdade é que está a roubar espaço na sua cozinha e está a deixá-la mais desorganizada. Por isso, tente lavar sempre a louça suja depois de a usar ou, se não a puder lavar logo, pelo menos não a deixe de um dia para o outro na pia, tentando lavá-la e arrumá-la o mais rapidamente possível.
6. Limpar o que se suja
Se há hábito que vai fazer a diferença, é este. Cada vez que sujar algo, procure limpá-lo o mais rapidamente possível. Pode ser uma mancha de molho que caiu no fogão, um pedaço de vinho que caiu ao chão…seja o que for, o ideal é que seja limpo imediatamente, para evitar que a sujidade fique incrustada e que o material se estrague (e que se torne muito mais difícil remover a mancha, já que depois de seca a remoção pode ser complicada).