A construção em Light Steel Frame (ou LSF) tem-se tornado cada vez mais popular no nosso país, com cada vez mais pessoas a optar por esta solução para construir a sua casa de sonho. Mas afinal, em que consiste este método? E quais são as suas vantagens e desvantagens? Tiramos-lhe todas as suas dúvidas com este artigo.
Neste artigo
- O que é a construção de casa LSF?
- Vantagens da construção em Light Steel Frame:
- Desvantagens da construção em Light Steel Frame
O que é a construção de casa LSF?
Este sistema de construção de casas, em grande parte de casas pré fabricadas, também conhecido como estrutura em aço leve, usa aço para criar a estrutura principal de uma casa. Em vez de se usar o betão e o ferro de uma estrutura de casa convencional, os perfis de aço são usados para rapidamente criar a estrutura da moradia. Depois, usa-se revestimento interior e exterior com materiais de alta qualidade, para garantir um bom isolamento e qualidade de vida. Os edifícios que usam este método construtivo são mais leves, sendo esta construção bastante popular para edifícios com pouca altura. Também é igualmente muito usada em reabilitações de edifícios e na construção de armazéns e edifícios industriais.
Conheça os principais materiais usados na construção de casas pré-fabricadas
Vantagens da construção em Light Steel Frame:
Este tipo de construção conta com bastantes vantagens, o que está a tornar a construção LSF cada vez mais popular. Entre essas vantagens, contam-se as seguintes:
- Segurança estrutural: os materiais usados neste tipo de construção são bastante seguros e resistentes. O baixo peso do edifício em si, os elementos mais pesados nas fundações e a maleabilidade do material torna esta construção tão ou mais segura que as tradicionais.
- Conforto: o isolamento térmico de excelência é uma característica da construção LSF, tornando estes edifícios muito ecológicos, sendo até considerados como construções sustentáveis.
- Sustentabilidade: os materiais usados são recicláveis e eco eficientes, verificando-se uma redução significativa da emissão de CO2 quando comparado à construção tradicional.
- Construção rápida: o uso de materiais leves e o uso de sistemas de fixação rápida, sem cimento, bem como a facilidade na colocação das tubagens, tornam o sistema LSF muito rápido.
- Excelente desempenho perante incêndios: Apesar de o aço diminuir a sua resistência quando exposto ao calor, o uso de outros materiais a protegê-lo tornam as construções LSF muito resistente aos danos por fogo.
- Durável: como usa materiais bastante resistentes e duráveis na sua construção, o tempo de vida útil, sem manutenções extraordinárias, é bastante elevado.
- Versátil: a manutenção é fácil, eficaz e com um custo mais baixo que a construção tradicional, o que lhe permite, com o mesmo investimento da construção tradicional, criar coisas mais personalizadas.
Desvantagens da construção em Light Steel Frame
Apesar das suas muitas vantagens, a construção LSF também tem os seus pontos menos bons:
- Não é indicada para a construção de edifícios muito altos, uma vez que mais que dois pisos podem comprometer a
estabilidade da estrutura.
- O número de vãos a abrir pode ser limitado se puser em causa a distribuição das forças na estrutura do edifício.
- Necessita de usar caixilharia e vidros mais eficientes.
- Ainda é pouco utilizada no nosso país, enfrentando ainda a típica resistência às novidades que se verifica nas mais diversas áreas.
há 3 anos
Procuro um construtor para Esmoriz, Ovar.
há 3 anos
olá! Pode pedir um orçamento na nossa plataforma ou aceder ao nosso diretório de profissionais para o efeito. Obrigada, Equipa Habitissimo
há 3 anos
Já tem o projecto aprovado pela câmara?
há 3 anos
O preço é similar a construção em betão.
há 3 anos
Não, depende muito da área de contrução, mas em geral, será 15 a 20% mais caro do que a construção tradicional. Atenção que, com a escassez das matérias primas no mercado mundial, o valor do aço tem vindo a subir de forma contínua.
há 3 anos
Não concordo de todo, logo por uma questão de principio.
A construção de qualidade em LSF não é pré fabricada como aqui se diz.
As estruturas que apresentam neste artigo parecem contentores ancorados em vigas de aço pesado.
Logo, não reflete a verdadeira essência da estrutura em LSF.
A condicionante da altura não é correta, pois existem edifícios com 5 ou seis pisos executados em aço leve.
Existe bastante desconhecimento sobre a construção na elaboração desta reportagem.
Penso que a ideia deve ser a de angariar clientes para os anunciantes deles com base no menor custo.
Veja casas feitas em LSF em www.destaca.pt
há 3 anos
Olá Ana, obrigada por incluir alguns pontos mais específicos. Somos uma comunidade e é sempre importante a troca de conhecimentos entre profissionais e particulares.
Obrigada,
Equipa habitissimo
há 2 anos
Olá Ana Beatriz,
Muito bom o artigo e informações compartilhadas.
Referente a moradia com o jardim e piscina do lado direito. Esta moradia fica situada em Portugal? Sabe quem é o arquiteto? Estou planejando uma construcao de moradia em portugal e gostaria muito desta informação.
Obrigado,
Bruno Haga
há 2 anos
Olá! A imagem foi retirada de um banco de imagens, pelo que não sabemos quem foi o arquiteto nem onde se situa a casa. Obrigado por acompanhar os nossos artigos!