Conseguir arranjar novos clientes é algo fundamental para qualquer negócio, mas isso nem sempre é fácil. Pode sempre recorrer a diretórios de profissionais, como o Habitissimo, mas mesmo assim, não existem garantias de que conseguirá adjudicar todos os trabalhos a que se candidatou. Para o ajudar a conseguir mais clientes, deixamos-lhe aqui os 7 motivos mais comuns por que ainda não conseguiu adjudicar trabalhos:
Neste artigo
- 1. Os particulares não tinham um interesse verdadeiro
- 2. Não consegue estabelecer contacto com os particulares
- 3. Não pode realizar esse tipo de trabalho
- 4. Os trabalhos não eram do seu interesse
- 5. O particular escolheu outro profissional
- 6. O seu perfil não tem opiniões de outros clientes
- 7. Não mostra projetos que já realizou
1. Os particulares não tinham um
interesse verdadeiro
Antes de iniciarem um projeto
e escolherem um profissional para o realizarem, a maioria dos particulares
procura saber os preços do serviço. Para isso, pede orçamentos a empresas da
sua zona de residência, seja indo falar diretamente com o dono, seja pedindo
orçamentos online. Depois, cabe ao particular decidir qual é a melhor opção
para ele, o que significa necessariamente que apenas irá escolher um dos
profissionais que lhe deu orçamento para fazer o trabalho.
2. Não consegue estabelecer contacto com os
particulares
Quer enviar o seu orçamento ou
contactar o cliente para saber a sua decisão, mas este não atende o telefone
nem lhe liga de volta. Isto pode acontecer algumas vezes, caso o cliente esteja
num ambiente em que não possa estar ao telefone e opte por não ligar por não
conhecer o número. Se puder, mande uma mensagem profissional para o número do
cliente, explicando quem é e por que razão o contactou. O cliente, se estiver
interessado, irá ligar-lhe de volta ou agendar uma hora para que ambos possam
falar.
3. Não pode realizar esse tipo de
trabalho
Nem sempre temos tempo de
fazer todos os trabalhos que nos vêm parar em mãos, e essa pode ser uma das
razões pelas quais não está a adjudicar novos trabalhos. Mas como o objetivo de
um negócio passa por chegar a mais pessoas, procure agilizar os seus processos
de trabalho dentro do possível e organizar melhor os seus projetos. Talvez
dessa forma consiga arranjar tempo para os projetos de novos clientes e assim
conseguir uma base de trabalhos maior.
4. Os trabalhos não eram do seu
interesse
Não há nada de errado em
recusar fazer um serviço por este não ser do seu interesse. Idealmente, um bom
empresário sabe o que convém ou não para o seu negócio, e se identifica um
serviço que, apesar de trazer dinheiro, não é do seu interesse, pode e deve
dizer não. Os motivos para dizer não são variados, e todos eles válidos. Desde
um cliente com historial de ser problemático à simples falta de tempo, dizer
não é sempre uma opção.
5. O particular escolheu outro profissional
Haverá sempre concorrência na
sua área de negócio, e é inevitável que alguns trabalhos sejam entregues aos
seus competidores, seja por terem feito um preço mais baixo, terem prometido um
prazo de finalização mais curto ou por qualquer outro motivo. Pode sentir-se
tentado a baixar os seus preços ou a prometer o impossível para adjudicar mais
trabalhos, mas isso pode comprometer a qualidade do seu serviço. Se acha que os
preços que pratica são justos, mantenha-os. A maioria das pessoas prefere pagar
um pouco mais por algo de qualidade comprovada.
6. O seu perfil não tem opiniões
de outros clientes
Criar um perfil num diretório
de profissionais é uma boa forma de dar destaque ao seu negócio, mas pode
chamar ainda mais a atenção para aquilo que faz através da opinião de clientes
anteriores. Antes de contratar alguém, a maioria dos particulares procura saber
a opinião de antigos clientes seus, para ter uma melhor ideia daquilo com que
pode contar. Por isso, peça a antigos clientes que deixem a sua avaliação no
seu perfil profissional.
7. Não mostra projetos que já
realizou
A internet é uma excelente
forma de dar a conhecer o seu trabalho e a sua experiência, e não há nada como
tirar fotografias a um trabalho para que potenciais clientes vejam aquilo que
consegue fazer. Assim, tire fotografias do antes e depois de um trabalho e
descreva aquilo que foi feito. As imagens devem ser de qualidade, sem estarem tremidas
e sem incluírem pessoas. O texto deve não ter erros de português e ser bastante
descritivo, para que seja realmente útil aos particulares e aumentar as suas
hipóteses de adjudicar trabalhos.