Os terraços e jardins são um alívio para aqueles que os têm. Mas às vezes nem tudo é como gostaríamos que fosse. Ainda que possam ser maravilhosos para relaxar nos dias de primavera e verão, também é necessário criar áreas protegidas que deem sombra. As pérgolas são elementos que ajudam a delimitar áreas dos terraços ou jardins e visam a nossa proteção nos dias mais quentes. Existem variadas opções com materiais e formas distintas. Hoje apresentamos 10 pérgolas para amantes da sombra que podem ser um bom exemplo da grande variedade que encontrará no mercado.
Pérgolas independentes
Nos jardins maiores as pérgolas independentes são as preferidas. Podem ser colocadas em qualquer zona do jardim ou do terraço e permitem criar um fantástico espaço reservado e independente numa sala exterior ou numa zona de chill out.
Pérgolas anexas à casa
Ainda que goste muito das pérgolas independentes nem todos os terraços ou jardins têm a dimensão suficiente para as colocar. As que ficam anexadas à fachada principal são também uma excelente opção. Dão continuidade à casa e criam uma zona protegida para poder usufruir dos seus espaços exteriores.
Pérgolas de madeira
Se começarmos a observar os diferentes materiais veremos que as pérgolas de madeira têm uma melhor reputação e são as mais procuradas no mercado. Os motivos são vários. Para começar, estas pérgolas são mais acolhedoras que outras existentes em diferentes materiais e combinam perfeitamente com qualquer estilo, rústico ou moderno. Pese embora estas pérgolas convençam em termos de estilo, necessitam de contínua manutenção, para as proteger dos raios solares, chuva e humidade.
Pérgolas de alumínio
Os materiais mais modernos também servem para criar estes elementos. Neste sentido, as pérgolas de alumínio são um exemplo. As vantagens são muitas, por exemplo, trata-se de um material muito mais resistente às diferentes alterações climatéricas do que a madeira. Não necessitam de manutenção e são fáceis de montar e desmontar. Apesar de parecerem soluções para estilos mais modernos, existem modelos mais simples que se adaptam a qualquer estilo decorativo.
Pérgolas de obra
Problema com medidas? Ou escolhe uma pérgola completamente à medida (deixando de parte as medidas standard) ou aposta em pérgolas criadas de raiz. A estrutura é construída em Cimento, tijolo ou betão podendo posteriormente adicionar outros tipos de materiais, como por exemplo a madeira ou o bambu. O design deste tipo de pérgolas permite-lhe criar um espaço mais adaptado ao estilo de construção da sua moradia, dado que poderá escolher todos os seus materiais desde raiz.
Pérgolas cobertas com caniço
Na altura de cobrir a estrutura da sua pérgola existem uma grande variedade de materiais para esse efeito, como por exemplo o caniço ou o urze natural. É económico e dá um certo toque rústico ao meio envolvente. Este tipo de material é barato e de fácil instalação, podendo assim reformar a sua pérgola a qualquer altura.
Pérgolas cobertas com bambu
Outra opção muito utilizada é a cobertura das pérgolas com bambu. É um material muito mais resistente do que o caniço ainda que necessite de manutenção. A utilização do bambu permite-lhe criar um espaço com um ambiente de praia ou exótico e também selvagem, se combinado com artigos decorativos de cor verde.
Pérgolas cobertas com lonas
Um dos clássicos para cobrir a estrutura da pérgola é a lona. Ainda que lhe permita obter excelentes resultados, as lonas são mais caras do que o caniço ou o bambu. Não obstante, são mais eficazes no que concerne ao bloqueio dos raios solares, isto é, entre 90 a 100%. Se optar pelo uso de lona, aposte nas lonas acrílicas as quais são mais resistentes e fáceis de limpar.
Pérgolas cobertas por plantas
Uma ideia romântica e muito fresca. As plantas podem ajudar a cobrir a pérgola criando uma sombra muito acolhedora. Lembre-se que a vegetação faz baixar a temperatura sobretudo quando está regada, mas as plantas requerem muita manutenção sobretudo as que trepam. Será necessário ter algumas noções de jardinagem ou contratar alguém que realize este tipo de trabalhos.
Pérgolas bioclimáticas
Por último, cumpre-nos igualmente falar das pérgolas bioclimáticas. Este tipo de pérgolas possuem uma estrutura de alumínio com lamelas ajustáveis e motorizadas que podem ser personalizadas e adaptadas a cada espaço. Este sistema proporciona uma aberturas das lamelas em graus que lhe permite fechar ou ventilar o ambiente conforme a sua vontade. Quando fechadas, em plano, protegem totalmente da chuva e conservam, conforme o caso, a frescura ou o calor existente. Ainda que estas sejam reguladas de forma manual não podemos negar que as mecânicas ou com sistemas motorizados são um autêntico luxo para qualquer terraço.
- Etiquetas descritivas:
- remodelação, decoração interiores
Deixe o seu comentário
Deixe o seu comentário
6 Respostas sobre as fotografias