É impossível ficar inerte perante a situação mundial, causada pelo coronavírus (Covid-19), em especial após a OMS (Organização Mundial de Saúde) o ter declarado como uma pandemia global. Tendo em conta a situação atual, todas as empresas, mesmo as que pertencem ao setor da construção, devem estar alerta e saber quais as medidas a serem tomadas para que esta fase possa passar sem conflitos e prejuízos. Para o ajudar, deixamos-lhe aqui algumas das nossas recomendações:
Neste artigo
- Informe-se ao máximo
- Proteja os seus colaboradores
- Tente poupar algum dinheiro
- Seja sincero com os clientes
- O que pode aprender com esta crise?
Informe-se ao máximo
É impossível lutar-se contra o que não se conhece. É fundamental que saiba as informações básicas sobre o coronavírus, os grupos de risco para esta doença, e as consequências desta pandemia para o ramo da construção e remodelações. Mantenha-se informado através de fontes fiáveis e planeie o posicionamento da sua empresa em função dessas informações.
Fonte confiável: Direção Geral da Saúde
Proteja os seus colaboradores
No caso de a sua empresa ter um espaço físico, tente colocar alguns comunicados acerca da importância de lavar as mãos e praticar uma boa higiene respiratória, e tenha o cuidado de disponibilizar sempre gel desinfetante ou sabão para que os colaboradores os possam usar. Dependendo do tipo de negócio que tem, pode e deve considerar também a hipótese de trabalharem a partir de casa, remotamente. E no caso de haver trabalhadores pertencentes a grupos de risco, como idosos ou pessoas com doenças respiratórias, deverá ter ainda mais cuidado, devendo mesmo equacionar afastá-las do trabalho durante um período de tempo. Cancele viagens ou outros eventos que tenha programados para as próximas semanas. Lembre-se de realizar isto tudo sem recorrer ao pânico, e informe os seus funcionários destas alterações de forma sóbria, para os tranquilizar.
Tente poupar algum dinheiro
É mais que provável que as vendas e os serviços tenham uma diminuição acentuada neste período, já que as pessoas vão evitar ao máximo sair de casa e gastar dinheiro em bens não essenciais, pelo que não irão apostar na construção e na renovação. Assim, tente ao máximo cortar nos gastos supérfluos, e veja aquilo que pode fazer para cortar nas despesas sem prejudicar o serviço ou produto que entrega aos clientes. Isso permite-lhe ter um fundo de maneio que lhe pode ser ainda muito útil, já que não se sabe quanto tempo o surto do vírus pode durar e que tipo de prejuízos pode trazer, pelo que deverá estar preparado ao máximo para tudo.
Seja sincero com os clientes
No caso de a sua empresa estar com mais dificuldades em entregar mercadorias/serviços ou cumprir prazos devido a eventuais complicações nas importações, logística ou até falta de colaboradores, tente explicar a situação aos seus clientes. Faça-o de forma clara e com antecedência, e esclareça todas as dúvidas que eles possam ter e quais são as opções alternativas para o caso deles. A situação é global, pelo que a maioria dos seus clientes vai entender.
Reinvente-se para não perder oportunidades de trabalho, use ferramentas online (videochamada, whatsapp, tutoriais, etc) para facilitar o contacto com os seus potenciais clientes e elaborar orçamentos.
O que pode aprender com esta crise?
Apesar de todo o desconforto associado a estes momentos, existem lições que podemos e devemos aprender, nomeadamente como estar preparado para fazer face de forma eficaz a eventuais crises futuras. Deverá fazer uma avaliação do seu negócio e questionar-se como pode melhorar a segurança e promover a saúde dos seus trabalhadores, a comunicação com os clientes, parceiros e colaboradores e que estratégias devem ser adotadas para em tempos de crise manter a estabilidade do seu negócio. Questione-se de que formas pode melhorar, e verá que isso o ajudará a crescer e a ter um negócio mais sustentável e capaz.