Decorar a casa com tecidos axadrezados é uma forma de trazer requinte e elegância às suas divisões. É também um padrão popular, que dá um toque familiar e caloroso a qualquer ambiente.
É também uma forma perfeita para obter uma maior contraste na decoração e dar mais vida a uma divisão. Até porque, uma das vantagens deste padrão é que é bastante versátil.
Neste artigo
- A história do padrão axadrezado
- Pequenos apontamentos axadrezados
- Estofos axadrezados
- Revestimento axadrezado
A história do padrão axadrezado
Na verdade, o padrão axadrezado sempre foi muito popular. E não apenas na decoração da casa! Devido aos kilts escoceses, por exemplo, é um padrão que tem sido elevado nos últimos tempos, inclusive na confecção de peças de roupa. Se um dia for ao Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo (a capital do país), vai encontrar um casaco com punhos e colarinhos feitos de veludo vermelho tartã, o nome dado no país a este padrão quadriculado. Trata-se de uma peça com mais de dois séculos de vida e que virou moda no século XVIII.
A verdade é que hoje em dia é uma escolha comum no vestuário de membros da família real inglesa - aliás, foi popularizado em fotos de férias na Escócia pela rainha Vitória. Hoje em dia, vê-se em casacos, vestidos, passando também pelas calças, cachecóis e muito mais, sobretudo para os dias mais frios.
Talvez por isto, na decoração das casas, os tecidos axadrezados sempre ficaram associados a ambientes rústicos, dando-lhes um toque de requinte e até formalidade. Porém, vamos mostrar-lhe que não tem de ser apenas assim e que são muitas as formas que pode usar este padrão na sua casa. Até porque hoje em dia, já existem opções mais criativas e fora da caixa, elevando, assim, este padrão, assim como o seu efeito visual.
Pequenos apontamentos axadrezados
Desfrute da elegância dos tecidos axadrezados em pequenos apontamentos de sua casa - uma manta ou uma almofada. A verdade é que sobretudo para o inverno, as mantas axadrezadas tornam-se em elementos decorativos muito charmosos, contribuindo para recriar um ambiente mais acolhedor. Ou seja: é perfeito para os dias mais frios e, claro, para fazer parte da decoração de Natal!
Os tecidos axadrezados são também muito populares à mesa, seja na formato de toalha ou nos têxteis usados para os guardanapos, por exemplo.
Estofos axadrezados
A par dos pequenos apontamentos, este padrão é também muito popular é o uso deste padrão para revestir sofás e cadeirões. De facto, há qualquer coisa aconchegante numa poltrona axadrezada, que torna este tipo de padrão tão popular seja na hora de estofar sofás ou outros itens da casa. Uma opção muito comum e que se vê em muitas casas é o de combinar o padrão escolhido para o sofá com o dos cortinados, por exemplo.
Revestimento axadrezado
Saindo um pouco do tema dos tecidos, recordamos que nas casas portuguesas, onde o azulejo e os mosaicos são muito comuns no chão e nas paredes, sobretudo das cozinhas e das casas de banho, o padrão xadrez também costuma estar muito frequente! A verdade é que o uso de azulejos, especialmente em cores contrastantes (como o branco combinado com preto, vermelho ou verde) são uma opção muito popular. Sem ser pelo efeito visual, colocar mosaico é sempre uma opção fresca e perfeito para quem procura uma opção fácil de limpar e de manter.
Uma alternativa será sempre a escolha de tapetes de padrão axadrezado, especialmente se quer criar zonas específicas recorrendo ao uso de uma carpete,
Mas há muito mais! Nesse sentido, partilhamos consigo algumas ideias para se inspirar - esperemos que goste!