A construção moderna é uma das tendências arquitetónicas mundiais. E a verdade é que este ‘estilo’ possui várias vantagens que vale a pena conhecer. Seja uma construção de raíz ou uma recuperação de uma habitação antiga, a construção moderna prima pelo minimalista e geométrico, alinhado ou organizado em diferentes blocos e volumes, mas não tem receio de misturar - ainda que de forma harmoniosa - vários tipos de materiais de construção que ajudar a diferenciar a construção no que toca a sua elegância e beleza.
Neste artigo vamos partilhar consigo o ABC da construção moderna, que certamente o vai conquistar!
Neste artigo
- 1. O que é uma construção moderna e quais as suas vantagens?
- 2. Tendências da construção moderna em Portugal
- 3. Referências da construção moderna
- 4. Qual o futuro da construção moderna?
1. O que é uma construção moderna e quais as suas vantagens?
Se quisermos definir este estilo de forma bem resumida, podemos dizer que uma construção moderna prima por edifícios casas que de destacam, sobretudo, pelo seu design mais arrojado, com linhas maioritariamente retas e quase sempre com a presença de muito vidro, quer no interior, quer nas fachadas. Falamos também de casas geralmente mais eficientes em termos energéticos e que valorizam muito a entrada de luz natural e com tendência para o minimalismo.
Posto isto, no que toca as suas principais vantagens, existem algumas características que não podem, de todo, ser esquecidas. Começamos pela economia de espaço que significa, nada mais nada menos, que este tipo de construção privilegia todas as áreas existentes criando muitas oportunidades de arrumação e organização - é cada vez mais frequente, por exemplo, o uso de portas de correr e de divisórias em pladur, assim como a construção de casas de banho sem bidé e com bases de duche apenas (eliminando a banheira).
Segue-se um outro tópico de grande importância neste tipo de construção: eficiência energética. A sustentabilidade e a poupança de energia e dos recursos do nosso planeta estão na ordem do dia e são muito valorizados neste tipo de construção. Com a ajuda das tecnologias é possível construir casas muito bem isoladas térmica e acusticamente, o que se traduz num menor gasto com aquecimento e num maior índice de conforto. Já para não falar da instalação de sistemas sustentáveis e que valorizam as energias renováveis (ex: autoclismos de descarga dupla, painéis solares, etc).
Pelo facto de serem construções que privilegiam um estilo minimalista, com linhas retas e sem grandes pormenores, estas casas aportam uma outra (grande vantagem): são bastante mais fáceis de manter e limpar!
Por fim, a última vantagem importante de destacar tem a ver com a domótica. As casas de construção moderna são, por norma, casas ‘inteligentes’, pelo que através de sistemas de domótica (tecnologia), consegue-se realizar um conjunto de tarefas recorrendo apenas a um computador ou smartphone - subir ou baixar as persianas, desligar a luzes automaticamente, ligar o sistema de rega, detetar uma infiltração e água ou um incêndio em fase inicial são apenas alguns exemplos.
2. Tendências da construção moderna em Portugal
Portugal tem vindo a acompanhar a tendência das construções modernas, sobretudo na última década. Hoje em dia, a grande maioria dos empreendimentos e moradias construídos de raíz têm estes valores em mente e no que toca a reconstruções de casas, muitas vezes o moderno é também opção (mesmo que mantendo fachadas mais tradicionais, por exemplo).
As janelas altas e largas ou até mesmo fachadas completamente envidraçadas são já usadas em construções de casas modernas em Portugal, assim como a utilização maioritária de cores pastel (branco, cinzas e beges são as mais utilizadas), o que não quer dizer que não sejam depois aplicados alguns detalhes bem contrastantes, com cores como o preto ou com elementos como pilares e construções mais fora do vulgar).
É neste sentido que entramos numa das outras principais tendências, desta feita a aplicação de detalhes em madeira ou mesmo tijolo, sobretudo nas fachadas das construções para as salientar (ex: fachada neutra com uma grande porta em madeira).
Não podemos esquecer que as construções de casas modernas primam pela funcionalidade e pelo minimalismo e como tal, a criação de espaços conjuntos e em open space é uma realidade bastante comum, sobretudo quando se fala de cozinha e sala sem paredes entre si. Não esquecer a tecnologia e tipo de construção ao serviço da sustentabilidade e poupança de energia.
