Não há como negar, as redes sociais são uma ferramenta muito importante para o seu negócio. Mas quais são as redes sociais que mais o podem ajudar e onde deve apostar mais o seu tempo? E qual é a melhor forma de promover a sua empresa nessas redes? Veja as nossas dicas:
Neste artigo
Vamos começar pela rede social mais usada em Portugal: o facebook. Se a sua empresa ainda não tem uma página, é boa ideia criá-la. Assim, poderá colocar lá os seus contactos e publicar fotografias de trabalhos que tenha realizado, para que potenciais clientes consigam ver aquilo que consegue fazer. O facebook é usado por pessoas de todas as idades, mas a maioria dos usuários têm acima dos 30 anos, pelo que constituem o público-alvo certo para empresas de construção e remodelação. Convide pessoas conhecidas para gostarem da sua página e crie publicações interessantes. Para além de fotos de trabalhos que fez, pode sempre responder a algumas das questões que lhe são mais colocadas ou ajudar as pessoas a tirarem dúvidas sobre a sua área de atuação. Afinal, seja qual for a rede social, é importante que a sua empresa se destaque como sendo conhecedora do seu ramo!
O instagram é uma rede social focada na partilha de fotografias, pelo que é muito visual. Aqui, não pode colocar uma fotografia qualquer e esperar ter sucesso e alcançar várias pessoas. Procure ter algum cuidado nas imagens que coloca no instagram: no mínimo, devem ser nítidas e mostrar claramente aquilo que foi feito pela sua empresa. Imagens de antes e depois também são uma boa ideia de conteúdo para esta rede social. Mas não se preocupe, não precisa de colocar só fotos: porque não aproveita o conteúdo que criou para o facebook (como as respostas a questões comuns) e o adapta de uma forma visualmente apelativa, recorrendo a um editor como o Canva? Assim, conseguirá também promover o seu conhecimento e autoridade nesta rede social. Por último, coloque hashtags (#) relevantes ao seu post na descrição deste. Isso irá permitir-lhe alcançar mais pessoas que apenas os seus seguidores.
O Linkedin ainda não é tão conhecido em Portugal como as redes sociais anteriores, mas está a ganhar cada vez mais popularidade junto da maioria da população. Anteriormente usado apenas por jovens a entrar no mercado de trabalho e pessoas de grandes corporações, o seu potencial é imenso e ainda se encontra pouco explorado no nosso país. Esta é uma rede social focada em trabalho e negócios, onde poderá construir o currículo da sua empresa e assim mostrar os seus trabalhos realizados a um público alargado. O conteúdo desta rede social terá de ser ligeiramente diferente. Para além de poder aproveitar conteúdo do facebook e instagram, deverá também criar artigos escritos ligeiramente mais alargados, onde terá mais oportunidade de mostrar os seus conhecimentos e promover o seu negócio.
Assim, se quer levar a sua empresa para o mundo digital, é sempre boa ideia apostar nestas três redes sociais. Se nunca as usou, pode haver uma ligeira curva de aprendizagem, mas todas elas são fáceis de usar e muito intuitivas. Por último, sabia que pode conectar o seu perfil do facebook e do instagram à sua página Habitissimo? Assim, consegue mostrar uma imagem mais alargada do seu trabalho a potenciais interessados!