10 Verdades e mentiras sobre a construção de casas pré-fabricadas
Como em tudo, também quanto às casas pré-fabricadas há vantagens e desvantagens. Sobretudo, existem muitas ideias e mitos que nem sempre correspondem à verdade e que afastam possíveis interessados deste tipo de construção. Para desmistificar essas ideias, compilamos algumas das verdades e mentiras mais comuns, explicando cada uma, ponto por ponto.
- 1. As casas pré-fabricadas são mais baratas?
- 2. Quanto ao processo de construção das casas pré-fabricadas, este também é mais barata?
- 3. É muito mais rápido construir uma casa pré-fabricada?
- 4. No que toca a burocracia, o processo é mais simples?
- 5. São mesmo mais sustentáveis?
- 7. É fácil construir casas pré-fabricadas à medida?
- 8. As casas pré-fabricadas adaptam-se a qualquer terreno?
- 9. Os pré-fabricados são um bom investimento a longo prazo?
- 10. Uma vez terminada a obra, é possível - e fácil - fazer acrescentos e remodelações?
1. As casas pré-fabricadas são mais baratas?
VERDADE. Para começar: os preços das casas pré-fabricadas e, sim, por norma, a construção das casas pré-fabricadas é mais barata. Se estamos a falar de um T3 pré-fabricado de madeira, com mais de 200 metros quadrados, o preço rondará os 180 mil euros. Obviamente que os preços podem sempre oscilar em função da área, tamanho, complemento e tipos de materiais, mas - e de um modo geral - é correto considerar uma casa pré-fabricada é mais barata.
2. Quanto ao processo de construção das casas pré-fabricadas, este também é mais barata?
VERDADE. O mesmo é válido para o processo e custos de construção - materiais, pessoal, etc.! Afinal, estamos a falar em transportar, montar e combinar módulos. Ou seja, não há que construir alicerces, nem ter de se preocupar com outros aspectos de uma construção de casa convencional.

3. É muito mais rápido construir uma casa pré-fabricada?
VERDADE. Do mesmo modo que gasta menos dinheiro a construir, também verá que é (bem) mais rápido. Por exemplo, se optar por um casa pré-fabricada de madeira em módulos, em quatro meses esta estará pronta a habitar. Evidentemente que existem processos que poderão demorar mais, mas é possível, mesmo em obras mais complexas, ter um casa pré-fabricada com chave na mão em menos de um ano.
4. No que toca a burocracia, o processo é mais simples?
MENTIRA. A maioria das pessoas acredita que se por tratar de construir um pré-fabricado que há menos papelada a tratar. Infelizmente, não é bem assim e há também aspectos legais, licenças e autorizações que vai necessitar de cuidar. Afinal, também com as pré-fabricadas tem de ter licença de construção, assim como fazer estudos das fundações do terreno, materiais e outros.

