É momento de nos prepararmos para o frio e mudar por completo o nosso guarda-roupa, mas, além disso, também é momento de rever as nossas casas. Perante a água e as temperaturas baixas, é melhor assegurar-se de que tudo funciona corretamente para não sofrer danos que possam custar muito dinheiro. Sabia que é necessário rever e preparar a sua casa para enfrentar as tempestades? Damos-lhe algumas ideias que lhe serão úteis para encarar estes meses que nos esperam.
Neste artigo
- Isole a sua casa do frio
- Cuidado com o sua canalização
- Analise os telhados
- Perigo, tempestades elétricas
- Desligue os seus aparelhos
Isole a sua casa do frio
Geralmente, as tempestades trazem frio, por isso é conveniente controlar o isolamento da nossa casa. Temos de nos certificar de que o isolamento ao redor de portas e janelas está completamente selado para que não entre ar frio. Para isso, o melhor é optar por portas e janelas de qualidade que possam isolar-nos, termicamente, do exterior. Além de ficarmos mais quentes, conseguiremos que o calor não se escape, poupando, portanto, na fatura do aquecimento.
Cuidado com o sua canalização
Embora as chuvas afetem mais os esgotos, o certo é que as canalizações também podem ficar ressentidas pelo frio. Há que evitar, por todos os meios, que as nossas canalizações congelem. Para isso, é necessário que as canalizações contem com isolamento térmico. Além disso, no caso de que se rompa algum tubo, terá que aprender a fechar as válvulas da água. Se vivemos numa casa com jardim, tente desligar a mangueira e esvaziar a água dos tubos que conduzem às torneiras de passagem, assim, poderemos evitar a geada de forma mais efetiva. Por outro lado, é indispensável limpar periodicamente os ralos e drenos para evitar a acumulação de elementos externos, pois estes poderiam obstruí-los com facilidade e tornarem-se num problema, durante a tempestade.
Analise os telhados
O importante ao analisar o telhado, é olhar e certificar-se de que não existem infiltrações ou goteiras. Se assim for, é melhor arranjar tudo antes que as chuvas cheguem, pois podemos encontrar gotas de água e grandes poças onde menos esperamos. Também é necessário limpar e retirar restos acumulados no telhado, tais como folhas secas, madeiras, restos de animais, brinquedos, etc; neste ponto, é imprescindível olhar para os drenos e ralos. Se estão entupidos, podemos ter problemas mais tarde com a chegada das chuvas.
Perigo, tempestades elétricas
E que fazer em relação às tempestades elétricas? Também há que preparar-se para elas, especialmente se vivemos no campo. Ainda que as casas já sejam lugares mais seguros, ao prevenir, evitará acidentes. Para isso, durante uma tempestade elétrica tente não ir à varanda ou ter as janelas abertas. Feche as portas e janelas para evitar as correntes de ar, pois estas atraem os raios. Se tem uma chaminé, não faça fogo; o fogo das lareiras produz ar quente com iões que aumentam a condutividade do ar.
Desligue os seus aparelhos
Acerca dos eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos, o melhor será desligá-los todos, pois os raios podem entrar pelas condutas de eletricidade. Mas, além disso, devemos saber que as variações de tensão repentinas podem fazer com que o nosso computador ou a televisão se queimem num só choque. Evidentemente, há aparelhos que não podemos desligar, como, por exemplo, os frigoríficos ou arcas congeladoras, mas por outro lado, é melhor prevenir do que remediar. Desligue os interruptores e aprecie as tempestades deitado no sofá com um bom e acolchoado cobertor, que é como melhor se apreciam as tempestades frias.
há 4 anos
Texto muito pouco informativo e muito repetitivo. Fraco
há 4 anos
Olá Rui! Obrigado por ter partilhado a sua opinião, iremos melhorar de futuro.
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo