Instalar painéis fotovoltaicos em casa é um investimento cada vez mais comum, até porque nos permite poupar na energia a um médio prazo. Mas com tantas soluções existentes no mercado, como é que podemos escolher a melhor para nossa casa? Não se preocupe, porque, neste artigo, lhe damos uma ajuda.
Neste artigo
- Comece por avaliar de quanta energia precisa
- Pesquise fabricantes
- Saiba mais sobre os painéis em si
- Acompanhe o trabalho continuamente
Comece por avaliar de quanta energia precisa
Antes de começar a procurar fabricantes de painéis solares, precisa de saber a quantidade de energia que é gasta na sua casa. Portanto, recomenda-se que saiba a sua média de consumo diário ou mensal, de modo a perceber de quantos módulos vai precisar. Poderá conseguir estes valores analisando a sua conta da luz. Dessa forma, terá uma melhor noção do investimento que vai ser necessário para suprir as suas necessidades de energia. No entanto, não se esqueça que o custo dos painéis será também afetado pelo seu tamanho e pelas dificuldades na instalação.
Pesquise fabricantes
Faça uma pesquisa sobre os fabricantes que existem no mercado e quais são as soluções que eles oferecem. Para além de procurar opiniões sobre as diferentes empresas, procure também por coisas como o tempo de garantia dos painéis, o apoio ao cliente e a forma como a manutenção dos seus painéis será feita. Também é interessante ver opções extra, como aplicações para que possa ver em tempo real quanta energia o seu painel está a produzir. Lembre-se igualmente que, por vezes, o barato pode sair caro. Assim, concentre-se na qualidade dos painéis e do serviço do fornecedor, em detrimento dos valores, porque terá maiores hipóteses de obter um serviço de qualidade e que seja rentável.
Saiba mais sobre os painéis em si
Uma vez escolhido um fabricante (ou, pelo menos, uma vez que tenha reduzido a lista de eventuais opções), pesquise sobre o modo como cada empresa faz os painéis. Avalie os diferentes aspetos da tecnologia, os materiais usados na fabricação do painel, e os dados apresentados sobre este, como o seu grau de eficiência. Dessa forma, conseguirá tomar uma decisão mais acertada para a sua casa, garantindo que maximiza o seu investimento e o retorno. Em caso de dúvida, não tenha medo de fazer questões ao fabricante, para que possa ficar mais seguro de que se trata da opção correta para o seu caso.
Acompanhe o trabalho continuamente
Depois de escolher o fornecedor certo para si, não deve deixar de acompanhar o processo de planificação e instalação dos seus painéis. Não deixe de avaliar a melhor forma de fixar os painéis solares ao seu local de instalação. Este passo deverá ser feito em conjunto com o fornecedor do sistema, mas não custa nada estar atento às soluções que lhe são propostas, no que diz respeito aos materiais que vão ser usados e à segurança da fixação do sistema. Esteja também atento aos cabos e conectores fornecidos pela empresa, que deverão durar tanto quanto os seus painéis, e ter proteção contra o sol.