Se está a pensar em fazer uma mudança de "look" na sua casa, mas fica apavorado com a ideia de passar por uma remodelação, a solução chama-se obra seca. Esta opção é perfeita para orçamentos limitados, ajusta-se a curtos períodos de tempo e, além disso, evita as dores de cabeça de uma obra padrão. Se ainda não está convencido, pelo menos, tente dar-nos a oportunidade de explicar porque é que a obra seca é a melhor coisa que pode fazer à sua casa.
Neste artigo
O que é a obra seca?
A obra seca caracteriza-se por ser um tipo de construção que não necessita de tempo de secagem, já que são utilizados materiais que podem ser utilizados diretamente no sistema de montagem; ou seja, a sua instalação faz-se pregando, colando ou encastrando os novos materiais com os antigos. É a opção mais sensata para fazer alterações numa casa, sem grandes custos nem períodos de tempo extensos.
Prós
Um dos pontos a favor costuma acabar com todas as dúvidas: o preço. Uma remodelação seca leva menos tempo, logo implica um orçamento menor. É a alternativa mais viável e com melhores resultados, para um espaço de tempo reduzido. Permite renovar por completo o piso de uma casa, adicionar novas divisões ou cobrir superfícies antigas.
Contras
É bom não esquecer que este tipo de obra não permite deitar a baixo tabiques ou renovar completamente uma casa. É possível fazer melhorias estéticas, mas não é possível, por exemplo, modificar tubagens ou fazer modificações nas infraestruturas. Nesses casos, é necessário contratar um profissional certificado na área.
Recomendações
Nalgumas aplicações, como as de pladur, é melhor contratar um profissional se quiser obter acabamentos de boa qualidade. É a melhor forma de investir o seu dinheiro. Recomendamos que peça vários orçamentos para poder comparar o custo dos materiais e da mão-de-obra. Embora haja trabalhos que pode fazer sozinho, não hesite em pedir ajuda se não souber fazer alguma tarefa. Pode ficar mais caro fazer o trabalho sozinho do que com a ajuda de um profissional.
Pisos
A opção mais barata para renovar um piso antigo sem grandes obras é apostar no piso vinílico em clique ou linóleo auto-adesivo. Se já tem um piso firme, pode aplicá-lo sobre ele sem levantar um grão de pó. São resistentes à humidade e os acabamentos imitam a perfeição de outros materiais mais caros.
Outra opção, sem obras, é o pavimento epóxi ou pisos de resina, que pode cobrir pisos já existentes. É um pavimento auto-nivelado, tem um acabamento liso e sem juntas e, além disso, é adequado tanto para o exterior como para o interior.
A terceira opção deste tipo, é o mundialmente conhecido pavimento flutuante. É fácil de instalar, acolhedor e há muitas tonalidades de cores, texturas e preços.
Paredes
Realizar modificações na distribuição é mais fácil, graças ao pladur. De uma forma económica e sem trabalho, pode fazer divisões de altura média, sem problema; prateleiras, nichos, bancos fixos para o terraço, etc. O importante é ter bem claro como quer dispor o espaço e entrar em contacto com um profissional, que lhe garanta os melhores acabamentos possíveis.
há 6 anos
Prático, cómodo e económico