No que toca os espaços exteriores, imensamente valorizado numa casa moderna, eles devem estar em harmonia com todo o espaço envolvente e uma forma muito utilizada é a de misturar relva (natural ou sintética) com passeios de pedra ou apontamentos em pedra de tons neutros, como o branco ou o bege.
Em termos de preços, de uma forma geral, as casas modernas têm um preço bastante elevado. Com um preço de construção médio de 900€/m2, a sua valorização é muito acentuada, podendo uma casa com 200m2 ser vendida por 500.000€, dependendo da sua localização.
3. Referências da construção moderna
Para que seu ABC da construção moderna fique realmente completo, importa conhecer as grandes referências deste tipo de construção. O nome Le Corbusier surge de França , é o autor de uma das obras mais icónicas da arquitetura moderna (Villa Savoye, 1928), e por isso um nome incontornável da construção moderna.
Sabe a famosa frase ‘menos é mais’? Pois bem, ela é assinada por um dos gurus da construção moderna - chamava-se Mies van der Rohe e era um arquiteto alemão que nas suas obras priorizava a praticidade e funcionalidade, permitindo uma maior integração entre os ambientes. Dos seus projetos arquitetónicos mais famosos, o Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona (1929) será um dos destaques, assim como as suas criações de mobiliário, com destaque para a Cadeira Barcelona.
Outro arquiteto conhecido pelas suas obras modernas é o americano Frank Lloyd Wright. E sobre este arquiteto não podemos esquecer o contributo que ele trouxe para a arquitetura moderna que consistiu em fatores como localização, terreno e finalidade da obra - todos eles devem tornar cada projeto único.
A sua obra modernista mais conhecida é a Casa da Cascata (1938), localizada na Pensilvânia, E.U.A..
Terminamos com uma referência do Brasil, Oscar Niemeyer, uma dos arquitetos que mais simboliza a arquitetura moderna no mundo. Em termos de obras emblemáticas, é incontornável o projeto do Pavilhão Brasil na Feira Mundial (1938), juntamente com o também arquiteto Lúcio Costa.
4. Qual o futuro da construção moderna?
A pergunta que se impõe: o que esperar do futuro da construção moderna? E neste âmbito vamos também deixar-lhe algumas luzes. Não podemos esquecer que a construção civil é uma área em constante evolução e que busca sempre novas técnicas, invenções e tecnologias, tecnologias essas que ajudam a que a construção evolua e cresça.
No que toca a construção moderna, e especificamente no capítulo dos materiais, espera-se que os mesmos se tornem cada vez mais modernos e inovadores, como por exemplo, a substituição da alvenaria convencional pela chamada drywall – sistema de construção a seco que não utiliza água, permite uma construção muito mais limpa e não exige a utilização de argamassa ou de outro material, além de ser mais leve, ocupar menos espaço e ser mais prático na hora de montar, o que diminui o custo da construção.
Outra tecnologia cada vez mais utilizada, sobretudo em países como China e Estados Unidos, é a impressora 3D. Este equipamento permite eliminar o desperdício de materiais de obras, aumenta a segurança do trabalhador, diminui o tempo de construção, já para não falar do facto de permitir um alto nível de detalhe, reduzir o tempo e custo de confeção e ser imensamente versátil.
há 4 anos
Boa informação
há 3 anos
Sim foi boa ideia, embora o preço M2 indicado nagulmas partes de Portugal seja exagerado.
Em outros locais onde nada á mais que sol, o valor seja á vontade do freguês.
há 3 anos
Olá! Os valores dados são uma estimativa média, já que, como referiu, os preços irão variar de região para região e também segundo a empresa que irá fazer a obra. Obrigado por seguir as nossas publicações!
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
há 3 anos
Queria construir, mas não acho ninguem que faça 900 m2, só acho acima de 1.200 m2, teria alguma indicação para construção na area de setubal?
há 3 anos
Olá!
Pode sempre tentar no nosso portal. Para pedir orçamento basta aceder a este link: www.habitissimo.pt/orcamentos/novo#.
Boa sorte!
Equipa Habitissimo