Assim que o outono entra por completo, começamos a ver como a paisagem se tinge de cores amarelas e ocres, as ruas enchem-se de folhas caídas das árvores e os mercados estão cheios de frutas e legumes da época: as castanhas, as nozes, as avelãs, as diferentes variedades de cogumelos, abóboras, romãs... que delícias!
O outono também é uma época de transição, não só climática, mas também de estilo de vida, que nos prepara para que a passagem da folia do verão, para o frio do inverno seja menos traumática. Neste sentido, uma boa forma de assimilar a chegada do frio e ver como se vão encurtando os dias, é começar a redecorar a casa. Vamos remover essas toalhas de mesa DIY (faça você mesmo) com melancias, que fizemos no verão e guardamos até à próxima primavera; agora temos que nos acomodar para o outono e que melhor ideia do que decorar a casa com os seus frutos? Espero que goste destas ideias.
Neste artigo
- As pinhas e as suas possibilidades decorativas
- Abóboras para todos os gostos
- Decorar com nozes
- Castanhas animadas
- A graça natural das bolotas
As pinhas e as suas possibilidades decorativas
Os pinheiros são uma maravilha, além de serem uma árvore bonita dão uns frutos secos requintados como são os pinhões. Se gosta e já comprou, sabe que é um fruto seco muito caro comparado com os outros, pois demoram cerca de 3 anos para serem produzidos e sua extração não é nada fácil. Em qualquer caso, recolher pinhas caídas do pinho, para decorar a nossa casa, é uma tarefa simples! Basta caminhar pelo monte, encher os pulmões de ar fresco e, enquanto desfruta da paisagem, apanha do chão as pinhas de que mais gosta.
Decorar com pinhas traz muitas possibilidades, pois fazem o outono por si só. Desde colocá-las num prato como centro de mesa a encher um cesto e colocá-las num canto ou pintá-las, as possibilidades são muitas!
Abóboras para todos os gostos
O fato de as abóboras secarem e endurecerem por si mesmas, sem se decomporem, parece-me algo fascinante. Daí que, desde a antiguidade, tenha sido um fruto muito útil para fabricar todo o tipo de recipientes para conservar bebidas e alimentos. Esta mesma propriedade também as torna ideais para a decoração, porque uma vez secas, podemos tê-las sempre em casa, sem medo que se estraguem.
Depois do dia das Bruxas, esqueça as abóboras com caras assustadoras; também se podem decorar de forma a que tenham glamour. Imagine que são uma tela em branco, pois pode-se fazer de tudo com elas; desde pintá-las com a fantástica pintura de Chalk Paint, de que já falámos noutro artigo, até forrá-las com papéis decorativos, utilizando a técnica da decoupage.
Decorar com nozes
Não parece, mas as nozes também podem ser grandes aliadas para decorar a nossa casa com ideias simples DIY. Pessoalmente, a ideia de as usar como recipiente para criar "mini velas" é muito boa, principalmente porque não há necessidade de que faça a sua própria cera, basta colocar o pavio e derreter a cera de outra vela. Os pavios pequenos pode consegui-los em drogarias ou lojas especializadas. Mas se não as quiser usar como velas, pode enchê-las de cera, para espetar bandeiras feitas com papel de scrap booking.
Outra opção é colocar notas lá dentro e, em seguida, voltar a fechar as duas metades e pintá-las, como se fossem os míticos biscoitos da sorte americanos, para mostrar no Natal ou noutros eventos especiais. Já sabe que a imaginação é poderosa: que lhe parecem estas propostas?
Castanhas animadas
Além do típico centro de mesa feito com velas e frutos secos ou de colocá-las num jarrão, há outras coisas mais divertidas que podemos fazer com as castanhas e outros frutos secos do outono, sobretudo se tivermos em crianças pequenas em casa. Imaginou que poderia fazer bichinhos com castanhas e fósforos?
A graça natural das bolotas
As bolotas são um fruto muito engraçado; tão pequeninas e bonitas, fazem com que a minha mente se imagine numa floresta bem outonal, com esquilos a comê-las por entre as árvores. Pois bem, embora pareçam insignificantes, também é possível decorar a casa com elas. O exemplo mais simples e prático é pintando-as para as colocar numa jarra de vidro ou num prato decorativo. Pode misturá-las com pinhas ou outros frutos secos do outono ou deixá-las sozinhas. A ideia de as colar como maçanetas sobre caixinhas pequenas de papelão também é interessante, não acha?
Gostou das nossas ideias com frutos de outono? Diga-nos a sua opinião nos comentários!