O preto e o branco são um clássico da decoração de interiores, mas isso não quer dizer que estejam fora de moda. Pelo contrário, são cores que criam um ambiente equilibrado, elegante e intemporal - características que se querem sempre numa cozinha. Se está à procura de inspiração para uma cozinha a preto e branco, veja as nossas sugestões (100% portuguesas!):
Neste artigo
- Preto na bancada
- Equilíbrio Perfeito
- Um piso diferente
- Armários em preto
- Reverta a ordem natural
- Um pouco de madeira
- Fundo preto
- Uma terceira cor
Preto na bancada
Quando pensamos em cozinhas a preto e branco, costumamos pensar em ambientes com uma boa mistura dos dois tons. Mas isso não tem que ser necessariamente verdade. Escolhendo uma das cores para dominar o espaço e dando um pequeno apontamento da outra cor, através de bancadas ou detalhes nos armários, cria um ambiente equilibrado e com uma classe inigualável.
Equilíbrio Perfeito
Esta cozinha tem a mistura certa entre o preto e o branco, sendo que nenhuma das cores tem mais protagonismo que a outra. A divisão e contraste criados pelos armários em branco e em preto que se sobrepõem na parte central da cozinha ajuda a tornar todo o conjunto mais coeso e dá outro dramatismo ao local.
Um piso diferente
O uso do preto e do branco não precisa de ficar apenas pelos armários e paredes da cozinha. Porque não escolher um chão com estas cores? Assim, realça ainda mais o contraste visual e cria um ambiente um pouco mais moderno, rebelde e original, fugindo um pouco de uma cozinha demasiado tradicional.
Armários em preto
Mantenha as paredes e chão da cozinha neutros, usando o branco, e adicione contraste com armários de cozinha em preto. Use pequenos detalhes em prateado nos armários e nos eletrodomésticos para criar um ambiente mais diversificado, e adicione alguma personalidade ao espaço com detalhes em madeira ou cortiça.
Reverta a ordem natural
Geralmente, o branco é usado em maior quantidade, e o preto entra na parte dos pequenos detalhes. mas porque não reverter esta ordem? Escolha o preto para revestir a maioria da sua cozinha e deixe o branco para os detalhes decorativos, como a bancada de cozinha. Assim, cria um espaço ao mesmo tempo clássico e original.
Um pouco de madeira
O uso de apenas duas cores, quando não é bem feito, pode tprnar o espaço demasiado aborecido e "sem sal". Para evitar cair nesse erro, traga pequenos toques de madeira à sua cozinha em preto e branco, nas mesas e em alguns dos armários. Assim, consegue ainda mais diferenciação visual sem perder o efeito intemporal das duas cores.
Fundo preto
Rompa com todas as convenções estéticas antiquadas e atreva-se a pintar a parede de fundo da sua cozinha de preto. Crie contratse com alguns armários em branco, mas escolha alguns em preto para um efeito mais irreverente. A iluminação que escolher para o espaço irá elevear a sua cozinha a patamares incríveis.
Uma terceira cor
Quebre um pouco a monotonia visual adicionando uma terceira cor à mistura! Tenha o cuidado de não exagerar - basta usar a terceira cor em pequenos detalhes, como azulejos ou em alguma porta de armário. Esta é uma aposta arriscada se não souber o que está a fazer, pelo que o melhor é manter a cozinha neutra, em branco, adicionar o preto em pontos focais e manter a terceira cor apenas em apontamentos.
Gostou das nossas cozinhas a preto e branco? Qual delas gostaria de ter em casa? Diga-nos o que acha nos comentários! E se ficou inspirado o suficiente para renovar a sua cozinha, não se esqueça de pedir orçamentos para que o seu projeto ganhe vida!