As casas pré-fabricadas são uma solução cada vez mais procurada, tanto no nosso país como um pouco por todo o mundo. Apesar disso, ainda existem algumas dúvidas em relação ao financiamento desta solução habitacional. Neste artigo, vamos tentar esclarecer o financiamento para casas pré-fabricadas.
Neste artigo
- É possível obter financiamento para casas pré-fabricadas?
- Quais são as condições do empréstimo?
- O processo é mais burocrático que para uma casa “normal”?
- Qualquer pessoa pode pedir o financiamento para casas pré-fabricadas?
- Existem vantagens em escolher uma casa pré-fabricada?
- E desvantagens, existem?
É possível obter financiamento para casas pré-fabricadas?
Sim, é possível. Este tipo de financiamento não costuma ser muito publicitado pelos bancos, mas a verdade é que estes podem emprestar dinheiro para que compre, construa ou faça obras na sua casa pré-fabricada. Muitos bancos conhecidos são parceiros de crédito de diversos fabricantes de casas pré-fabricadas, pelo que terá a oportunidade de enviar o pedido de apreciação para diferentes instituições bancárias e avaliar as diversas respostas.
Quais são as condições do empréstimo?
As condições poderão depender de banco para banco. Como já referimos, o financiamento para casas pré-fabricadas não é muito publicitado, e, por isso, torna-se mais difícil saber de antemão quais serão as condições oferecidas em determinada instituição. Na Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, o empréstimo deverá ser no máximo a 25 anos (podendo ter um máximo de 80 anos no final do crédito), a casa terá de ser hipoteca do crédito, tem a possibilidade de escolher entre taxa fixa, variável ou mista e tem redução do spread contratando outros serviços do banco (como a domiciliação do ordenado).
O processo é mais burocrático que para uma casa “normal”?
Este é um mito ainda muito repetido, mas não passa disso mesmo. O processo para a atribuição de financiamento para uma casa pré-fabricada ou para uma casa de obra é o mesmo, devendo o banco avaliar a viabilidade do projeto e a sua situação financeira, de modo a perceber se tem capacidade ou não para honrar as prestações do empréstimo e a taxa de esforço que isso representa no seu orçamento.
Qualquer pessoa pode pedir o financiamento para casas pré-fabricadas?
Sim, qualquer pessoa pode pedir o financiamento, mas a atribuição ou não deste dependerá de certos fatores, como a taxa de esforço que o empréstimo representa ou a sua situação profissional. O banco irá analisar todos os documentos que lhe forem pedidos e tomará a sua decisão em função disso. Recomendamos que peça uma avaliação do seu caso em diferentes instituições bancárias, para que consiga perceber qual é a solução mais vantajosa para si.
Existem vantagens em escolher uma casa pré-fabricada?
As casas pré-fabricadas têm algumas vantagens quando comparadas a outras construções. Para começar, costumam apresentar preços mais baixos, sem no entanto deixarem a desejar em termos de qualidade. Depois, são soluções mais ecológicas, sendo construídas com materiais sustentáveis, o que não significa que sejam menos eficientes. Pelo contrário, como usam materiais de isolamento de topo, podem chegar a obter uma certificação A++. As casas pré-fabricadas são rápidas de construir, existindo empresas que as conseguem entregar em 90 dias. Também não podemos deixar de realçar a flexibilidade destas soluções, que lhe permitem adaptar ou aumentar a sua casa no futuro. Por fim, existem soluções “chave na mão”, em que uma empresa trata de todo o processo, desde a emissão de licenças à construção e acabamentos da casa.
Pode interessar: 7 boas razões para construir uma casa pré-fabricada de madeira
E desvantagens, existem?
É claro que as casas pré-fabricadas também têm as suas desvantagens. Para começar, exigem um investimento inicial mais elevado, já que muitas vezes não há a possibilidade do pagamento faseado. Poderá também não ter tanta liberdade na conceção das soluções, especialmente se quiser manter os custos mais reduzidos. Caso opte por uma casa de madeira, fica obrigado a uma maior manutenção, para garantir que o mau tempo não acelera o desgaste do material.