Pintar janelas de alumínio não é apenas uma questão estética, mas também uma medida de proteção. Afinal, com o tempo, o alumínio acaba por perder o seu brilho original, tornando-se opaco e mais suscetível aos danos causados pela exposição ao sol, à chuva e até pela própria poluição. É que a pintura atua como uma camada protetora, acabando por prolongar a vida útil do alumínio e, consequentemente, das suas janelas. Ao mesmo tempo, vai conseguir dar-lhes um aspecto renovado. Outra vantagem de levar a cabo esta tarefa é que poderá personalizar a cor e, assim, elevar a decoração da divisão! Vamos a isto?
Neste artigo
- Melhor tinta para pintar janelas alumínio
- Materiais e ferramentas para a pintura de janelas de alumínio
- Pintar janelas de alumínio passo a passo
- 3 Dicas para uma pintura de janelas profissional
- Erros comuns ao pintar janelas de alumínio
Melhor tinta para pintar janelas alumínio
Se se preocupa em obter bons acabamentos e com a durabilidade da pintura, opte por escolher uma tinta para pintar caixilharia de alumínio de forma adequada e de qualidade. Nesse sentido, as melhores opções são as tintas epóxi ou as acrílicas para metais. Este tipo de tintas apresentam uma alta resistência a intempéries e ainda têm uma boa aderência face ao alumínio.
Além disso, aconselhamos-lhe a usar um primer. Deste modo, prepara a superfície em condições, assegurando que a tinta se fixa de forma adequada, evitando também que descasque no futuro.
Materiais e ferramentas para a pintura de janelas de alumínio
Para pintar as janelas de alumínio (ou para outros trabalhos de pintura), vai precisar:
-
Lixa fina (para preparar a superfície do alumínio);
-
Esponja e detergente neutro (para uma limpeza prévia);
-
Fita crepe e jornal ou plástico (para proteger as áreas à volta);
-
Primer para metais (por causa da aderência da tinta);
-
Tinta para metais ou alumínio;
-
Pincel ou rolo de espuma;
-
Removedor de tinta (caso tenha de remover pintura antiga).
Pintar janelas de alumínio passo a passo
1. Preparação das janelas: Independentemente de ter janelas à medida ou não, comece sempre por limpar bem as janelas com uma esponja e um detergente neutro. Se a pintura antiga estiver a descascar, retire-a com o removedor de tinta. Depois de limpar as janelas, use uma lixa fina e suavize bem o alumínio para que, ao pintar, a tinta possa aderir melhor.
2. Proteção das áreas à volta: Seja com fita crepe, folhas de jornal ou plásticos, cubra as áreas ao redor da janela que não quer pintar, como é o caso dos vidros e das paredes.
3. Passar o primer: Comece por passar uma camada fina e uniforme de primer - use um próprio para metais. Graças ao primer, a tinta vai depois aderir muito melhor ao alumínio, ao mesmo tempo que aumenta a longevidade da pintura. Considerando as instruções do fabricante da marca, deixe o primer secar.
4. Pintar as janelas de alumínio: Depois de seco o primer, com um pincel ou rolo, pinte as janelas ao seu gosto. Para um melhor resultado final, aplique entre duas a três camadas finas, sendo que deve esperar que uma camada seque, antes de pintar a seguinte.
5. Depois de secar: Após a última camada de tinta, remova os materiais de proteção e deixe a pintura secar completamente antes de voltar a usar as suas janelas.
3 Dicas para uma pintura de janelas profissional
Se optou por fazer o trabalho em vez de contratar um profissional, eis 3 dicas de ouro para conseguir pintar janelas aluminio com um pró:
-
Trabalhar num ambiente limpo, pois as partículas de pó e a sujidade acabam por aderir à tinta, comprometendo o acabamento e o resultado final.
-
Pintar camadas finas - as camadas espessas acabam sempre por escorregar.
-
Usar as ferramentas adequadas, especialmente pincéis e rolos de qualidade vai-lhe permitir evitar depois as marcas dos pincel e também uma aplicação mais uniforme com um aspecto mais profissional.
Erros comuns ao pintar janelas de alumínio
Usar materiais e tintas baratas acaba muitas vezes para contribuir para um trabalho final menos cuidado e de aspecto mais desleixado. O mesmo acontece quando não se limpa bem, já que a sujidade e a gordura acabam por comprometer a aderência da tinta.
Já não usar o primer primeiro, resulta numa pintura desleixada que, acredite, com o tempo vai acabar por descascar facilmente.
Por último, evite pintar em dias muito húmidos ou demasiado quentes, já que isso afeta diretamente a secagem e até o acabamento final da tinta.
Se seguir estes passos e dicas, vai conseguir janelas de alumínio desgastadas em janelas modernas e resistentes. Bom trabalho!