5. São mesmo mais sustentáveis?
VERDADE. Mas permita-nos explicar: primeiro fazemos esta afirmação, considerando uma construção comum. Obviamente que há muitas casas sustentáveis. Aliás, esta é cada vez mais uma preocupação de muitos dos que optar por construir casa. Mas numa situação comum, há uma grande probabilidade uma casa pré-fabricada ser mais amiga do ambiente e sustentável.
Isto, porque falamos de um conceito na área da construção onde se usam modernas tecnologias de construção, assim como apertados controlos de qualidade. A par disso, tem um mercado em crescimento que aposta no uso de materiais recicláveis e cujos planos consideram muitas vezes o aproveitamento da energia solar e eólica na hora de construir e manter a casa.
Além disso - e como já mencionamos - construir casas pré-fabricadas verá que o processo é menos dispendioso, que requer também um uso menor de recursos e materiais.
6. Apenas posso optar por casas de madeira?
MENTIRA. É um facto que as casas pré-fabricada de madeira são as mais populares. Hoje em dia, várias empresas e marcas produzem excelentes modelos, resistente, de ótimos acabamentos e que facilmente encaixam noutros módulos. Mesmo relativamente ao custo, os preços das casa pré-fabricada de madeira são mais convidativos, encontrando boas opções por cerca de 40 mil euros. Já se optar por um pré-fabricado de madeira e vidro de dois andares, então, deve pagar cerca de 100 mil euros.
- Se optar por comprar uma casas pré-fabricadas de madeira, recomendamos-lhe sempre optar por empresas que trabalhem com madeira certificada.
Contudo hoje em dia, tem mais opções. Por exemplo, as casa pré-fabricadas em LSF são uma grande tendência, apesar de puderem custar mais do dobro das de madeira - à volta dos 85 mil euros, por uma casa de 100 m2. O LSF significa Light Steel Framing, também conhecido como aço leve, pois apesar de resistente, é bastante ligeiro.
Outra opção são as casas pré-fabricada em painéis de cimento. Por norma, este painéis são feitos em fábrica e posteriormente transportados e montados no local. Uma das suas vantagens é, sem dúvida, a rapidez com que se podem montar. Quanto ao custo, o preço de uma casa com 100m2 poderá rondar os 65 mil euros.
- Pode consultar aqui mais informações sobre orçamentos de casas pre-fabricadas

7. É fácil construir casas pré-fabricadas à medida?
MENTIRA. Verá que é muito mais fácil encontrar diferentes módulos de construção, com variadas alturas, tamanhos, materiais, etc. Aliás, é muito comum que do processo de idealização à construção de casas pré-fabricadas vão existindo alterações e adaptações.
A popularidade dos pré-fabricadas faz com que seja mais fácil - e barato - comprar algo já existente do que ter de fazer algo de raiz. Obviamente que tal é possível, mas verá que sairá mais caro.
8. As casas pré-fabricadas adaptam-se a qualquer terreno?
VERDADE. Contudo, não é por isso que deverá minimizar esta questão. Na hora de escolher o melhor sítio para construir uma casa pré-fabricada, o ideal é escolher um terreno plano.
- Dica: Faça um estudo ao terreno, para que possa usar os discursos disponíveis ao máximo. Não descure detalhes como a exposição solar ou as correntes do vento, por exemplo.

9. Os pré-fabricados são um bom investimento a longo prazo?
VERDADE. Não só a sua construção é mais barata, como também a sua manutenção. Além disso, são por norma soluções de habitação sustentável, que recorrem a painéis solares, iluminação LED, uso da água da chuva, entre outras boas práticas energéticas, que a longo prazo se revelam boas fontes de poupança.
Contudo, prepare-se para um maior investimento numa fase inicial. Inclusive, porque nem todos os bancos facilitam o acesso ao crédito para este tipo de obra.
10. Uma vez terminada a obra, é possível - e fácil - fazer acrescentos e remodelações?
VERDADE. Lembre-se um pré-fabricada é composto por módulos. Qual Lego, sempre que quiser ou precisar, pode-lhe ir acrescentando algo: sejam divisões ou até andares!

5 Comentários
Excelente
Nataliya
Muito obrigado por acompanhar as nossas publicações
Cumprimentos
A Equipa Habitissimo
entao e os contras?
Olá!
Este artigo concentra-se nos mitos da construção deste tipo de casas, embora mencione algumas desvantagens. Para um artigo mais completo sobre vantagens e desvantagens de casas pré-fabricadas, tem esta opção:
projetos.habitissimo.pt/projeto/vantagens-e-desvantagens-das-casas-pre-fabricadas
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
Reponde a todas as perguntas sem serem postas. Este artigo caiu que nem uma luva porque estou a pensar construir uma casa e estou indecisa quanto ao tipo de casa.
Ola Ana!
Obrigado por acompanhar as nossas publicações, ficamos felizes por este artigo lhe ter sido útil.
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo
Muito boa
Ola José,
Obrigado por acompanhar as nossas publicações!
Cumprimentos,
Equipa Habitissimo